Do “lixo ao luxo” no Baile dos Artistas

Sabem uma coisa que estou gostando, nesse carnaval de 2019? A preocupação com a sustentabilidade. Ela está presente na maior alegoria da festa – o Galo Gigante – e até mesmo na 41 ª edição do Baile dos Artistas, uma das mais irreverentes e tradicionais prévias do Recife, e que acontece no dia 15 de fevereiro, no Clube Português.

Dessa vez, as flores que comporão a decoração da festa vieram da Oficina do Lixo ao Luxo, formada por integrantes da  Associação de Moradores Alto Treze de Maio, que fica no Bairro de Nova Descoberta, Zona Norte do Recife, pertinho de Casa Amarela. O trabalho de reciclagem utilizou sobretudo papel e plástico que normalmente são atirados ao lixo, muitas vezes indevidamente descartados.

A confecção já foi concluída, e a responsabilidade socioambiental não se limita à realização do baile, pois o material produzido vai retornar à comunidade, e será utilizado também na decoração do Bloco Só vai quem Trepa, que anima as ruas daquele alto, durante o período de carnaval.  Coordenador do Baile dos Artistas 2019, o Maestro Gil Amâncio lembra que a comunidade está fazendo a sua parte, ao utilizar materiais que, deixados nas ruas, estariam entupindo canaletas e indo parar em riachos, canais, rios e, por fim, no mar. “Estamos poupando a natureza”. Resta saber se, ao final do carnaval, onde todo o material será descartado.

Para os leitores do #OxeRecife não residentes na cidade, aí vai uma informação: o quase cinquentenário Baile dos Artistas é tido como a mais irreverente prévia carnavalesca da cidade. Mas que a cada edição, homenageia pessoas do Recife ou de outras regiões do país, que se dedicam com seriedade às suas profissões, caso da apresentadora Fátima Bernardes.  Em 2019, ela será a Rainha do Baile dos Artistas. A admirada jornalista ficou queridinha do Recife, depois que passou a namorar um pernambucano. Tem até quem diga que ela virou “arroz de festa” da cidade. Mas o Rei  não será o respectivo. O título da majestade ficou para o Maestro Forró. O namorado da jornalista, deputado federal Túlio Gadelha, foi convocado para ser embaixador da festa. A grande homenageada, no entanto, é Ivonete Melo, que preside o Sindicato dos Artistas de Pernambuco. A multi-instrumentista e cantora Bia Villa-Chan – nome em ascensão na música pernambucana – será o talismã do Baile. E boa sorte para todos sob os fluidos de Momo.

Leia também:
Alegoria do “Galo” e sustentabilidade
Getúlio Cavalcanti comanda Baile dos Mascarados
Boa Idade tem “Confete e Serpentina”
Frevo moderno e tradicional no Galo
Lixo nas Graças: entre a falta de cidadania e a omissão das autoridades

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Foto: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.