É cada dia maior, o número de pessoas que ficam indignadas com a situação do centro do Recife. Por onde se anda, observa-se calçadas esburacadas, prédios quase caindo, marquises oferecendo risco para pedestres, esgotos estourados, pontes mal cuidadas (já viram os “remendos” na calçada da Ponte Duarte Coelho?). Também há lixo acumulado nas ruas, vias fantasmas, quase desertas.
Isso sem falar de praças esquecidas ou tomadas por moradores de rua. Sinceramente, se existe ação do Recentro – o órgão criado pelo Prefeito João Campos para cuidar de bairros como o Recife, Boa Vista, Santo Antônio e São José – os resultados não são visíveis, e até mesmo quem mora na área central da cidade reclama do que vê. Pelo que se observa, a situação só faz piorar.

Nesta semana, minha amiga Anita Dubeux, que mora no bairro da Boa Vista, perto da Praça Chora Menino, decidiu ir ao bairro de Santo Antônio, aquele que “se assemelha a um festim”, de acordo com versos do nosso saudoso Carlos Pena Filho (1929-1960). Hoje, se o poeta fosse vivo diria, com certeza e com muita nostalgia, diria que o que se vê é pior do que fim de festa. Leia o depoimento de Anita, que é inclusive moradora da área central da cidade.
“Hoje fui à Praça do Sebo, anexa à Av. Guararapes, procurar livros de autores pernambucanos. Os boxes nada tinham (absurdo!), exceto um vendedor que encontrou um livro de Raimundo Carrero! Que decadência!
As ruas do Centro estão deprimentes. O piso da Ponte Duarte Coelho foi remendado grosseiramente com cimento cinzento, destruindo a calçada antiga, com seus quadrados de ladrilho hidráulico vermelho, cincundados por fios de metal cor de ouro velho. Que pena!
As Ruas da União, Riachuelo, Saudade, Príncipe e Sete de Setembro, etc estão feias, sujas, barulhentas. Defronte ao que era a Livraria Sete de Setembro há dezenas de carroças vendendo frutas e verduras murchas. Um verdadeiro horror. Na Rua Oliveira Lima os casarões estão em escombros, sem tetos, paredes, as árvores tombadas.
Que cidade é esta? Não reconheço mais. Lembranças de felizes passeios no fim da tarde, um sorvete degustado com prazer, conversas plenas do futuro que não veio… Para quem tem minha idade, 75 anos, as referências desapareceram. Que imensa tristeza!”
Não é a primeira vez. Quase todos os dias, chegam aqui ao #OxeRecife lamentações do que a cidade foi, do que poderia ser, e do que se tornou. Não é à toa que o cineasta Kleber Mendonça Filho escolheu o título “Retratos Fantasmas” para mostrar o que o centro do Recife se transformou. E a culpa, com certeza, não é só do advento de shopping-centers não. Infelizmente nossas autoridades e urbanistas pouco fazem para tornar mais aprazível o centro do Recife.

Isso sem falar nos atentados estéticos, contra os quais nenhuma autoridade nada faz. Quando o poder público mexe é para piorar. Dois simples exemplos: as calçadas da Ponte Duarte Coelho grosseiramente remendadas com cimento. E a troca de luminárias antes tão bonitas como as da Ponte Duarte Coelho e as do Cais da Aurora por outras, horrorosas, que lembram pinicos virados.
A Praça do Sebo, com aquela árvore gostosa ao meio, banquinhos, poderia ser um atrativo turístico. Um oásis no centro conturbado. E a Avenida Guararapes, em estilo art déco, tal qual Miami, também não merece ficar no estado que chegou. Cadê o amor dessa gente ao Recife, uma cidade tão bonita que, ao longo dos séculos, vem inspirando nossos poetas? O que é isso em que a cidade se transformou?
Leia também
Rua Duque de Caxias tem 17 lojas fechadas. Até vuco-vuco vai mal
Caminhada no centro promete vivenciar o vuco-vuco no Recife
Quase parando, Centro do Recife tem Feira Imperatriz das Artes no sábado
Alô, alô candidatos! Que atrativos sugerem para revitalizar a Imperatriz?
Rua da Imperatriz: sobrado onde nasceu Joaquim Nabuco está à venda ou para aluguel
O que será que o próximo prefeito vai fazer com o centro da cidade?
Rua da Imperatriz: Sobrado onde nasceu Joaquim Nabuco está à venda. Ou para alugar
Caindo sobrado onde nasceu Nabuco
Prefeitura dá mais poder ao Recentro para tentar recuperar o movimento da Rua da Imperatriz
Em dois anos, lojas fechadas aumentam 140 por cento na Rua da Imperatriz
Imperatriz tem 15 lojas fechadas
Imperatriz tem 26 lojas fechadas
O Hotel do Parque sem memória
Depois do teatro, que tal lutar pela recuperação do antigo Hotel do Parque?
