PepsiCo anuncia primeira carroceria feita com embalagens descartadas

Que onda! A PepsiCo acaba de lançar o protótipo de carroceria de caminhão sustentável, feita com plástico reciclado, mais especificamente de BOPP e garrafas PET, materiais usados nas embalagens de salgadinhos e refrigerantes de suas marcas. As grandes corporações têm mais é que fazer isso mesmo. E muito mais. Deviam, em cada refrigerante ou alimento comercializado, colocar uma mensagem com educação ambiental, orientando a população a fazer o descarte correto. Como já é feito nos rótulos de cigarro, porém  com advertência aos danos saúde. Pois se formos contabilizar o lixo em rios, mares, lagoas, riachos, canais é quase tudo… garrafa PET e embalagens metálicas, não é não? Então, finalmente, agora as corporações começam a fazer a sua parte.

Para se ter uma ideia, da avalanche desse tipo de embalagem, a PepsiCo atua em 200 países, nos quais seus  produtos “são apreciados por mais de um bilhão de vezes por dia”. Ou seja, consumidos. Na verdade, todo esse material que é descartado  no mundo devia mesmo era ser biodegradável. Haja ciência, mas tudo é possível.  Bom, de qualquer forma, atitude em defesa do meio ambiente (ou melhor, para tentar poupá-lo) já é melhor do que nada.  Ainda mais vindo de quem é responsável por jogar milhões de toneladas de materiais como aqueles no mercado. A última novidade, agora, é essa carroceria aí da foto.  O protótipo foi desenvolvido utilizando como base embalagens recicladas de produtos da empresa na composição. Para a fabricação da carroceria, as embalagens de BOPP e PET passaram por processo químico que, misturados a outros componentes, reduzem a quantidade de fibra de vidro utilizada na fórmula original.

Grandes corporações na onda verde: PepsiCo anuncia carroceria com material reciclado. Mattel tem Barbie “verde”

Segundo a PepsiCo, o material passou por diversos testes a fim de torná-lo mais seguro e com maior  durabilidade, entre eles o de envelhecimento artificial estimado em 10 anos, elasticidade e condução de calor, obtendo resultados positivos e demonstrando a possibilidade de utilizá-lo em larga escala em sua frota. Para o projeto foram utilizados cerca de 3 quilos de embalagens plásticas de BOPP ( 750 unidades de bolsas de salgadinhos) e 18 Kg de plástico PET (aproximadamente 368 garrafas). Ou seja, 1.118 unidades de embalagens descartadas.

Segundo a Pepsi, novos experimentos estão sendo realizados para aumentar ainda mais a utilização destes recicláveis na composição da fibra, que pode consumir até 99% menos energia em kW/h na sua produção em comparação a carroceria convencional feita de alumínio. Com o projeto, pretende-se reciclar cinto toneladas e plástico por ano (quase nada para o volume produzido). Para a conta ser perfeita, a PepsiCo deveria nos dizer a quantidade de materiais produzidos por ano, total descartado e total aproveitado. Pois um protótipo, por enquanto, é apenas um protótipo. Porém a  PepsiCo também anuncia a compra de vinte caminhões elétricos e cinco movidos a GNV para reforçar sua frota sustentável. A empresa foi a primeira a usar caminhões movidos a gás natural e umas das pioneiras no uso de caminhões elétricos em sua frota, “o que reforça o seu compromisso com a mitigação dos impactos causados pelas emissões de CO2 na atmosfera e com a sustentabilidade em toda sua cadeia de valor”.

E informa que “todas essas ações vêm ao encontro de meta global da PepsiCo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 40% em toda a sua cadeia produtiva até 2030”. O #OxeRecife sempre abre espaço para iniciativas que procurem poupar a natureza, sejam de pessoas físicas, jurídicas, pequenas ou grandes corporações. Ultimamente várias empresas têm anunciado aproveitamento de materiais descartáveis para fabricação de óculos, corrimão, embalagens, carrocerias. Até a boneca Barbie, da Mattel, tem agora uma versão “verde”. É que produto ecologicamente correto começa a ter a preferência dos consumidores. Resta perguntar, quem é mais forte, se a consciência ecológica ou o o valor do vil metal….

Leia também
C&A entra na era do carro elétrico
Dia Internacional sem sacos plásticos. Vamos poupar a natureza?
Dia Internacional sem sacos plásticos. Vamos nessa? A natureza pede socorro
Malas feitas com garrafas PET chegam ao Comitê Olímpico Brasileiro
Barco robô vai tirar plásticos dos oceanos
Alerta de um homem do mar
Dell anuncia mouse a  partir de plástico reciclado de garrafas PET
Reciclagem para poupar os oceanos
Óculos ecologicamente corretos feitos com plásticos colhido no mar
Canudos plásticos de praia viram óculos
Mar: mais plástico do que peixe em 2050
Aos 62 anos, Barbie vira “verde” e é feita com plástico reciclado
Canudos plásticos de praia viram óculos e natureza agradece
Plásticos nas praias viram embalagens
Xô, plásticos. A vez das canecas
O lixo que virou lixeira
Reciclagem de plástico rende utensílios domésticos e corrimão nos morros
Quatro milhões de canudos a menos no mercado
Nestlé quer embalagem biodegradável
Campanha contra plástico rende prêmio
Plásticos poluem Boa Viagem
Mutirão espontâneo contra o lixo
Plásticos viram vilões das tartarugas
Colete três plásticos na areia
Maquininha de passar cartão feita com plástico reciclado do mar
250 milhões de tampinhas retiradas da natureza em seis estados
Boa Viagem: #sechegaragentelimpa
Óleo derramado em 2019 deixa marcas praias de Pernambuco
Óleo: União inerte, omissa e ineficaz
Startup faz campanha contra lixo
Prêmio de R$ 50 mil para quem no mundo melhor limpar sua comunidade
Catadores tiram 5 milhões de latinhas deixadas pela folia em Olinda
Brasil tem camisa carbono zero
Lixo plástico vira cinema nas escolas
As garrafas biodegradáveis da Bacardi
Água mineral copo biodegradável
Reciclagem de esponjas poupa natureza
Boa ação na coleta de… sutiãs
250 milhões de tampinhas retiradas da natureza
Do lixo ao luxo
Pneus na guerra contra o lixo
Não jogue lixo eletrônico no Capibaribe
Troque o lixo eletrônico por plantas
A reciclagem da Renova Ecopeças
A Serra Pelada de Sinha é só riqueza
Resíduos deixados no manguezal são como garrote na veia: gangrenam o corpo

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / PepsiCo

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.