Startup faz campanha contra lixo

Que bom que atitudes em defesa do meio ambiente vêm mobilizando empresas de Norte a Sul do País. Enquanto no Recife, está rolando a campanha Praia Limpa, em Boa Viagem  – patrocinada pela TV  Globo – em São Paulo, outra empresa, a HomeRefill , tenta reduzir o impacto da presença do lixo em parte do Litoral daquele Estado, o que é uma boa.

Afinal, mais de 95 por cento do lixo encontrado nas praias brasileiras é composto por plásticos (garrafas, copos, sacolas, embalagens de sorvete, canudos assassinos), materiais que levam décadas para se degradar, e colocam em risco a fauna de rios e mares. A startup criou o Verão HomeRefill, com objetivo de recolher o lixo (orgânico e reciclável) das praias do Litoral Norte de São Paulo.

Cenas como esta são cada dia mais comuns em nossas praias, por conta de plásticos jogados ao mar. (Foto FB)

Também foram entregues camisetas temáticas e ecobags. Ao mesmo tempo, está rolando uma pesquisa, para avaliar melhor a preocupação das pessoas com a preservação da natureza, induzindo-as ao consumo consciente, “ajudando o meio ambiente”, informa a empresa. O trabalho de recolhimento e separação do lixo  foi encerrado no dia 10 de janeiro

Mas até o momento o balanço, já solicitado pelo #OxeRecife, ainda não foi divulgado.  É salutar que as empresas tomem esse tipo de iniciativa. Em Pernambuco, uma festa de réveillon que durou cinco dias, deu início na virada do ano a uma série de iniciativas sustentáveis, na Praia dos Carneiros, uma das mais bonitas do Estado. O campanha deve se estender por uma década, com o objetivo de preservar um dos  últimos paraísos do litoral pernambucano.

Leia também:
Startup resgata 2000 gatos de rua
Feliz 2019 com consciência ambiental 
Cadê a saúde pública? E as placas educativas?
Praia limpa e impunidade na areia
Plásticos viram vilões de tartarugas 
Ecoponto: “tudo junto e misturado”
Buscada de São Gonçalo do Amarante e cuidado com a natureza

Texto: Letícia Lins #OxeRecife
Fotos: Divulgação/ HomRefill e Fernando Batista (cortesia)

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.