Sozinho, o Teatro do Parque não consegue alavancar o bairro da Boa Vista
Hotel do Parque em livro sobre Martha Root
Que tal lutar pelo teatro e também pelo Hotel do Parque? Virada cultural é hoje
#Recifemergênciaclimática (9): Rua da Imperatriz
Revelados os vencedores de concurso de fotografias sobre Roberto Burle Marx
Abandonada durante uma década, Praça Maciel Pinheiro entra em reforma
Cadê a revitalização do Centro do Recife? Quando não é calçada quebrada é esgoto estourado
Parecem ataúdes mas são quiosques da Av.Conde da Boa Vista, requalificada
Livro mostra o que o Recife que se esconde
Livro mostra que São José tem mais permanência do que descaracterização
Sessão Recife Nostalgia: “Como era lindo o bairro da Boa Vista”
Sessão Recife Nostalgia: A Praça Maciel Pinheiro de Henry Fonda e Tia Teté
Recentro
Viva Guararapes faz festa no centro mas Recentro precisa mesmo é cuidar do Centro
Quase parando, comércio do centro ganha injeção de ânimo: circulação de trios de forró
Recentro usa forró para animar São José
Viva Guararapes: poluição sonora espalha decibéis além da conta
Vandalismo na calçada da ponte Duarte Coelho para retirada de cobre. Cadê o recentro?
Recentro é criado para cuidar do degradado centro do Recife. Agora vai?
Viva Guararapes faz última edição de 2022
Viva Guararapes faz festa no domingo mas recentro precisa mesmo é cuidar do centro
Viva a guararapes faz a última edição de 2022
Recentro faz sexta edição do Viva a Guararapes, mas avenida permanece ao Deus Dará
Festa: Avenida Guararapes rediviva?
Ainda sem mudanças a apresentar Recentro faz a festa na Guararapes
Vandalismo na Ponte Duarte Coelho para retirada de cobre. Cadê o Recentro?
Recentro usa forró para animar São José
Recentro: Pátio de São Pedro tem segurança
Centro do Recife requer mais do que só festa
Esvaziado e degradado, quase deserto, centro lança duas campanhas para atrair consumidores
Frente parlamentar pelo centro do Recife
Praça Maciel Pinheiro vai de mal a pior
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins/ #OxeRecife e Genival Paparazzi) / G.F.V Paparazzi / ZAP (81)995218132)/ gfvpaparazzi@gmail.com
É de fazer chorar a situação do centro da cidade.Sei bem o que a Anita Dubeux sentiu na sua caminhada pela Boa Vista,porque vez ou outra faço esse percurso e a minha indignação é imensa.Também morei muitos anos na Boa Vista e conheço bem suas ruas,que tanto me encantavam.
E agora fico revoltada com o abandono do centro:um odor fétido exala de todas as vias,onde montanha de lixo se acumula diariamente, e o esgoto corre livremente.
O Recentro ,Letícia, nada faz. Foi criado como entidade que tem com missão “requalificar” e ” reorganizar” o centro da cidade. Mas na verdade,acho que ele quer mesmo é uma “interferência” na solução do problema. Deixar que a decadência da cidade chegue num nível tão ruim que a solução viria de parcerias privadas para intervenções de recuperação, demolição e outros interesses.E os empresários da especulação imobiliária estarão aptos para uma renovação urbana.Talvez estejam inspirados no artista demolidor Barão Haussmann responsável pela reforma urbana de Paris….
É lamentável a postura omissão e irresponsável do Recentro ,que consome uma verba considerável para fazer média nas redes sociais e enviar os seus representantes em congressos e feiras até no exterior,mas sem nada NADA de concreto no centro do Recife.
Excelente reportagem do OxeRecife!
É preciso divulgar a situação precária do Centro do Recife — cidade das pontes sobre os rios Capibaribe e Beberibe!
Quem sabe, sensibilize as “autoridades” da administração pública a requalificar esse importante ambiente urbano?
Nostalgia de um passado que convidava aos passeios de fim de tarde…
Excelente matéria, Letícia.
Você é nossa voz em defesa do centro, acredito que um dia será ouvida.
Eu não consigo imaginar uma explicação para tanto descaso.
Apenas uma ideia me chega, e de tão renitente, tornou-se clara como a verdade:
Quantos eleitores tem o Centro da Cidade?
A que Zona eleitoral corresponde?
O quê representa a população que lá vive ou circula, em número de votos?
Dá nem animação ver ” boi voador”…
Chega de lenda!
Muito triste ver em que se transformou a cidade do Recife. Dá nojo caminhar pelas ruas: Esgoto a céu aberto, calçadas esburacadas, poluição sonora, ambiental, um horror. Decadência total. E infelizmente as autoridades não estão nem aí. Só querem aparecer em colunas sociais divulgando mentiras. Mas é preciso que a população se mobilize para tentar mudar esse situação caótica em que se encontra nossa cidade do Recife.
