É triste, mas é a verdade. Nossos governantes vivem a anunciar obras e mais obras no Estado e, também, no Recife. Mas parece que a questão do saneamento passa longe da preocupação dos gestores. A gente não vê o assunto esgotamento sanitário nas prioridades dos políticos. No caso do Recife – que é por onde costumo andar a pé – o que mais encontro é esgoto estourado, em ruas, calçadas, avenidas. Até nas proximidades de shopping-centers, os sofisticados templos do consumo.
Nesta semana, meu amigo Genival Paparazzi – assíduo colaborador desse Blog e eterno fiscal das mazelas do Recife – me enviou uma fotografia com uma frase de indignação, por conta desse esgoto estourado na Rua Sete de Setembro, Boa Vista, no Centro do Recife. Como se não bastasse a deterioração da via – calçadas esburacadas, comércio sem disciplina, ruas sujas, lixo acumulado, arborização quase zero – os passantes ainda se arriscam a pisar em detritos orgânicos, devido à quantidade de água suja acumulada, proveniente de esgoto estourado. Esse tipo de cena, infelizmente, é recorrente em todos os cantos da cidade, até em bairros sofisticados, como Casa Forte e Graças.
Há duas semanas, estive na Sete de Setembro, no final da tarde, e a sujeira acumulada era imensa. Dias depois, fui a um espetáculo no Teatro do Parque e, ao estacionar, quase mergulho o pé no esgoto ao sair do carro. Uma água escura e fedida, percorria toda a extensão do meio-fio da Rua Martins Júnior, que fica entre a Rua Sete de Setembro e a do Hospício. E que escoava em quantidade para a Sete de Setembro. Ou vice-versa, nem sei. Uma nojeira! Pois no domingo estive no mesmo local, com o Grupo Bora Preservar que fazia um percurso sobre os teatros da cidade.
Acreditem, estava tudo do mesmo jeito. Sujeira, esgoto estourado, mau cheiro. Pior, se no domingo, quando as lojas estão fechadas a situação era aquela, imagine, então, durante a semana, quando escritórios, lojas e restaurantes estão funcionando e bairros como Boa Vista e Santo Antônio ficam mais movimentados. Sinceramente, não há cidade aprazível com calçadas quebradas, pouco verde e esgoto estourado no meio da rua. Depois… ainda dizem que estão cuidando do Centro do Recife. Desse jeito… não tem Recentro que dê jeito! E a Compesa, cadê? Cadê o resultado daquela que, à época (2013), foi considerada a maior PPP já assinada no país? E que, no dia da cerimônia do convênio, as autoridades diziam que nenhum esgoto estourado passaria mais de 24 horas em vazamento? Dizer é fácil. Quero ver fazer é valer o que foi dito e prometido. Porque dinheiro foi muito, e vem mais aí via Novo PAC. Vamos ver em que vai dar!
Em nota encaminhada ao #OxeRecife, no dia 5 de outubro, a Compesa “esclarece que enviou ontem uma equipe de diagnóstico às três ruas mencionadas: ruas do Hospício, Martins Junior e Sete de Setembro, no bairro da Boa Vista, e não identificou qualquer obstrução na rede coletora de esgoto da área. Uma desobstrução preventiva foi executada pela equipe apenas na Rua Martins Junior, em frente ao imóvel de número 48, pois foi verificado que o fluxo de efluente estava alto neste trecho da rede”. Ah, bom….
Nos links abaixo, você vai observar até caso de prefeitura sendo multada por jogar esgoto doméstico na praia, como ocorreu em Porto de Galinhas.
Leia também
Novo PAC: e o saneamento como é que fica?
PAC: Vem aí dinheiro para 27 obras no Recife
Caatinga tem saneamento rural e reuso de água
Águas pluviais e esgoto doméstico: quando tudo se mistura sob o chão
Sessão Recife Nostalgia: Quando a cidade era cem por cento saneada
Recife, saneamento, atraso e tigreiros
Mais 19 anos sem saneamento. Pode?
Dejetos infectos no meio do caminho
Dejetos infectos em Casa Forte
Boa Viagem tem esgoto na areia
Língua negra em Boa Viagem
Esgoto incomoda no Espinheiro
Capibaribe: lixo é rua sem saída
Dia da Água: nossos rios poluídos
Riacho Parnamirim ainda tem jeito
Era um riacho, mas leito espesso parece asfalto
Um Brasil de rios sujos
Ex-rios, canais viram esgotos e lixões
Açude de Apipucos virou um lixão
Unidade de conservação da natureza, Lagoa do Araçá passa por mutirão de limpeza. E o esgoto?
Começa reforma na Lagoa do Araçá
Nossos três rios poluídos
Lixo nos rios: 21 toneladas retiradas
Açude de Apipucos virou um lixão
Açude de Apipucos: toneladas de lixo
Apipucos: Denúncias de despejo de esgoto na comunidade e no Rio Capibaribe
Apipucos: CPRH dá prazo para condomínio reduzir despejo de esgoto no Rio Capibaribe
Quanto mais se tira lixo, mais aparece
Resíduos deixados no manguezal são como garrote na veia: gangrenam o corpo
Prefeitura joga esgoto na praia de Porto de Galinhas e leva multa
Porto de Galinhas: Poluição no paraíso do litoral Sul motiva protesto de profissionais de turismo
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Genival Paparazzi) / G.F.V Paparazzi / ZAP (81)995218132)/ gfvpaparazzi@gmail.com