Nesta semana, publiquei aqui o desabafo de Anita Dubeux, moradora da Boa Vista, área central do Recife. Ela foi dar um giro pelo bairro de Santo Antônio e voltou para casa muito triste com o que viu. O que ela sentiu não é exceção da regra. É a regra, infelizmente. Todos os meus amigos e leitores desabafam, muito decepcionados, quando se deslocam para bairros como Santo Antônio e São José, ou mesmo em ruas da própria Boa Vista.
Reclamam da sujeira, de esgotos estourados, da desorganização do comércio ambulante, da buraqueira, da falta de segurança, de antes bonitos prédios agora descaracterizados como o da foto abaixo. Os atentados estéticos estão em todas as partes. Também reclamam de reparos sem critérios, como aqueles que consistem em tapar com bolotas de cimento calçadas de pedras portuguesas ou o antes sofisticado piso da calçadas como as da Ponte Duarte Coelho, que perdeu até os fios de cobre que lhe davam um certo charme.
Residindo no Derby, que fica praticamente vizinho à Boa Vista, outra leitora, Sofia de Paula Lopes, envia mensagem ao #OxeRecife lamentando, também, a situação de nossa cidade. Agora vou começar a “desovar” as reclamações. Quem sabe a Prefeitura do Recife e o Recentro não tomem providências para evitar que a decadência do Centro fique ainda maior? Pois até aqui a gente só vê é blá-blá-blá quando o assunto é revitalização do Centro. Nada se faz para torná-lo mais aconchegante, mais aprazível e mais atraente. Em que vocês acham que o centro da cidade mudou, com tantos atentados estéticos em ruas como Nova e Imperatriz? Com esgotos escorrendo, com calçadas quebradas, com marquises ameaçando cair em nossas cabeças? Eu estou no time que reclama, pois o Recife da minha infância e da minha adolescência, era aquele da cena mostrada no filme “Retratos Fantasmas”, em que Tony Curtis – então um astro do cinema mundial – faz uma parada na Ponte Duarte Coelho para tirar fotografias, tendo a paisagem como pano de fundo. Era o Recife das matinês do cinema São Luiz, da Sorveteria Gemba, da Loja Sloper, das margens verdes na extensão da Rua da Aurora e Rua do Sol. Hoje o que se vê é desolação.
Vejam o relato de Sofia:
“É de fazer chorar a situação do centro da cidade. Sei bem o que a Anita Dubeux sentiu na sua caminhada pela Boa Vista, porque vez ou outra faço esse percurso e a minha indignação é imensa.Também morei muitos anos na Boa Vista e conheço bem suas ruas, que tanto me encantavam.
E agora fico revoltada com o abandono do centro: um odor fétido exala de todas as vias, onde montanha de lixo se acumula diariamente, e o esgoto corre livremente.
O Recentro , Letícia, nada faz. Foi criado como entidade que tem com missão “requalificar” e ” reorganizar” o centro da cidade. Mas na verdade, acho que ele quer mesmo é uma “interferência” na solução do problema. Deixar que a decadência da cidade chegue num nível tão ruim que a solução viria de parcerias privadas para intervenções de recuperação, demolição e outros interesses. E os empresários da especulação imobiliária estarão aptos para uma renovação urbana. Talvez estejam inspirados no artista demolidor Barão Haussmann responsável pela reforma urbana de Paris….
É lamentável a postura irresponsável e de omissão do Recentro , que consome uma verba considerável para fazer média nas redes sociais e enviar os seus representantes em congressos e feiras até no exterior, mas sem nada, NADA de concreto no centro do Recife”.
Leia também
“As ruas do Centro estão deprimentes”.Ponte Duarte Coelho com remendos
Ponte Duarte Coelho se “veste” para o Galo, mas calçadas são só remendos
Imóvel especial de preservação, Juvenato Dom Vital merece destaque
Rua Duque de Caxias tem 17 lojas fechadas. Até vuco-vuco vai mal
Caminhada no centro promete vivenciar o vuco-vuco no Recife
Quase parando, Centro do Recife tem Feira Imperatriz das Artes no sábado
Alô, alô candidatos! Que atrativos sugerem para revitalizar a Imperatriz?
Rua da Imperatriz: sobrado onde nasceu Joaquim Nabuco está à venda ou para aluguel
O que será que o próximo prefeito vai fazer com o centro da cidade?
Rua da Imperatriz: Sobrado onde nasceu Joaquim Nabuco está à venda. Ou para alugar
Caindo sobrado onde nasceu Nabuco
Prefeitura dá mais poder ao Recentro para tentar recuperar o movimento da Rua da Imperatriz
Em dois anos, lojas fechadas aumentam 140 por cento na Rua da Imperatriz
Imperatriz tem 15 lojas fechadas
Imperatriz tem 26 lojas fechadas
O Hotel do Parque sem memória
Depois do teatro, que tal lutar pela recuperação do antigo Hotel do Parque?
