Morro da Conceição no Olha! Recife

Conheço um bocado de gente que nunca, mas nunca mesmo, subiu o maravilhoso Morro da Conceição, um local impregnado de muita fé, cheio de religiosidade, habitado por muita gente boa e de presença constante de romeiros. O Morro da Conceição, aliás, nem morro somente mais é. Porque virou um Santuário, com tudo que a classificação religiosa conferida pela Igreja Católica lhe dá direito. Pois quem nunca subiu um dos mais politizados e sagrados altos do Recife, a oportunidade é essa. É que o Morro da Conceição é um dos destinos do Projeto Olha! Recife desta semana.

O passeio ao Morro está programado para o domingo, 2. E é super oportuno, porque o mais famoso alto da Zona Norte está em festa, já que deu início nessa quinta (29) à 114ª edição da Festa do Morro, quando milhares de pessoas de todos os estados da região sobrem a ladeira para reverenciar Nossa Senhora da Conceição. Para mim, é uma das mais bonitas festas de rua do Recife. Em 2017, a área foi beneficiada com o Projeto Mais Vida nos Morros, o que lhe conferiu maior presença das cores azul e branco no seu casario. Ganhou mirante, canteiros e implantação de horta comunitária. O ponto de encontro dos participantes será no Largo Dom Luís, na esquina com a Avenida Norte, às nove da manhã do dia 2.

O Morro da Conceição virou um santuário, ganhou novas cores e impregnado de religiosidade  e tem até mirante.

 

Um dia antes, no sábado (1º), os participantes irão poder navegar por dentro do centro histórico do Recife, e compreender melhor a história e o meio ambiente da região, com o tradicional passeio de catamarã pelo Rio Capibaribe. Como o passeio é gratuito, é solicitado que cada participante leve um quilo de alimento não perecível que é doado para instituições de caridade da cidade. Exclusivamente para esta edição, os participantes precisarão levar doações de feijão e fubá para ajudar no projeto do Padre Damião. A saída para o passeio é às 9h, do Catamaran Tours.

O passeio de barco é um dos que apresentam maior demanda no Olha! Recife. Portanto, se quer singrar pelo rio, corra para se inscrever. Na quarta-feira (05), de volta ao centro da cidade, o Olha! Recife leva os participantes a um passeio que vai contar com a história por trás de cada rua dos bairros do Recife, Santo Antônio e São José. Os participantes devem estar às 14h, em frente à Praça do Arsenal, saída do roteiro. Todos os roteiros são gratuitos e provocam o cidadão recifense e o turista a conhecer cada detalhe da cidade. Como sempre ocorre, para participar é preciso se inscrever no site www.olharecife.com.br. As inscrições abrem às nove da manhã da sexta-feira (30).

Leia também:
O exemplo do Morro da Conceição
O “apito da titia”
Rei e rainha de Momo sobem o Morro
Dois pedidos para Conceição
O doce “fininho” de Nossa Senhora da Conceição
Dia de prestar contas a Nossa Senhora da Conceição
Santuário se veste de azul e branco

Serviço:
Olha! Recife no Rio (Sábado)
Dia: 01/12
Hora: 9h
Saída: Píer do restaurante Catamaran, no bairro de São José

Olha! Recife a pé no Morro da Conceição (Domingo)
Dia: 02/12
Hora: 9h
Saída: Largo Dom Luís, esquina com Avenida Norte

Olha! Recife a pé pelas ruas do Recife Antigo (Quarta-feira)
Dia: 05/12
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Fotos: Andrea Rego Barros/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.