Recife: Plano de revitalização segue modelos como Medellin, Quito e Porto

Compartilhe nas redes sociais…

É muito blá-blá-blá, mas até agora… nada. O centro do Recife não continua lindo. Ao contrário, está caindo aos pedaços, esvaziado, com lojas fechadas em número maior a cada dia que passa,  calçadas esburacadas, atentados estéticos para todos os lados. Há, ainda, ruas muito áridas, sem um verde sequer, nem em jardineiras nem nas calçadas.  Isso sem falar na questão da segurança pública, pois assaltos ocorrem à luz do dia até mesmo em vias mais movimentadas, como as Avenidas Conde da Boa Vista e Dantas Barreto.

Mas nesta semana, a Prefeitura do Recife lançou um plano estratégico para revitalizar o centro da cidade, que vem entrando em processo de decadência, degradação e esvaziamento ao longo de várias gestões. Ruas antes comercialmente ativas ostentam comércio fechando as portas, prédios vazios, com placas de vende-se ou aluga-se. Na quarta-feira (9/04),o Prefeito João Campos (PSB) anunciou O Centro do Recife na Rota do Futuro, que prevê ações de retrofit, habitação, dinamização econômica e mobilidade, “consolidando o Recentro como referência nacional em requalificação urbana”. As aspas são nossas, em afirmação feita pela Prefeitura, na divulgação do Plano, o que não deixa de ser um exagero, pois se todo centro “requalificado” for igual ao que vemos no Recife, a situação das outras capitais iria de mal a pior, não é? É só andar por bairros como Santo Antônio, Boa Vista, São José, para vocês perceberem do que estou falando. Quase todos os dias, recebo aqui no #OxeRecife lamentos com a situação do centro da cidade que, por enquanto, não passa de uma verdadeira tristeza. Vamos torcer para que mude. O plano de revitalização possui 200 páginas. E inspira-se em ações já implantados em outras cidades.

Entre elas, Quito (Equador), Nantes (França), Medelim (Colômbia), Porto (Portugal) e no Rio de Janeiro(Brasil). Em 2037, o Recife será a primeira capital do Brasil a completar 500 anos.  Considerando esta data histórica, a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) coordenou a elaboração do Plano Recife 500 Anos, do qual Centro faz parte. A região em questão  corresponde à RPA1, mais especificamente o perímetro que compreende os bairros de Santo Antônio, São José, Cabanga e Ilha Joana Bezerra, e uma zona mais concentrada no núcleo mais antigo dos bairros da Boa Vista e Santo Amaro.

As estratégias para a área central do Recife, são baseadas em quatro fundamentos: Habitabilidade, Mobilidade ativa, Dinamização econômica e Desenvolvimento social e cultural. “E tem como objetivo criar ações que promovam a reabilitação do Centro do Recife com a atração de investimentos para a região; assim como a revitalização de prédios históricos, consolidação da Lei do Recentro, que concede benefícios fiscais para quem realiza a restauração de imóveis, e ampliação de ações de retrofit tanto para a criação de residenciais quanto para uso comercial”, conforme informa a Prefeitura. No papel, é tudo muito bom e bonito. Vamos ver na prática….

A Prefeitura do Recife informa que já está “promovendo o desenvolvimento econômico e atraindo investimentos para o Centro”. Como exemplo, cita o Edificio Sertã, localizado na Avenida Guararapes, como modelo de retrofit habitacional no Centro do Recife. O projeto transformou antigas salas comerciais em 16 apartamentos de 70 a 140 m2. Propaganda enganosa? Convém lembrar, no entanto, que o Sertã nada tem a ver com Recentro, o Gabinete criado para cuidar do decantado centro da cidade em 2021, já na gestão João Campos. O Sertã entrou em reforma em 2016, por iniciativa do empresário Bruno Castro e Silva, que adaptou suas salas desocupadas para moradia, transformando o esquecido edifício em um case de sucesso.  E o retrofit começou a funcionar bem antes mesmo da criação do Recentro, verdade seja dita! 

