Esvaziado e degradado, quase deserto, Centro tem duas campanhas para atrair consumidores

Está difícil. Como costumo andar pelo Centro do Recife durante passeios a pé em grupo, que ocorrem sempre aos domingos, é impossível avaliar a situação do movimento do comércio, já que as lojas estão fechadas, aos finais de semana. Na terça, fiz com o  amigo Fernando Batista – que reside em Salvador – um périplo pelos bairros do Recife Antigo, Boa Vista, Santo Antônio, São José.  Mas vamos ficar só nos três últimos, onde há maior concentração de comércio. A outrora movimentada Rua da Imperatriz do passado, era um vazio de gente e exibia uma  paisagem inóspita: 38 lojas fechadas, o maior número desde que o #OxeRecife começou a acompanhar o fenômeno. Também há prédios descaracterizados, zero verde, nenhum detalhe que a torne mais humanizada e atrativa para o público. Movimento mesmo, ali por perto, só no comércio tradicional de móveis da Rua do Aragão. Um outro retrato do esvaziamento: a Ponte da Boa Vista, elo de ligação entre as áreas comerciais da Boa Vista e Santo Antônio parecia um deserto, em plena terça-feira. Nos caminhos de pedestres, nela quase não havia gente.  Efervescência visível só no chamado vuco-vuco, como a população costuma chamar as ruas que ficam nas proximidades do Mercado de São José. O resto, só desolação. Ou seja, até agora, resultado das atividades do chamado Recentro, quase nada. A pergunta: Cadê a revitalização do Centro?

Em todo caso, de olho no Dia das Mães e na tentativa de atrair consumidores e movimentar os negócios no comércio do Centro do Recife, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) lançou duas iniciativas. Isso em parceria com a Prefeitura do Recife, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), e o  vagaroso Programa Recentro. Uma delas é a campanha Vem Pro Centro Dia das Mães para incentivar as vendas com prêmios. A outra é o Projeto Rota do Comércio, que dará mais visibilidade ao comércio do Centro por meio de um mapa interativo. Esta será lançada em quatro etapas, mas só a primeira já está em operação. A campanha Vem Pro Centro Dia das Mães ocorre durante cinco dias: começou na terça (9/5) e vai até o próximo sábado, dia 13. Os clientes que comprarem em lojas dos bairros de São José, Santo Antônio e Boa Vista concorrerão a um caminhão de prêmios e cinco vale-compras no valor de R$1 mil cada um. Gerentes e vendedores também concorrem. A cada R$50,00 em compras, em qualquer meio de pagamento (dinheiro, cartão, PIX), o cliente terá direito a três cupons. As lojas estarão sinalizadas com cartazes e terão material explicativo. Promotores devidamente identificados também vão circular pelas ruas para ajudar o cliente a realizar o  cadastro no site.

Em plena terça-feira à tarde, Ponte da Boa Vista – que liga dois bairros comerciais do centro – estava deserta

O presidente da CDL Recife e também do Sindilojas, Fred Leal, informa que a expectativa é incrementar as vendas em dez por cento, em relação ao mesmo período do ano passado. Fred informou que participam da iniciativa mais de dois mil estabelecimentos comerciais e MEIs de diversos segmentos, incluindo o comércio de rua, mercados públicos e o Shopping Boa Vista, que está inserido na área da campanha. Para participar da ação, o cliente precisa cadastrar o comprovante da compra no site: www.vemprocentrorec.com.br. No documento precisa constar o CNPJ, data de compra e endereço do estabelecimento. Pode ser uma nota fiscal ou canhoto do cartão de crédito. O sorteio será realizado no dia 17 de maio, às 10h, na sede da CDL Recife no bairro da Boa Vista. Também foi lançada a Rota do Comércio, é uma ação para despertar o interesse pelo combalido comércio do Centro.

Na nova plataforma, através de um mapa virtual, o público poderá identificar lojas, contatos e segmentos específicos. Também estarão disponíveis informações de serviços sobre estacionamentos privados e de Zona Azul, paradas de ônibus e visualizar pontos turísticos. Porém iniciativa está desenvolvida por etapas  a Rota vai envolver oito ruas, que perfazem cerca de  quatro quilômetros (um pouco menos do que as distâncias que percorri na terça, passando por quatro bairros.  As ruas incluídas na primeira etapa da Rota são: Imperatriz, Rua Nova, Rua da Palma, Rua da Concórdia, Rua Duque de Caxias, Pátio do Livramento, Rua da Penha e Rua das Calçadas. Posteriormente, a intenção é incluir o comércio de outras ruas do Centro na plataforma e na sequência polos comerciais de outros bairros da cidade. As informações sobre as lojas serão baseadas no Censo Lojista, levantamento realizado pela CDL Recife. As informações poderão ser acessadas através do site da CDL Recife (www.cdlrecife.com.br) e do Recentro (www.recentro.recife.pe.gov.br).

A Prefeitura até que limpa, mas os próprios comerciantes não respeitam as regras de educação e jogam lixo na calçada

O Projeto é uma realização da CDL Recife com apoio do Programa Recentro, da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e desenvolvido pela RAJ Tecnologia. “A Rota do Comércio é uma ação direta de apoio da Prefeitura do Recife ao lojista, divulgando os empreendimentos por segmento e serviços importantes, como a localização de paradas de ônibus e estacionamentos próximos às lojas, para que os consumidores ganhem tempo e conforto para fazer suas compras”, destaca Ana Paula Vilaça, chefe do Gabinete do Centro do Recife, que coordena o Programa Recentro. As ruas que compõem a Rota do Comércio também contam com ações intensivas de zeladoria e melhorias de infraestrutura, como a obra de drenagem na Rua da Concórdia.

