Festa do Morro tem novidades

Talvez o maior evento religioso de Pernambuco – espera-se que movimento mais de 2 milhões de pessoas – a 115ª edição  da Festa do Morro acontece este ano cheia de novidades: começará no dia 28 de novembro e não no 29 como normalmente ocorre. Terá, portanto, dois dias a mais, já que se encerrará em 9 de dezembro. Contará com ato inter-religioso, com participação de representantes de todos os credos, incluindo os terreiros.  Haverá uma missa ao meio dia do feriado de 8 de dezembro. E ao contrário dos anos anteriores – quando o andor seguia em carro motorizado – em 2019, a imagem de Nossa Senhora da Conceição será transportada em carro novo, mas com força manual.

“Em 2019, Nossa Senhora vai ser levada pelo povo. Todos os anos, tínhamos problemas com o transporte do andor. Chegamos à conclusão que Nossa Senhora não quer subir o morro motorizada, mas nos braços do povo, nos mesmos moldes do que acontece na procissão de Nossa Senhora do Carmo”, afirmou o Reitor do Santuário, Padre Mailson Régis Queiroz. Para transportar a santa, foram convocadas 300 pessoas do Terço dos Homens, que se revezarão ao longo do percurso. “Serão os guardiões do andor”, afirmou o sacerdote, em entrevista realizada na manhã dessa segunda-feira.

O lema escolhido para a festa é Maria Mãe de um Povo Ferido, que é “voltado para as dores do povo”, segundo o sacerdote. “Temos jovens se matando, a família fica ferida; vemos idosos abandonados, que ficam feridos; pessoas sobem o morro para curar ou amenizar suas feridas, oram por isso aos pés de Nossa Senhora”. A preocupação com o sofrimento é tanto, que a identidade visual da festa mostra Nossa Senhora da Conceição entre habitações populares como as observadas no Morro (onde só tem água a cada três dias) e as palafitas dos alagados do Recife.

Já a cerimônia inter-religiosa acontece na pré-festa, no dia 23 de novembro, quando Nossa Senhora da Conceição (Yemanjá no sincretismo religioso) será homenageada por nada menos de 40 terreiros, segundo espera Paula Guedes, do terreiro de Pai Adão, o mais antigo de Pernambuco. De acordo com os responsáveis pelo Santuário, a cerimônia entrará definitivamente na programação oficial da Festa a partir de 2020, quando os terreiros e esperam fazer a lavagem do Morro. Os gestores do Santuários esperam presença de todas as igrejas, inclusive as evangélicas.

“Recebo do Santuário esse presente, essa retomada de paz entre as religiões, com diálogo, respeito, pertencimento”, disse Paula. Para o Reitor, a cerimônia simbolizando união de todos os credos é mais do que necessária: “Vivemos em tempos de muita intolerância, inclusive a religiosa”. No dia 24, às 9h, tem bênção para os motoristas. E às 18h, para os voluntários da festa.  São mais de 600 pessoas. No dia 6 de dezembro, haverá missa para o Exército (9h), quando mil militares são esperados. Entre os dias 28/11 e 9/12 serão celebradas  17 missas. O novenário tem início em 29 de novembro e contará com apresentações culturais: cantores, bandas, blocos líricos, maracatus. A Procissão da Bandeira que dá início à Festa ocorre no dia 28/11, com concentração a partir das 17h no Parque Urbano da Macaxeira,  que fica na Zona Norte da cidade.  A saída do cortejo está prevista para 18h. No dia 8/12, a Procissão sai do estacionamento da prefeitura do Recife (Cais do Apolo) às 15h. Até lá o #OxeRecife vai informando sobre a Festa do Morro, um dos altos mais queridos pelo #OxeRecife.

Hoje de manhã,  enquanto ocorria a entrevista, até o altar estava ocupado, com crianças ensaiando para a festa, conforme vocês podem conferir no vídeo:

Leia também:
O exemplo do Morro da Conceição
O “apito da titia”
Fé, saúde e cidadania na Festa do Morro
Santa, comércio, pedinte e jaleco
Santuário se veste de azul e branco
Morro da Conceição no Olha! Recife
Dia de prestar contas aos pés de Nossa Senhora da Conceição
Rei e rainha de Momo sobem o Morro
Dois pedidos para Conceição
O doce “fininho” de Nossa Senhora da Conceição
Dia de prestar contas a Nossa Senhora da Conceição
Santuário se veste de azul e branco
Homem da Meia Noite sobe Morro da Conceição
Entre o sagrado e o profano, Homem da Meia Noite sobe o Morro
Rei e Rainha de Momo sobem o Morro

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.