Sozinho, o Teatro do Parque não consegue alavancar o bairro da Boa Vista
Hotel do Parque em livro sobre Martha Root
Que tal lutar pelo teatro e também pelo Hotel do Parque? Virada cultural é hoje
#Recifemergênciaclimática (9): Rua da Imperatriz
Revelados os vencedores de concurso de fotografias sobre Roberto Burle Marx
Abandonada durante uma década, Praça Maciel Pinheiro entra em reforma
Cadê a revitalização do Centro do Recife? Quando não é calçada quebrada é esgoto estourado
Parecem ataúdes mas são quiosques da Av.Conde da Boa Vista, requalificada
Livro mostra o que o Recife que se esconde
Livro mostra que São José tem mais permanência do que descaracterização
Sessão Recife Nostalgia: “Como era lindo o bairro da Boa Vista”
Sessão Recife Nostalgia: A Praça Maciel Pinheiro de Henry Fonda e Tia Teté
Recentro
Viva Guararapes faz festa no centro mas Recentro precisa mesmo é cuidar do Centro
Quase parando, comércio do centro ganha injeção de ânimo: circulação de trios de forró
Recentro usa forró para animar São José
Viva Guararapes: poluição sonora espalha decibéis além da conta
Vandalismo na calçada da ponte Duarte Coelho para retirada de cobre. Cadê o recentro?
Recentro é criado para cuidar do degradado centro do Recife. Agora vai?
Viva Guararapes faz última edição de 2022
Viva Guararapes faz festa no domingo mas recentro precisa mesmo é cuidar do centro
Viva a guararapes faz a última edição de 2022
Recentro faz sexta edição do Viva a Guararapes, mas avenida permanece ao Deus Dará
Festa: Avenida Guararapes rediviva?
Ainda sem mudanças a apresentar Recentro faz a festa na Guararapes
Vandalismo na Ponte Duarte Coelho para retirada de cobre. Cadê o Recentro?
Recentro usa forró para animar São José
Recentro: Pátio de São Pedro tem segurança
Centro do Recife requer mais do que só festa
Esvaziado e degradado, quase deserto, centro lança duas campanhas para atrair consumidores
Frente parlamentar pelo centro do Recife
Praça Maciel Pinheiro vai de mal a pior
Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife
JORNAL DO COMMERCIO DE HOJE 25.03.2025
TUDO SE COMPLETA A CIDADE INTEIRA TÁ DEVASTADA
URBANISMO
|
Ícone NotíciaNotícia
Sem investimentos, Mercado de Santo Amaro convive com insegurança e abandono
Lixo, paredes rachadas, esgoto a céu aberto e fios de energia elétrica e de cobre roubados são reflexo da necessidade de obras no equipamento público
Imagem do autor
Cadastrado por
Laís Nascimento
Publicado em 24/03/2025 às 12:30
Compartilhe:
Se não nos unirmos para defender e salvar o que resta de nossa História como Cidade e Cidadania seremos Cidadãos sem passado, presente ou futuro. Para conhecimento de muitos que não moraram no Centro do Recife e não conheciam esses Edifícios, nesta primeira foto tem o Almare totalmente pichado, nessa confluência vamos para a Siqueira Campos, onde hoje vergonhosamente o Prédio onde funcionava a Secretaria de Educação do Estado está destruído, e ao fundo para a Rua da Roda das grandes boemias das décadas de 60, 70, 80. E nesse Almare temos um Teatro na Cobertura que é lindo, nem sei o que fizeram lá em cima, uma vista linda do Recife , vou parar, passei dos 70 anos e ver minha Cidade tratada assim dá uma dor no Coração, me perdoe, chego a chorar, estão querendo fazer o quê com Recife senhores donos de todos os Poderes Públicos da Cidade e Dinastias Ditatoriais ???? Me Perdoem a contundência, essas ruas tem meus passos desde a infância, são marcas que não se apagam, dos cheiros aos sons e visões e olhares que senti e passei neste Recife que Amamos e onde envelheço com um Amor que não se acaba, porque o Recife é Coletivo, Plural, Inteiro para se Amar e Viver….e Sobreviver !
Como disse o leitor Edjailson Correia,dá uma dor no coração ver a situação do centro . Prédios como o Almare e a Secretaria de Educação totalmente destruídos e sem nenhuma resposta do poder público…
Lamentável!
O #Oxe Recife tem um papel imprescindível nessa luta.Vamos escancarar e denunciar todo o descaso e abandono que toma conta do centro da cidade.
Destaco a grande importância de sites qualificados, como o OxeRecife, dedicados a dar visibilidade aos problemas do ordenamento urbano da cidade! Também abre espaço para a manifestação de cidadãos e eventuais respostas, por parte de entidades públicas (infelizmente ainda omissas…).
Tema recorrente. Não falo mais nada sobre este assunto, é perda de tempo, as autoridades competentes não estão nem aí. Prefeito, Recentro fazem ouvidos moucos. Aliás, só de digitar estas poucas linhas já estou arrependida, poderia estar fazendo outra coisa. São palavras ao vento.