O que falta, mesmo é tornar o Centro mais atraente.  Andei ontem a pé por vários locais e o que vi foi muita calçada com buracos, asfalto idem, lixo espalhado, um calor infernal por falta de arborização, Cinema São Luiz fechado, calçadas ocupadas por pedintes e moradores de rua, praças históricas detonadas e tomadas por lixo, como são os casos da Maciel Pinheiro e Dezessete. Felizmente as ruas que cercam o Mercado São José ainda permanecem livres para os pedestres, assim como a Praça Dom Vital, pela qual a gente quase não podia a pé transitar anteriormente, antes da disciplina imposta ao comércio ambulante da localidade e ruas vizinhas. E na qual, na gestão anterior, havia dias em que o acúmulo de lixo chegava à altura de uma pessoa. Também observei que a fiscalização está ativa, para evitar a invasão de camelôs em locais indevidos no bairro de São José. Já em vias como Nova e Imperatriz, penso que os ambulantes nem as procuram. Pois falta gente para que possam vender suas mercadorias. Desertos completos.

Abaixo, você confere mais informações sobre o centro do Recife

Leia também
#RecifeEmergênciaClimática: Rua da Imperatriz
Em dois anos, lojas fechadas aumentam 140 por cento na Imperatriz
Imperatriz tem  15 lojas fechadas
Imperatriz tem 26 lojas fechadas
Ponte da Boa Vista ganha abraço
Vamos salvar o centro do Recife?
Viva Guararapes: poluição sonora espalha decibéis além da conta
Vandalismo na calçada da ponte Duarte Coelho para retirada de cobre. Cadê o recentro?
Recentro é criado para cuidar do degradado centro do Recife. Agora vai?
Recentro usa forró para animar São José
Recentro: Pátio de São Pedro tem segurança
Centro do Recife requer mais do que só festa
Recife, 486 anos: Programação inclui Boi Voador, Viva a Guararapes e Bloco das Flores nas ruas
Viva a guararapes faz a última edição de 2022
Recentro faz sexta edição do Viva a Guararapes, mas avenida permanece ao Deus Dará
Festa: Avenida Guararapes rediviva? 
Ainda sem mudanças a apresentar Recentro faz a festa na Guararapes
Vandalismo da Ponte Duarte Coelho para retirada de cobre. Cadê o Recentro?
Nem o mastro da bandeira, em frente a um prédio militar, escapa da ação dos bandidos
Maracatu, escultura em bronze de Abelardo da Hora, também é pilhado
Mais uma estátua roubada no centro do Recife: o mascate sumiu da Dantas Barreto
Centro volta a ser pilhado no Recife
Mais uma ponte pilhada no Recife. Agora é a Maurício de Nassau
Placa em homenagem a vítima da ditadura volta à Ponte da Torre: “herói”
Atenção, Grupo Tortura Nunca Mais: Sumiu a homenagem a Cândido Pinto
Ponte Velha: caso do sumiço das luminárias já está na Ouvidoria
Pilhagem mal explicada na Ponte Velha
Cadê os lampiões da Ponte Velha?
Ponte Velha: População  reclama do “vandalismo oficial”
Ponte da Boa Vista volta a ser pilhada
Três pontes em obras. E a da da Boa Vista?
Ponte da Boa Vista pede socorro
Ponte da Boa Vista ganha abraço
Ponte da Boa Vista ganha reparos
Ponte do Limoeiro sofre mudança de gosto duvidoso
Ponte da Boa Vista tem trechos no breu
Ponte da Boa Vista ganha reparos
Ponte do Limoeiro sofre mudança de gosto duvidoso
Decadência no Cais do Imperador
Pronto projeto de recuperação do Parque das Esculturas  no Marco Zero
Pátio de São Pedro está sendo pilhado
Que horror, Pátio de São Pedro
Decadência no Cais do Imperador
Pronto projeto para recuperação do Parque de Esculturas no Marco Zero
Torre de Cristal sai do breu, mas peças ainda estão sem reposição
Que breu é esse na Torre de Cristal?
Torre de Cristal não pode apagar: Trevas onde devia haver luzes
Depois de pilhado à exaustão, Parque das Esculturas terá segurança 24 horas
O drama do Parque de Esculturas: Proteger o patrimônio não é caro
Instituto Oficina Francisco Brennand: O Recife não merece tamanho desrespeito
Parque das Esculturas pilhado. Cadê a serpente que estava aqui?
Parque das Esculturas e indignação: “Esse post é um pedido de socorro”
Marginais roubam tudo, de escultura de uma tonelada a trator. Punição…
Arte monumental & natureza generosa
Outra obra de Francisco Brennand sofre degradação no Centro. Veja qual é

Depois de pilhado à exaustão Parque das Esculturas será restaurado
Recentro é criado para cuidar do degradado centro do Recife. Agora vai?
Novas luminárias viraram alvo de marginais. Estão sumindo do centro
Ponte do Limoeiro sofre mudança de gosto duvidoso
Comunidade que a volta do Caranguejo da Aurora
Cais José Estelita e as luminárias que restam. Será que esta paisagem vai mudar?
Ilumina Recife  sacrifica luminárias tradicionais e descaracterizam cidade
Linda à noite, Ponte Duarte Coelho sofre atentado estético durante o dia
Vamos salvar o centro do Recife?

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.