Leticia, me perdoe se atinjo sua nobre Profissão de Jornalista. Cada vez que procuro as Mídias, sejam Rádios e Jornais, e mando tantos e-mails jamais lidos para nossos Jornais e ninguém quer nos ouvir ou ler ou respeitar nossas críticas, falo nossas não somente por seus Leitores, falo nossas por centenas de seres humanos que sobrevivem nesta Cidade em decadência e estão proibidas de falar, criticar ou pensar pois o que chamam “mídias democráticas e progressistas” censuram até no silêncio. Tá difícil ler Jornais no Recife e no Brasil, a censura se espalhou, viramos o país de um lado só. A quem reclamar ? Sabemos de tantos desmandos que o Recife passa através de Servidores Municipais que ainda frequentam os “corredores mal assombrados e desertos” do Palácio Capibaribe e por esse meu andar, ainda, pelas ruas do Recife e por conhecer minha Cidade por inteira da História até a situação Administrativa que nos levou a isso de assistirmos uma Cidade em decadência geral. Converso com Profissionais de Administração do Brasil todo, e, todas as vezes que eles visitam nossa Cidade me ligam envergonhados e tristes pelo caos Urbano consequentemente Econômico, Financeiro, Social que nos empurra para uma Cidade rumo a falência de sua Base Econômica de Comércio e Serviços. Sim, a Mídia virou Cúmplice do Caos Urbano Geral que passa o Recife, se vendeu por trinta dinheiros para animar auditórios em Bailes ou Apresentações Chiques e Milionárias para vender ilusões de marketing para quem chega no Recife nas salas do Recife Antigo ou em Hotéis por estarem vazios por falta de Turistas ocupam seus espaços nesse Reino das Ilusões de venderem uma Cidade sem rumo. Não podemos cobrar da Câmara Municipal, eles vivem em um mundo paralelo da Cidade, se acham superiores e sempre estão criando Eventos dentro da Casa de José Mariano, que deve tá tremendo no túmulo em ver sua Cidade abandonada e miseravelmente desprezada pelos Poderes, aliás, a Câmara Municipal se tornou uma Casa de Eventos Festivos, quem será a próxima influencer que vai ganhar o Título de Cidadã do Recife ? Só para encerrar, mais uma coisa que a Mídia esconde para entornar mais o caldo, os Servidores Municipais estão em Estado de Greve, silêncio ninguém pode falar ou cobrar nada, aí é que a cara de Prefeitura Milionária mostra a realidade Econômica, Financeira e Administrativa dos donos do Poder, não podemos dar aumento porque estamos em dificuldade será a resposta dos negociadores, será que os Show Milionários dos Artistas do Sul Maravilha tenham mais importância do que nossos Agentes de Saúde, Enfermeiras, Médicos, Economistas, Administradores, Motoristas, Coveiros, Administradores e Servidores dos Mercados Públicos e Cemitérios e o Pessoal da Limpeza Urbana e dos Guardas Municipais, Agentes Administrativos, Procuradores, Advogados, Bibliotecários, Fiscais de Renda e tantos Profissionais que ganham salários de fome para sustentarem uma Cidade em decomposição geral e gasta milhões em Marketing e o povo não tem nem dignidade ao entrar em um Posto de Saúde ? Para finalizar, não gosto de fulanizar, mas, o momento exige, Senhores Ex Prefeitos e Atual Prefeito do Recife que se revezaram em acordos mirabolantes como mandatários do Recife e tem suas Impressões Digitais em tudo de ruim que hoje assistimos, sejam do PT ou PSB destes 24 anos anos e marchando para 28 anos, vocês são culpados e o Cidadão vai continuar pagando por seus erros vendo o Recife ser destruído por Gestão Temerária ???? Como dizia Belchior….”Ora direis, ouvir estrelas, o certo perdeste o senso, e eu vos direi no entanto ,enquanto houver espaço, tempo, corpo e algum modo de dizer NÃO eu Canto…..”
Triste, lamentável, a situação do centro do Recife, os bairros de Santo Antônio e Boa Vista. A ineficiência do Recentro é um absurdo, inacreditável o resultado até agora. Até agora só encontrei uma resposta para esse ineficiência, omissão da Prefeitura. Uma escolha deliberada. Chegar ao caos total, para aparecer os salvadores da pátria; as construtoras e a especulação imobiliária.
Na rua em que trabalho, atrás da PGE, não há Zona Azul, é uma das raras ruas em que se pode estacionar sem pagar nada, poderia…
…porque, na prática os flanelinhas põem cones nas ruas loteando o espaço público, ameaçando e exigindo dinheiro pra estacionar onde se deveria ser gratuito.
Nunca há policiamento pra coibir isso e mesmo quando procurei a Guarda Municipal, não fizeram nada.
Não é somente um caso de abandono do centro da cidade, mas de permissividade com a criminalidade e contravenção.