O Movimento Pró-Criança sempre presente. Depois de ter cancelado a cerimônia de instalação do seu segundo Núcleo de Inclusão Digital – programado para o dia 31 de maio – a entidade deu início a ações de solidariedade às famílias atingidas pelas chuvas no Recife e em Jaboatão dos Guararapes, com distribuição de alimentos a adultos e crianças em situação de vulnerabilidade social, o público alvo da organização não governamental.

O Pró-Criança é ligado à Arquidiocese de Olinda e Recife. Logo após o temporal, o Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, mobilizou as paróquias para que fiquem de portas abertas, a fim de receber donativos para as vítimas do temporal. No Recife, o Pró-Criança, por meio da gestão da Unidade Coelhos e com o apoio do Projeto Direitos Promovidos – crianças, adolescentes e jovens com qualidade de vida (Fundação Mapfre), fez a doação de alimentos. Os donativos foram enviados ao Oratório da Divina Providência, entidade parceira do Pró-Criança, em Campina do Barreto, na Zona Norte da cidade. Os kits com itens como arroz, feijão, frutas e ovos vão ajudar cerca de 50 famílias que perderam os poucos bens que tinham, depois das fortes chuvas. São mães, pais e responsáveis dos educandos dos cursos gratuitos de teatro e dança que o Pró-Criança e o Oratório mantêm na comunidade, mas também outras pessoas que vivem no entorno e não são beneficiárias diretas das ONGs.
Em Jaboatão, a equipe da Unidade Piedade visitou famílias de uma ocupação que fica nas proximidades do prédio, na comunidade Dom Helder, no bairro de Piedade. Além de levar um pouco de esperança e acolhimento, os colaboradores do Pró-Criança doaram cestas de alimentos que incluíam salsicha, macarrão e biscoitos às famílias que vivem em situação de extrema pobreza. Veja como contribuir para que o Pró-Criança ajude ainda mais famílias. Os interessados em fazer doações podem procurar o setor psicossocial de uma das três unidades da ONG pelo WhatsApp: Unidade Coelhos: (81) 98802.9574, Unidade Recife Antigo: (81) 98802.9576, Unidade Piedade: (81) 98865.9756. Na Região Metropolitana, são muitos os casos de omissão das autoridades e, realmente, o voluntariado está fazendo a diferença.
No Recife, a Assembleia Legislativa criou a Ação Alepe Solidária, para recolher donativos para as vítimas das enchentes. São bem vindos alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, água, agasalhos, cobertores. O Presidente da Casa, Eriberto Medeiros (PSB) em visita ao Governador Paulo Câmara (PSB), prometeu agilizar projeto de lei do Executivo que isenta as vítimas das chuvas do pagamento da retirada de documentos.
Leia também
Óbitos passam de cem e 24 municípios estão em emergência
Tragédia: Dia de ver o que sobrou
Chuva, alagamento e monitoramento
Rede de fast food jogou lixo no canal?
Moradores reclamam mais uma vez da sujeira da McDonalds. Fiscalização?
Temperatura amena, chuva e “estiagem” em casa
Ventos, frio e chuvas de agosto
Com chuva e sem água na torneira
Recife tem chuvas concentradas mais uma vez. Emergência climática?
Em três dias, 71 por cento de toda a chuva prevista para abril
Chuva (de seis horas) equivalente ao previsto para dez dias do mês de março
Cinco dias de chuva que valem por cinco
Temporal derruba oito árvores
Zona Norte: Ruas e garagens alagadas
Ruas inundadas e Capibaribe cada vez mais caudaloso
Lixo retirado dos canais já é 20 por cento do total coletado no Recife
Lixo oficial permanece às margens do Rio Capibaribe
Praça de Casa forte perto do fim dos alagamentos
Águas pluviais e esgoto doméstico: quando tudo se mistura sob o chão
Chuvas: Jacarés ganham ruas
Temporal: Formigueiro e ninho de João-de-barro à prova de chuva
Segunda feira de chuvas sem o romantismo dos blocos
Morros ganham parceria contra chuva
Chuva: Se precisar chame o 0800 0813400
Eventos adiados devido à chuva
Chuva adia caminhada do Forró e fecha equipamentos culturais do Recife
Urgente: Chuva fecha Jardim Botânico
Crise hídrica na conta de energia e excesso de chuva no Sertão
Exposição: O Sertão virou mar no Cais
Ministro manda oceanógrafo trabalhar na caatinga. E o sertão já virou mar?
Chuva atrapalha produção de frutas
Chuva no Sertão prejudica fruticultura
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Pró-Criança / Divulgação