O lançamento de “O Centro do Recife na rota do futuro” aconteceu no auditório do Moinho, no bairro do Recife, e contou com a presença do doutor em Arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal), além de representantes do IPHAN, CDL, Sinduscon, Ademi, Fecomércio, Porto Digital, universidades, Frente Parlamentar do Centro da Câmara do Recife, entre outros.  Diz o Prefeito João Campos: “Este plano, mais do que um projeto urbano, é uma declaração de amor ao coração do Recife e um compromisso com o futuro”. Será? Acrescenta que o Plano “é um marco que reafirma a vocação recifense como cidade de vanguarda, projetada para liderar as discussões sobre urbanismo sustentável, inclusão e resiliência em tempos de crise climática e social. Tenho certeza que novidades virão em breve, muita coisa boa para o centro da cidade”. Vamos, pois, aguardar. Porque pior do que o Centro está… é difícil aceitar.

Para confeccionar o plano foi realizada uma pesquisa qualitativa com 12.500 pessoas, além de workshop com especialistas, reuniões setoriais, entrevistas com lideranças locais e uma pesquisa quantitativa de percepção junto à população do Recife. Os resultados indicaram desafios que vão da questão da “insegurança”  à implantação de condições de moradia no centro da cidade. O #OxeRecife não vai se estender muito para não cansar o leitor mas voltará ao assunto, pois o centro (como era antes) faz parte das memórias afetivas de todos nós….

Leia também
“A cidade de antes e de depois”: o Recife está perdendo a cara, a identidade
Sessão Recife Nostalgia: Cortejo fúnebre para prédios mortos
É de fazer chorar a situação do centro do Recife: “omissão do Recentro”
As ruas do Centro estão deprimentes: Ponte Duarte Coelho com remendos
Financiamento do BNB vai resolver o problema do decantado centro do Recife?
Casa de Mãe Joana (como diz a gíria) mostra a cara no centro
Como se não bastasse o esvaziamento, lixo toma conta do centro
Cadê a revitalização do centro? Quando não é calçada quebrada, é esgoto estourado
Degradado, o centro do Recife tem mais um agravante: esgoto estourado é mato
Rua Duque de Caxias tem 17 lojas fechadas. Até vuco-vuco vai mal
Caminhada no centro promete vivenciar o vuco-vuco no Recife
Quase parando, Centro do Recife tem Feira Imperatriz das Artes no sábado

