Temporal derruba oito árvores

É chuva que não acaba mais. Em 24 horas, a precipitação pluviométrica chegou a 82 milímetros no Recife, o equivalente a 25 por cento da previsão para todo o mês de abril, cuja média histórica é de 326 milímetros. Oito árvores caíram devido à ventania, e seis haviam sido removidas no final da tarde. Segundo a Emlurb, as árvores que tombaram ficam nas seguintes localidades: Rua da Harmonia (Casa Amarela), Avenida Conselheiro Aguiar (Boa Viagem), Rua Gil Carneiro  da Cunha (Casa Forte), Parque de Exposição de Animais (Cordeiro), estacionamento da Prefeitura do Recife, Rua João Ramos (Graças), Avenida Manoel de Medeiros (Dois Irmãos) e Estrada do Bongi.

“Seis já foram concluídas e as demais estão com o serviço em andamento”. Segundo a Prefeitura, a autarquia realizou a desobstrução de alguns pontos de acúmulo de água no dia de hoje. Caminhões equipados com jato de sucção atuaram em diversas vias da cidade, a exemplo da Estrada do Encanamento. Apesar do temporal, a Defesa Civil do Recife informou que foram registradas apenas chamados de rotina desde a madrugada, sendo 39 solicitações de vistorias e 15 pedidos de colocação de lonas plásticas, sem casos graves. A temporada invernosa tem sido marcada por contrastes, alternando dias ensolarados que parecem de verão, com concentração de chuvas. Em março, por exemplo, foi registrado um temporal por seis horas, que valeu por dias dias da  precipitação prevista para aquele mês.

 

“As equipes estão de prontidão para atender os chamados, que devem ser feitos pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h por dia”, informa a Defesa Civil. A Prefeitura  informou que está investindo mais de R$ 96 milhões na Ação Inverno 2021, incluindo ações de defesa civil, obras de contenção de encostas, eliminação de pontos de acúmulo de águas e limpeza de canais, entre outras.  A autarquia também realizou a desobstrução de alguns pontos de acúmulo de água no dia de hoje. Caminhões equipados com jato de sucção atuaram em diversas vias da cidade, a exemplo da Estrada do Encanamento. Em alguns bairros, como Apipucos, chegou a faltar luz.

Equipes formadas por 150 agentes e 165 orientadores de trânsito da CTTU trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. Desde a madrugada deste sábado até o início da tarde, foram registrados dois sinistros de trânsito com vítima, nenhuma fatal. No período, a CTTU registrou ocorrências em 17 semáforos, todos já resolvidos. As equipes técnicas já estão em deslocamento para normalizar todo o sistema.

Leia também:
Chuva (de seis horas) equivalente ao previsto para dez dias do mês de março
Cinco dias de chuva que valem por cinco
Chuvas: Jacarés ganham ruas
Segunda feira de chuvas sem o romantismo dos blocos
Morros ganham parceria contra chuva
Chuva: Se precisar chame o 0800 0813400
Eventos adiados devido à chuva
Chuva adia caminhada do Forró e fecha equipamentos culturais do Recife
Urgente: Chuva fecha Jardim Botânico

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.