A Missa da Aurora na Festa do Morro

Misto de história, tradição e fé, a Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro se encerra no domingo, depois de doze dias de peregrinações, renovação de pedidos, pagamentos de promessas e movimentação de público estimado em 2 milhões de pessoas, em torno do tema Maria, mãe de um povo ferido. Ferido mesmo: sem emprego, saúde, saneamento, segurança, água na torneira, direitos tão fundamentais que, infelizmente, ainda não se concretizam. E se você for conversar com cada um dos peregrinos, os pedidos normalmente giram em torno de problemas como estes. Mas, enfim, graças alcançadas. Muitos que sobem o Morro, vão agradecer à Santa por ter conseguido um trabalho, um atendimento médico ao qual não tinha acesso, uma vaga na escola para o filho, a compra de uma casa, pagamentos de dívidas. Coisas assim.

Como vocês podem observar na marca da edição da festa de 2020, ao lado da imagem de Nossa Senhora da Conceição, há palafitas, favelas, escadarias, que mostram algumas das “feridas” do povo sofrido por ela amparado. Nesse sábado (7), há missas às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h. Depois, tem celebração do novenário às 19h e shows culturais a partir das 21h. O acesso à imagem da Santa, que conta com o auxílio de gradis, começou na sexta-feira. Os fiéis católicos contam com quatro confessionários criados dentro do Santuário, com atendimento no horário da manhã (das 8h30 às 11h30) da tarde (das 14h30 às 17h30) e à noite (das 19h às 21h). Já no dia dedicado a Imaculada Conceição, neste domingo (8), o sacramento será realizado das 7h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.

A partir da zero hora do domingo (08) serão celebradas missas a cada hora, intercalando entre o palco montado em frente à Torre da Igreja (0h, 2h, 4h, 6h, 8h e 10h), e dentro do Santuário (1h, 3h, 5h, 7h, 9h). Na edição 2019, a Festa ganhou mais uma celebração, às 12h, dentro da Igreja.Das 12 Santas Missas que serão rezadas e que antecedem a cerimônia de encerramento, a Missa da Aurora, que será celebrada às 4h, ganha destaque com o canto A Barra do Dia, de autoria do padre Geraldo Leite Bastos, entoado há mais de 40 anos por Severina Paiva de Santana, de 84 anos, conhecida como dona Sevi, que mora na comunidade.Muito popular no Morro, Sevi é autora do livro Aos pés da Santa – A História de um Povo. A celebração terá a presidência do padre José Ulysses da Silva, missionário redentorista de São Paulo. Ele e Sevi entoarão a ladainha da vinda de Jesus com a chegada da aurora.

A Missa das 10h, que antecederá a solene celebração de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro 2019 terá como celebrante o padre Damião Silva, que irá animar os devotos da Imaculada Conceição com um grande louvor no palco montado na frente da Igreja. A partir das 16h, o padre João Carlos acolhe os fiéis da Imaculada Conceição do Morro, com cânticos e momentos de louvor, em preparação a Santa Missa campal de encerramento da 115ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro. A procissão de encerramento terá concentração a partir das 14h, no estacionamento da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, bairro do Recife. A saída do cortejo acontece às 15h, que seguirá pela Ponte do Limoeiro, Avenida Norte e Estrada do Morro da Conceição (descida dos veículos) até a Praça da Conceição, num percurso de aproximadamente 8 km de caminhada.

Leia também:
Festa do Morro: entre o lixo e a fé
“Peçam  à Santa para a Compesa mandar água para o Morro”
Festa do Morro tem novidades
O exemplo do Morro da Conceição
O “apito da titia”
Fé, saúde e cidadania na Festa do Morro
Santa, comércio, pedinte e jaleco
Santuário se veste de azul e branco
Morro da Conceição no Olha! Recife
Dia de prestar contas aos pés de Nossa Senhora da Conceição
Rei e rainha de Momo sobem o Morro
Dois pedidos para Conceição
O doce “fininho” de Nossa Senhora da Conceição
Dia de prestar contas a Nossa Senhora da Conceição
Santuário se veste de azul e branco
Homem da Meia Noite sobe Morro da Conceição
Entre o sagrado e o profano, Homem da Meia Noite sobe o Morro
Rei e Rainha de Momo sobem o Morro

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.