Troque o lixo eletrônico por uma planta e deixe o Capibaribe respirar

Compartilhe nas redes sociais…

Sabe aquele monitor que você tem em casa e não usa mais? Junte com outro material eletrônico que você iria descartar e entregue no Plaza Shopping, no bairro de Casa Forte. É que o centro de compras fechou uma parceria com a Prefeitura do Recife para coletar lixo eletrônico e dar destinação correta a esse tipo de material.  Tudo para marcar o Dia Internacional da Reciclagem, que transcorre nesse 17 de maio. Tem mais, a cada dois itens entregues, você terá direito a ganhar uma plantinha, que tanto pode ser decorativa quanto medicinal. Ou, se preferir, levar uma garrafinha de biofertilizante, para cuidar de sua horta doméstica ou do seu jardim.

Eu mesma já juntei aqui umas peças para levar. Entre elas alguns “dinossauros”, dos tempos que a gente precisava fazer “jacaré” nos orelhões ou nos telefones dos hotéis do interior do Nordeste, quando a urgência era grande e as cidades não tinham Internet. Era a chamada conexão por telefone. Lembranças das  dificuldades de comunicação do passado à parte, a ação é muito importante, pois o descarte incorreto desse material produz um grande mal à natureza. O Capibaribe que o diga! Basta dar uma olhada no rio, para ver a quantidade de monitores – de TV ou computadores – boiando. Não é pouco não.

Material já separado para entregar no ponto de coleta de lixo eletrônico, no Plaza Shopping

Televisores e monitores e outros objetos eletrônicos recolhidos no seu leito inclusive podem ser vistos em grande quantidade no Capibar, que fica  à margem do Capibaribe e que uma vez por ano faz uma grande ação de limpeza. No Plaza, a coleta ocorre entre os dias 17 e 19 de maio, das 12h às 18h.    A ação do Shopping acontece no piso E1 do edifício garagem. A cada dois itens entregues, o cidadão receberá em troca uma muda de planta (ornamental ou medicinal), produzida no Jardim Botânico do Recife. Ou uma garrafinha de 300 ml de biofertilizante. Qual você prefere?  A ONG Sempre Viva Social, que realiza ações assistenciais, desenvolve projetos socioambientais e promove a profissionalização das pessoas, será beneficiada.

O ponto de coleta receberá resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos, como: CPUs, notebooks, nobreak, estabilizadores, monitores, fontes, HDs, cabos de força, eletrodomésticos, carregadores, celulares, tablets, impressoras, leitores de CD/DVD, placas e lâmpadas de led, entre outros materiais. Muitas substâncias contidas nos eletrônicos podem permanecer no solo por séculos, contaminando o meio ambiente, enquanto alguns materiais nobres como ouro, prata, cobre, platina e metais raros são difíceis de se conseguir na natureza e podem ser reutilizados para fabricar outros eletrônicos. Além de contar com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, que vai fornecer mudas através do Jardim Botânico; a ação conta ainda com o apoio da a Saga Consultoria, que vai dar todo apoio logístico no transporte das mudas, coleta, tratamento e destinação final dos resíduos eletrônicos. A empresa vai reverter os créditos para a ONG Sempre Viva.

Leia  também
Não jogue eletrônicos no  Rio Capibaribe
Ciranda, lixo eletrônico e plantas
Coletor para lixo eletrônico no RioMar
Presépios com lixo tecnológico
Barco robô vai tirar lixo do oceano
O lixo que virou lixeira
Lixo: Dia de “pescaria” no Capibaribe
Descarte correto de lixo tem manual

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins (Acervo #OxeRecife)

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.