Ela merece todas as homenagens do mundo. Pela inteligência, pela irreverência, pela ousadia, pelo conjunto da obra. Seu repertório fica para sempre em nossas mentes e corações: Mania de você, Lança Perfume, Amor e sexo, Agora só falta você, Caso sério… Enfim, Desculpe o auê. A “Ovelha Negra” pediu passagem para um outro plano e já está lá em cima, no meio das almas branquinhas, representadas por ovelhas.
Pelo menos, é assim que o cartunista Guilherme Bandeira interpreta a última viagem da primeira dama do rock brasileiro (foto acima). Já Cláudio Duarte inspirou-se em um gesto de Rita Lee, durante entrevista ao jornalista Pedro Bial, quando ele pediu para que ela lesse o último parágrafo de sua biografia, em que a artista afirma ter certeza que fez “muita gente feliz”. Logo após, ela coloca o dedo na boca, com seu jeito moleque. A imagem foi muito repetida no dia da partida da primeira dama do rock brasileiro. Aliás, da Rainha do Rock, cuja música encantou até o Príncipe Charles, agora rei. Pelo menos foi o que se informou nos noticiários de TV. Já foram muitas as celebridades que deram depoimento sobre Rita Lee. Mas, sinceramente, gostei muito – mas muito mesmo – da homenagem dos cartunistas, com exposição virtual “Rita Leenda! A ovelha negra entre as nuvens brancas”.
Já foram muitas as celebridades que deram depoimento sobre Rita Lee. Mas, sinceramente, gostei muito – mas muito mesmo – da homenagem dos cartunistas, com exposição virtual “Rita Leenda! A ovelha negra entre as nuvens brancas”.Rita Lee, claro, partiu para outra jornada, mas ninguém a esquecerá. Está em nossas almas, nossas lembranças, nossos corações. Com o encantamento da artista, começaram a eclodir cartuns e caricaturas homenageando a musa do rock.
O presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, José Alberto Lovreto (JAL) foi reunindo as homenagens e logo postou tudo no Blog oficial do Troféu HQMIX em homenagem à lenda do rock nacional. De início, foram mais de 50 cartuns, mas o número poderá aumentar com outros que se juntarão a estes no decorrer do mês de maio. A exposição virtual que não tem data para terminar. Afinal os cartunistas se identificam com a própria Rita e seu humor corrosivo.
Leia também
Thiago Lucas: Morte e Vida Severina e a Geografia da Fome
Chico Buarque enfim recebe Prêmio Camões, depois de quatro anos de espera
Valencianas: Ingressos esgotados
Dupla divina: Marisa Montecom Paulinho
Fim de feriadão com Alceu Valença
Lia, a Rainha da Ciranda será homenageada em duas escolas de samba em 2024, no RJ e SP
Comendador Maluco Beleza
“Valencianas”: ingressos esgotados
O Pirata José de Bia e Alceu
Trio segue caminho de pais famosos
A Doce Menina de Ceceu Valença
Bia Villa-Chan: bandolim e MPB
Novata, Bia canta com veteranos do Quinteto Violado
Pedacinho de mim na Passa Disco
Kizomba, Kaduro, Funaná e Frevo
Dupla divina: Marisa Monte com Paulinho
Wesley Safadão vai ser a cara da Pitu
Desempena, Almério você vai longe
Zé da Flauta lança livro
Capiba, o gênio da música ganha espetáculo em sete ritmos
Da Lama ao Caos: Escritos inéditos de Chico Science podem ser conhecidos pelo público
Cantores Martins e Almério no Teatro Guararapes
Música: Martins brilha no rio sob o sol
Cannibal: Devotos, rock,punk e livro
Poço das Artes: Noel Rosa por Wlamir Chagas tem sessão extra
Silverio Pessoa e Josildo Sá, o encontro do canavial com a caatinga
O terno caboclo sonhador no Plaza
Caboclo sonhador, Maciel Melo vira garoto do calendário
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Reproduções de cartuns em homenagem a Rita Lee