Chuva (de seis horas) equivalente ao previsto para dez dias de março

Haja chuva. As águas de março chegaram  com força. O Recife computou nada menos de 72,20 milímetros de precipitação pluviométrica em período de seis horas. Ou seja, o equivalente a dez dias da média histórica de março, que é de 212,20 milímetros para todo o mês. Na última sexta já havia chovido 75mm em doze horas. Na segunda, o pico da maré chegou a 2,4 metros, às 5h20m, prejudicando quem estava na rua muito cedo. Três árvores caíram e 25 semáforos tiveram pane.

Felizmente, pelo menos na manhã, só foram registradas ocorrências, como estas, que são consideradas “leves”pela Prefeitura. Pela manhã, foram 35 solicitações de vistorias e 60 pedidos de colocação de lonas plásticas. As equipes estão de prontidão para atender os chamados, que devem ser feitos pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h por dia. A Prefeitura do Recife informou que está investindo mais de R$ 96 milhões na Ação Inverno 2021. Elas incluem ações de defesa civil, obras de contenção de encostas, eliminação de pontos de acúmulo de águas e limpeza de canais, entre outras.

Equipes formadas por 150 agentes e 165 orientadores de trânsito da CTTU trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas tentam realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. É que 25 semáforos deram problema. Oito já foram atendidos. As equipes técnicas  estão em deslocamento para normalizar todo o sistema, segundo a CTTU. “A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 162 câmeras de videomonitoramento”,informa a PCR. Em algumas áreas, a Emlurb teve que realizar desobstrução usando equipamentos de sucção. Inclusive nas avenidas Boa Viagem, Agamenon Magalhães, Mascarenhas de Moraes, Conselheiro Aguiar, Caxangá, General San Martin, Rosa e Silva, Ruy Barbosa, além da Estrada dos Remédios, rua das Crioulas, rua Cardeal Arcoverde e rua Amélia.

Leia também:
Cinco dias de chuva que valem por cinco
Chuvas: Jacarés ganham ruas
Segunda feira de chuvas sem o romantismo dos blocos
Morros ganham parceria contra chuva
Chuva: Se precisar chame o 0800 0813400
Eventos adiados devido à chuva
Chuva adia caminhada do Forró e fecha equipamentos culturais do Recife
Urgente: Chuva fecha Jardim Botânico

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.