Rei e Rainha de Momo sobem o Morro

Todo ano é a mesma coisa. No período de pré-carnaval, tem Amantes da Glória, Acho é pouco, Segurando o Talo, Pisando na Jaca, os Barbas, Mulher de Bigode, Coroas de Inox, e por aí vai… No sábado à noite, era Bal Masqué de um lado, Baile dos Aristas do outro. No entanto, fiz o caminho inverso. Subi o Morro da Conceição, com um grupo de amigos. Fomos ao Quarto Baile à Fantasia do Morro da Conceição, na sede da Galeria do Ritmo.

Teve concurso de fantasia, muita animação (orquestra ao vivo inclusive), e organização de sobra na entrada, inclusive com checagem sobre os nomes dos “donos” de cada mesa. E o programa foi super baratinho: R$ 10 a senha, para quem não comprou a mesa. Eu e três velhos amigos – Fernando Machado, Wilton Condé e Mucíolo Ferreira caímos na folia, com direito a tirar foto ao lado do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2017, Renato Arthur Luz Queiroz e Sabrina Feliciano da Silva.

Nossa Senhora da Conceição está em todas, até na portaria da Galeria do Ritmo, com direito a vela acesa: sob a bênção.

Eles estavam com a agenda cheia, mas nem por isso deixaram de prestigiar a festa no mais famoso alto da Zona Norte do Recife. Botei meu chapeuzinho preto com um passarinho comprado nos tempos do Mercado Pop  (lembram dele?), e fui lá prestigiar a festa. Não fiquei até o final, porque gosto de chegar cedo à praia no domingo (para não ficar rodando atrás de estacionamento) e não deveria, portanto, sair muito trade.. Mas que foi divertido, ah.. foi. Fernando Machado, de bloquinho e papel, anotava tudo, incluindo nomes para jogar no seu blog, sobre a vida social do Recife.

Nem tudo no Morro da Conceição, pelo que se vé, é santuário. Mas que a Santa está em todas, está. Logo ao entrar na sede, do lado esquerdo entre adereços – plumas, cocares de caboclinhos enfeitados com lantejoulas e outros elementos decorativos – acreditem só quem estava lá, tomando conta da festa: Nossa Senhora da Conceição, com imagem estrategicamente colocada ao lado da portaria. Com direito a vela acesa. Linda, essa Santa tão pacificadora.

Leia também:

Isso não é um assalto, é horta no asfalto
Horta urbana sai com Bloco Carnahorta 
Festa com samba na horta urbana
Alfaias no Recife e em Cartagena
A única mestra de maracatu
O exemplo do Morro da Conceição

Dois pedidos para Nossa Senhora da Conceição
Santuário se veste de azul e branco

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Fernando Machado/Cortesia

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.