Alô, alô candidatos! Que atrativos sugerem para revitalizar a Imperatriz?
Rua da Imperatriz: sobrado onde nasceu Joaquim Nabuco está à venda ou para aluguel
O que será que o próximo prefeito vai fazer com o centro da cidade?
Rua da Imperatriz: Sobrado onde nasceu Joaquim Nabuco está à venda. Ou para alugar
Caindo sobrado onde nasceu Nabuco
Prefeitura dá mais poder ao Recentro para tentar recuperar o movimento da Rua da Imperatriz
Em dois anos, lojas fechadas aumentam 140 por cento na Rua da Imperatriz
 Imperatriz tem 15 lojas fechadas
Imperatriz tem 26 lojas fechadas
O Hotel do Parque sem memória
Depois do teatro, que tal lutar pela recuperação do antigo Hotel do Parque?
Sozinho, o Teatro do Parque não consegue alavancar o bairro da Boa Vista
Hotel do Parque em livro sobre Martha Root
Que tal lutar pelo teatro e também pelo Hotel do Parque? Virada cultural é hoje
#Recifemergênciaclimática (9): Rua da Imperatriz
Revelados os vencedores de concurso de fotografias sobre Roberto Burle Marx
Abandonada durante uma década, Praça Maciel Pinheiro entra em reforma
Cadê a revitalização do Centro do Recife? Quando não é calçada quebrada é esgoto estourado
Parecem ataúdes mas são quiosques da Av.Conde da Boa Vista, requalificada
Livro mostra o que o Recife que se esconde
Livro mostra que São José tem mais permanência do que descaracterização
Sessão Recife Nostalgia: “Como era lindo o bairro da Boa Vista”
Sessão Recife Nostalgia: A Praça Maciel Pinheiro de Henry Fonda e Tia Teté
Recentro
Esvaziado e degradado, Centro tem duas campanhas para atrair consumidores
Viva Guararapes faz festa no centro mas Recentro precisa mesmo é cuidar do Centro
Quase parando, comércio do centro ganha injeção de ânimo: circulação de trios de forró
Recentro usa forró para animar São José
Viva Guararapes: poluição sonora espalha decibéis além da conta
Vandalismo na calçada da ponte Duarte Coelho para retirada de cobre. Cadê o recentro?
Recentro é criado para cuidar do degradado centro do Recife. Agora vai?
Viva Guararapes faz última edição de 2022
Viva Guararapes faz festa no domingo mas recentro precisa mesmo é cuidar do centro
Viva a guararapes faz a última edição de 2022
Recentro faz sexta edição do Viva a Guararapes, mas avenida permanece ao Deus Dará
Festa: Avenida Guararapes rediviva? 
Ainda sem mudanças a apresentar Recentro faz a festa na Guararapes
Vandalismo na Ponte Duarte Coelho para retirada de cobre. Cadê o Recentro?
Recentro usa forró para animar São José
Recentro: Pátio de São Pedro tem segurança
Centro do Recife requer mais do que só festa
Esvaziado e degradado, quase deserto, centro lança duas campanhas para atrair consumidores
Frente parlamentar pelo centro do Recife
Praça Maciel Pinheiro vai de mal a pior

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

3 comments

  1. O CDL de Caruaru, preocupado com a situação do Recife, já se movimenta para que o Centro da Cidade de Caruaru, Berço de seu Nascimento e Formação Comercial, Serviços , Indústria, Histórico e Cultural não sofra esse desastre que assistimos na Capital pernambucana. Aqui no CDL do Recife, seus Dirigentes tentam Revitalizar o Centro do Recife, mas, as Intervenções dos Organismos Públicos são promessas mentirosas e lacrações de Festinhas em Hotel de Luxo para que apareçam dando risadinhas frenéticas e roupas brilhosas nas Colunas Sociais e somente pensando nas próximas Eleições. Quando uma Nação passa por Insegurança Jurídica e Pública e consequentemente Governamental que passamos, fica difícil qualquer Investidor coloque seu Patrimônio onde não há retorno e as Leis e Instituições são desmoralizadas pelos Poderes da Nação, quem acredita numa Nação que todos os Poderes Rasguem sua própria Constituição Federal ??? Muitos Estados tomando o Recife como exemplo já provocam ações voltadas para suas Capitais e Cidades Turísticas e a preocupação é grande, o Recife já está conhecido como “Exemplo de Gestão Temerária e Criminosa” e isso soa ruim para quaisquer Investidores, as Imagens do Centro do Recife e suas periferias já correm o mundo e não adianta aparecer marqueteiros Políticos para negarem o fracasso das Administrações em revezamento de Comando de PT e PSB nestes últimos 25 anos na Cidade do Recife, o Centro do Recife é a cara de todos os Prefeitos desses “anos aterrorizantes” em forma de Administração para o Recife, e, todos os Poderes tem suas Impressões Digitais nesse Crime Grandioso na História da outrora 3a. Capital do Brasil, o Recife por culpa de todos os Poderes do Município e do Estado recebeu desses Poderes seu Atestado de Óbito. ROUBARAM O RECIFE DE MIM !

  2. Continuo cética em relação ao Recentro…
    Mas vou aguardar o andamento das ações propostas para uma avaliação mais realista.Por enquanto não tenho motivos para comemorar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.