Teto da capela do Santuário da Conceição desaba: dois mortos e 20 feridos

Compartilhe nas redes sociais…

Tragédia no Recife, com o desabamento do teto Capela do Santuário de Nossa Senhora Conceição, que fica no alto de um dos morros mais populosos da cidade. O acidente ocorreu por volta de 1h30 da tarde, justo quando centenas de fiéis se encontravam aglomerados para assinalar a contagem regressiva de sua maior festa religiosa, que ocorre no dia 8 de dezembro. Equipes do Corpo de Bombeiros resgataram mais de 22 feridos dos escombros, dois dos quais – em situação mais grave – foram enviados para o Hospital da Restauração. Os demais, para UPAs. Duas pessoas foram retiradas sem vida.

O  Prefeito do Recife, João Campos (PSB) encontra-se no local. Ele disse que diversas equipes avançadas do Samu encontram-se no serviço de resgate, e informou que a maior parte das vítimas apresenta escoriações leves. O Santuário é um dos mais frequentados do Recife e Nossa Senhora da Conceição do Morro é considerada padroeira afetiva da cidade (a Padroeira oficial é Nossa Senhora do Carmo). O Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson Nóbrega, distribuiu nota de pesar informando que a entidade está “dando todo o suporte necessário para levar alívio e esperança em meio a essa tragédia”. Os acessos ao alto foram fechados para automóveis, só permitindo-se passagem de autoridades, Corpo de Bombeiros, Samu.

O Santuário do Morro da Conceição é um dos mais frequentados do Recife. A capela que ruiu fica em frente à essa imagem.

O Reitor do Santuário, Padre Emerson Borges, informou que “está ao lado das vítimas e famílias”. O Prefeito do Recife, João Campos (PSB) suspendeu a agenda de campanha para acompanhar os trabalhos de resgate e da Central de Operações do Município. Ele decretou três dias de luto. “Estou em situação de tristeza, não só como recifense mas como devoto, nesse espaço tão sagrado”, afirmou. “A prioridade, agora, é cuidar das vítimas”.

Morador do Alto, o jornalista Mucíolo Ferreira estava em casa, quando ouviu um estrondo. Pensou tratar-se de movimentação de campanha eleitoral. Mas quando chegou no portão da residência, viu os escombros no chão, “uma profunda tristeza”. Proprietária de um famoso restaurante em frente ao Santuária, Dona Geralda assustou-se com o desabamento: “Pensei que era um terremoto, vi o estrondo e minha casa tremer”, disse. Moradora do alto desde criança – “tudo que tenho devo ao Morro” – ela estava sob efeito de calmante. Ela disse que o impacto do desabamento chegou à cozinha e ao alpendre do seu estabelecimento, o mais tradicional do alto.

O teto desabou, quando dezenas de pessoas aguardavam entrega de cestas básicas. A Governadora Raquel Lyra (PSDB), que estava no Sertão, interrompeu a viagem mas até às 16h ainda não havia chegado ao local. O Palácio do Campo das Princesas divulgou nota da Governadora Raquel Lyra. “Acabo de saber sobre o desabamento de parte do teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife, espaço de fé tão importante para nossa gente. Estou no Sertão, para agenda administrativa, mas já acionamos nossas equipes de segurança para resgate e atendimento imediato às vítimas. Que Deus e Nossa Senhora da Conceição console a todos”. A Vice-Governadora, Priscila Krause esteve no local, prestando assistência às vítimas.  O Corpo de Bombeiros acredita que não haja mais vítimas sob os escombros. Eles fizeram escutas mas não ouviram gemidos, e usaram cães farejadores, mas eles não acusaram presença de vítimas,após 16h. 

A tragédia não é a primeira que acontece no Morro da Conceição. No dia 8 de dezembro de 1959, um tubo de gás explodiu, o que motivou correria e pânico generalizado.  Muita gente ficou pisoteada, cem pessoas ficaram  feridos, e sete morreram. Na época, a parte profana da festa e a religiosa aconteciam no alto, em frente à Capela.  Após a tragédia, o parque de diversões e a programação profana – shows- passaram a ser realizados na parte baixa, às margens da Avenida Norte, que fica no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Quanto à capela, tinha antes um teto de linhas sinuosas, que terminou sendo condenada pelos órgãos de segurança, porque ameaçava desabar. Passou então, por reforma, com telhado mais convencional. Há suspeitas que a instalação de painéis de energia solar possa ter contribuído para o acidente. O telhado pode não ter suportado o sobrepeso. A tragédia poderia ter sido ainda maior, se tivesse ocorrido na noite da quinta, quando a capela estava lotada, já que os fiéis faziam a contagem regressiva para o dia 8 de dezembro, quando normalmente ocorre a Festa de Nossa Senhora da Conceição, que dura duas semanas.

No vídeo abaixo, momento do desabamento, que chegou ao #OxeRecife via Zap

Leia também
Santuário do Morro da Conceição tem celebrações de Corpus Christi
Corpus Christi: Santuário do Morro da Conceição ganha tapete para festejar a data religiosa
Mais de 400 mil pessoas são esperadas no Santuário da Conceição
A fé que sobe o Morro
Festa do Morro da Conceição agora é patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco
Festa do Morro se encerra
Feriadão com cidade vazia, romarias, rodovias cheias e vacinação
Raquel e Priscila pedem intercessão a Nossa Senhora da Conceição por “Pernambuco melhor”
Festa do Morro agora é Patrimônio Imaterial e Cultural de Pernambuco
Festa do Morro da Conceição tem bike romaria de Olinda a Casa Amarela
Festa do Morro: Crise sanitária não abala a fé
Mais de 400 mil pessoas são esperadas na Festa de Nossa Senhora da Conceição
Pandemia impõe mudanças à Festa de Nossa Senhora da Conceição
Festa e Santa em tempos de pandemia
Sequestro relâmpago leva apurado da Festa do Morro da Conceição
Entre a Santa, a calçada e o asfalto
O povo “ferido” da festa do Morro
A Missa da Aurora na Festa do Morro
Festa do Morro: entre o lixo e a fé
“Peçam  à Santa para a Compesa mandar água para o Morro”
Festa do Morro tem novidades
O exemplo do Morro da Conceição
O “apito da titia”
Fé, saúde e cidadania na Festa do Morro
Santa, comércio, pedinte e jaleco
Santuário se veste de azul e branco
Morro da Conceição no Olha! Recife
Dia de prestar contas aos pés de Nossa Senhora da Conceição
Rei e rainha de Momo sobem o Morro
Dois pedidos para Conceição
O doce “fininho” de Nossa Senhora da Conceição
Atendendo a pedido sobre o fininho
Fininho: A tradição que veio de longe
Dia de prestar contas a Nossa Senhora da Conceição
Santuário se veste de azul e branco
Fé, política, mendicância e black friday na Festa da Conceição
Homem da Meia Noite sobe Morro da Conceição
Entre o sagrado e o profano, Homem da Meia Noite sobe o Morro
Rei e Rainha de Momo sobem o Morro
Conceição em nós: Dança retrata morro,fé e o Brasil de hoje

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: redes sociais

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.