Mais de 400 mil pessoas são esperadas no Santuário da Conceição

Não tem pandemia que abale a fé. Cerca de 400 mil pessoas são esperadas nessa quarta-feira, 8 de dezembro, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em um dos mais famosos altos do Recife. Tudo para comemorar  a 117ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, um dos eventos religiosos mais populares de Pernambuco. A partir da 0h, vai ser celebrada a primeira Santa Missa do dia, no palco montado na área externa do Santuário. As demais cerimônias vão ocorrer às 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h e 14h, no mesmo local. As missas campais retornam à programação este ano, após a suspensão dessas celebrações devido a pandemia do novo coronavírus, em 2020.

No interior do Santuário, as celebrações têm início à 1h e as outras setes Santas Missas previstas na Igreja vão ser realizadas às 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h. Devido a pandemia da Covid-19, a capacidade de público foi reduzida para 800 devotos por celebração. Com o tema: Aos pés da Imaculada Conceição do Morro, somos todos irmãos, e lema: Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã, minha mãe, a popular “Festa do Morro” volta as vias do Recife com a imagem da Santa do Morro.

Festa secular em Morro da Zona Norte vai ter carreata em homenagem a Nossa Senhora da Conceição.

Porém, ao contrário do que ocorria antes da pandemia, cortejo não será  feito a pé, mas sim  numa carreata que será realizada pela primeira vez na programação do festejo. A concentração do evento tem início às 15h e saída às 16h, na da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, em direção à Praça do Morro da Conceição. A Solene Celebração de Encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro 2021 vai contar com a presidência do Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, logo após a chegada da carreata que irá trazer a imagem da Santa do Morro vinda da Prefeitura do Recife, com previsão às 19h30.

As celebrações religiosas vão contar com a transmissão na íntegra pelo canal do youtube do Santuário do Morro da Conceição, além da presença da TV Pai Eterno (canal aberto 49 Recife) nas transmissões das Santas Missas das 4h e encerramento, e da Rádio Olinda 105,3 FM na transmissão das principais cerimônias do dia oito.  O acesso ao Santuário, bem como à imagem da Santa, segue conforme abaixo: Acesso ao Santuário: parte interna da Igreja, área externa (Torre) e lojas: duas entradas frontais. Saída do Santuário: duas saídas laterais próximas ao altar da Igreja. Acesso a Santa: duas entradas laterais com controle de pessoas para rápida visitação. A saída dessas pessoas irá garantir o acesso de outro grupo de devotos. Saída da Santa: uma saída posterior (por trás da Santa). Velas:Os fiéis que quiserem acendê-las, irão entregá-las a voluntários capacitados para a higienização segura do objeto e posterior acendimento. Como opção, os fiéis vão poder doar as velas para a Igreja.

Morro da Conceição tem as cores da Santa que deve atrair mais de 400 mil fiéis ao alto mais famoso da Zona Norte.

 

As confissões continuam nesta quarta-feira, das 6h às 21h, bem como os protocolos sanitários de acesso ao templo, com o uso obrigatório de máscara e higienização das mãos com álcool a 70% e pias com água e sabão. Outras informações através das redes e mídias sociais (instagram/facebook/youtube): santuariomorrodaconceicão e site: http://santuariomorrodaconceicao.com.br/. Quem quiser aproveitar o feriado pedalando, a Prefeitura informa que a Ciclovia de Turismo e Lazer vai funcionar das 7h às 16h. De acordo com a Secretaria de Turismo e Lazer cerca de 18 mil pessoas pedalam pela faixa exclusiva em feriados e finais de semana.

Leia também
Pandemia impõe mudanças à Festa de Nossa Senhora da Conceição
Festa e Santa em tempos de pandemia
Sequestro relâmpago leva apurado da Festa do Morro da Conceição
Entre a Santa, a calçada e o asfalto
O povo “ferido” da festa do Morro
A Missa da Aurora na Festa do Morro
Festa do Morro: entre o lixo e a fé
“Peçam  à Santa para a Compesa mandar água para o Morro”
Festa do Morro tem novidades
O exemplo do Morro da Conceição
O “apito da titia”
Fé, saúde e cidadania na Festa do Morro
Santa, comércio, pedinte e jaleco
Santuário se veste de azul e branco
Morro da Conceição no Olha! Recife
Dia de prestar contas aos pés de Nossa Senhora da Conceição
Rei e rainha de Momo sobem o Morro
Dois pedidos para Conceição
O doce “fininho” de Nossa Senhora da Conceição
Dia de prestar contas a Nossa Senhora da Conceição
Santuário se veste de azul e branco
Fé, política, mendicância e black friday na Festa da Conceição
Homem da Meia Noite sobe Morro da Conceição
Entre o sagrado e o profano, Homem da Meia Noite sobe o Morro
Rei e Rainha de Momo sobem o Morro

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e Andréa Rego Barros /Acervo #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.