Upcycling: Moda e sustentabilidade

Eco fashion. Moda ecológica. “Upcycling”. Estar em dia com as tendências nem sempre implica em descarte de antigas coleções e renovação de guarda roupa a cada estação. O conceito hoje é diferente. É aproveitar o que se tem. E sustentabilidade virou palavra de ordem. Em Pernambuco, quando o tema é este, pelo menos duas iniciativas são dignas de registro aqui no #OxeRecife: a Daterra Projetc e a Roda. Ambas se preocupam em desenvolver produtos que aproveitam resíduos industriais.

O Daterra Project funciona no município de Riacho das Almas, a 131 quilômetros do Recife. E aproveita os resíduos das fábricas de jeans que atuam no Polo de Confecções do Agreste, principalmente de Toritama, que é referência nacional na produção de vestuário à base do famoso “indigo blue”. A Daterra Project reaproveita as sobras e cria tramas que são utilizadas por outras empresas na fabricação de roupas, vestuário, calçados, bolsas. A primeira trama desenvolvida foi a Zig-zag, mas a empresa acaba de lançar novos padrões, como a Pied e a Escada. A Daterra Projetc ganhou o Prêmio Fashion Future 2022, do Instituto C&A,  como reconhecimento por ser  “um negócio de impacto social”.

O Daterra Project transforma sobras de jeans em tramas que abastecem indústrias da moda de todo o país

O Daterra atende a encomendas de empresas de todo o país, segundo a idealizadora e diretora do empreendimento, Adjane Maria Alves. Com a iniciativa, ela conseguiu mudar a vida de mulheres da Vila Vitorino, que sobreviviam da agricultura ou de programas sociais e que hoje trabalham na produção das tramas, muito solicitadas por fábricas, artesãos, grifes que dão prioridade à produção de peças sustentáveis. Já a Roda  é uma iniciativa de economia circular, que resulta de parceria entre a Stellantis Latam / Jeep, empresas que atuam no Polo Automotivo implantado cidade de Goiana, a  60 quilômetros do Recife. A Roda congrega designers conhecidas – como Mariana Amazonas e Joana Lira.  Elas utilizam sobras das indústrias para confeccionar artigos como bolsas (foto superior, com o casal), sapatos, roupas, objetos.

Ecodesigner e Cofundadora da Roda, Mariana Amazonas é  convidada da live que acontece na terça (17/05), tendo como tema Moda Upcycling – Consumo sustentável e desacelerado.  Também participam  Lylian Berlim (Pesquisadora e consultora do Sebrae). Chama-se Upcycling a técnica com a qual cria-se novas peças a partir de material descartado, e que iriam parar na natureza, aterros sanitários, lixões. O mediador será Flávio Barbosa (assessor de Design e Moda da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult). A live será às 17h, no Canal da Secult no YouTube (https://youtube.com/user/SecultPE. E   o assunto está na ordem do dia. Todas as empresas conscientes – sejam de moda ou não – mostram preocupação com a sustentabilidade. As grandes corporações anunciam com estardalhaço iniciativas em defesa do meio ambiente, pois sabem o desgaste que sofrem quando não respeitam a natureza.

Outras iniciativas, de empreendimentos menores – como a Roda e a Daterra Project-  fazem a sua parte, com trabalho de formiguinha, em  defesa da natureza.  Há outras, também de pequeno porte, como o Armazém Etapa Final (em Casa Amarela, Zona Norte do Recife), que não produz moda, pois vende material de construção. Mesmo assim, mantém coletores de materiais recicláveis  – papelão, plástico, latinhas – que são repassados a cooperativas de catadores ou transformados em objetos. No Brasil, há empresas que já divulgaram produtos – inclusive em publicações aqui no #OxeRecife – como óculos produzidos a partir de material recolhido nas praias, e até malas fabricadas com garrafas PET, um dos principais vilões de córregos, riachos, canais, rios, dos oceanos.

A data para discussão tão importante em live foi muito bem escolhida. Afinal, 17 de maio é o Dia Internacional da Reciclagem. E reciclar é preciso. Cada vez mais. Até porque a natureza pede socorro, nesses tempos de aquecimento global e crise climática.

Nos links abaixo você pode conferir algumas dessas iniciativas. Vamos lá?

Leia também
Aproveitamento de sobra de jeans rende prêmio: Moda do futuro
Que tal escolher presentes sustentáveis? 
Moda Sustentável na Fenearte
Malas feitas com garrafas PET chegam ao Comitê Olímpico Brasileiro
Óculos ecologicamente corretos feitos com plásticos colhidos no mar
Canudos plásticos de praia viram óculos e natureza agradece
Novidade: Moda sustentável com tênis a partir de garrafas PET recicladas
Malas feitas com garrafas PET chegam ao Comitê Olímpico Brasileiro
Plásticos nas praias viram embalagens
Reciclagem para poupar os oceanos
O fuxico que vira renda
O Dia das Mães é vermelho?
Refazenda: Água inspira nova coleção
Novidade harmoniosa na Praça de Casa Forte
Refazenda lança Coleção Cor de Agrião em feira de produtos orgânicos
Tereza e Oluyiá, mãe e filha em expô
Onda verde: Terrários viram colares
Os colares exclusivos de Tereza
Aprenda a estampar suas roupas
A “família” de Francisca está pronta para o reveillon
Os trajes juninos da família de Francisca
As roupinhas e máscaras coloridas da família de Francisca
C&A entra na era do carro elétrico
Que tal escolher presentes sustentáveis? 
O lixo que virou lixeira
Reciclagem de plástico rende utensílios domésticos e corrimão nos morros
Quatro milhões de canudos a menos no mercado
Reciclagem de esponjas poupa natureza
Boa ação na coleta de… sutiãs
A Serra Pelada de Sinha é só riqueza

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.