Hora de mutirão para limpar o manguezal, na Rua da Aurora, no Centro do Recife. A ação já acontece nesse sábado (3/6), para assinalar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que transcorre em 5 de junho. O encontro de voluntários começou a partir das 7h30m, naquela que é uma das vias mais icônicas do centro, e que é banhada pelo Rio Capibaribe. Mas cuja beleza não resiste aos cartões postais, diante da sujeira observada no leito no nosso “cão sem plumas”, como o chamava o poeta João Cabral de Melo Neto (1920-1999).
A iniciativa é liderada por uma das empresas que mais poluem a natureza com garrafas PET, o Solar Coca Cola, que no Brasil, soma 400 mil pontos de venda, atingindo 25 milhões de lares. Sem que todos esses materiais sejam corretamente descartados e enviados para reciclagem. Portanto, essa iniciativa da corporação não é favor nem caridade para a natureza, mas sim uma obrigação,que já devia ter começado muito antes. E ter frequência maior. É só olhar riachos, canais, rios e oceanos, para se perceber o tamanho do estrago operado pelas famigeradas garrafas de refrigerantes. Aliás, esse tipo de embalagem virou uma catástrofe ambiental no século 20, problema que se agravou no século 21, espalhando-se como uma praga pela natureza, não só no nosso país mas no mundo. Na noite do sábado, um documentário na TV Futura indicou a Coca-Cola como a maior responsável pelo lixo plástico atirado à natureza em países da África e da Europa.

Até o momento, no Brasil “mais de 20% das garrafas PET já são produzidas com resina reciclada”, segundo a Solar Coca-Cola. Ou seja, um percentual ainda tímido para a tragédia vivenciada por rios e mares, quando as organizações ambientais apontam que, no atual ritmo, os oceanos chegarão a 2050 “com mais plásticos do que peixes”. Uma tristeza…. No Recife, a ação é realizada pelas marcas Sprite e a Solar Coca-Cola, e é feita em parceria com o Instituto Fundo Limpo. O mutirão é o terceiro de limpeza de praias e rios, realizado por essas entidades no Recife (PE). Os voluntários podem se juntar à iniciativa para promover coleta de resíduos e garantir a destinação correta para esses materiais.
Além de limpar o que sujam, essas empresas deviam fazer ações preventivas e educativas, não acham? Mas vamos limpar o que está sujo, não é? Recolher é melhor do que deixar os detritos onde estão. As inscrições para participar da iniciativa podem ser feitas por meio do link: https://planetheroes.pl/events/2196. A campanha, com calendário de limpeza de praias, rios e lagoas teve início em novembro de 2022 e passou também por Rio de Janeiro (RJ), Ceará (CE), Manaus (AM), Salvador (BA) e Santos (SP). No total, foram coletados 1.970 kg de resíduos durante os seis primeiros mutirões realizados, porém a empresa não informa o total de descartes do período. Aliás, são muitas as empresas com produtos nesse tipo de embalagem, de detergente a refrigerante. Mas se pelo menos a gente soubesse quantas garrafas foram atiradas ao mercado por uma só delas – no caso a empresa em questão – já dava para fazer uma continha. Do tipo o total recolhido representa tanto por cento do que a empresa distribuiu.
Mais de 570 voluntários participaram daquelas ações. No Recife, o Instituto Limpa Brasil coordena ação. De acordo com Flávio Scalco, diretor regional da Solar Coca-Cola, “o projeto reforça a importância da reciclagem para o meio ambiente”. E acrescenta: “Esta é uma iniciativa em prol de uma sociedade limpa e de um meio ambiente mais sustentável para as próximas gerações”. Para tentar minorar os danos à natureza, o Solar Coca-Cola criou” o Recicla Solar, um dos compromissos da companhia alinhado ao Mundo Sem Resíduos”, que tem como objetivo encaminhar corretamente para coleta e reciclagem o equivalente a cada garrafa ou lata vendida. Esse objetivo, no entanto, só deve a ser alcançada (se for) até 2030. Ou seja, até lá a natureza ainda vai sofrer. De acordo com números divulgados, “nos últimos dois anos, a iniciativa que fomenta a reciclagem e economia circular no território de atuação da Solar contabilizou aproximadamente 10 toneladas de PET recicladas”. Mais uma vez, o #OxeRecife insiste: Resta saber o total de garrafas PET descartadas com seus produtos no mesmo período.
Leia também
Americanização do Nordeste nos anos 1940: Yes nós temos Coca-Cola
Resíduos deixados no manguezal são como garrote na veia: gangrenam o corpo
Em expedição contra a invasão de plásticos nos oceanos, navio Plastic Odyssey chega ao Recife
Guimbas de cigarro deixam 300 toneladas anuais de microplásticos na natureza
Novidade nada ecológica no carnaval de 2023 no Recife: famigerados confetesde plástico
Plástico pode virar até cadeira. O caso de reaproveitamento das canetas de insulina
Novidade nada ecológica no carnaval de 2023: famigerados confetes de plástico
Cadê a Praia Limpa? Em 20 minutos, um cestinho cheio de plásticos
Dia Internacional sem plásticos. Vamos poupar a natureza
Dia Internacional da reciclagem: Palmas para a Cooperativa Palha de Arroz
Plásticos viram vilões das tartarugas
Novidade: Tecidos são fabricados a partir da reciclagem de garrafas pet
Nuvens de plástico no Capibaribe
Malas feitas com garrafas PET chegam ao Comitê Olímpico Brasileiro
Barco robô vai tirar plásticos dos oceanos
Alerta de um homem do mar
Dell anuncia mouse a partir de plástico reciclado de garrafas PET
Reciclagem para poupar os oceanos
Óculos ecologicamente corretos feitos com plásticos colhido no mar
Mar: mais plástico do que peixe em 2050
Canudos plásticos de praia viram óculos e natureza agradece
Plásticos nas praias viram embalagens
Xô, plásticos. A vez das canecas
O lixo que virou lixeira
Reciclagem de plástico rende utensílios domésticos e corrimão nos morros
Quatro milhões de canudos a menos no mercado
Dia Internacional sem sacos plásticos. Vamos nessa?
Nestlé quer embalagem biodegradável
Campanha contra plástico rende prêmio
Plásticos poluem Boa Viagem
Mutirão espontâneo contra o lixo
Plásticos viram vilões das tartarugas
Colete três plásticos na areia
Maquininha de passar cartão feita com plástico reciclado do mar
250 milhões de tampinhas retiradas da natureza em seis estados
Startup faz campanha contra lixo
Prêmio de R$ 50 mil para quem no mundo melhor limpar sua comunidade
Catadores tiram 5 milhões de latinhas deixadas pela folia em Olinda
Brasil tem camisa carbono zero
Lixo plástico vira cinema nas escolas
As garrafas biodegradáveis da Bacardi
Água mineral copo biodegradável
Reciclagem de esponjas poupa natureza
Boa ação na coleta de… sutiãs
250 milhões de tampinhas retiradas da natureza
Do lixo ao luxo
Pneus na guerra contra o lixo
Não jogue lixo eletrônico no Capibaribe
Troque o lixo eletrônico por plantas
A reciclagem da Renova Ecopeças
A Serra Pelada de Sinha é só riqueza
Serviço
Limpeza do Manguezal
Data: 03 de junho (sábado)
Local de encontro: Rua da Aurora (nº 1027)
Horário: 7h30
Link para inscrição com vaga limitadas: https://planetheroes.pl/events/2196
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação