Cinco dias de chuva que valem por 20

Haja água. Mas muita água mesmo. Ontem à noite, quando voltava para casa, encontrei chuva torrencial pela frente, que perdurou por toda a madrugada, por parte da manhã e que permanece ocorrendo agora à tarde, embora em menor intensidade. E os resultados d chuvarada estão aí, não só no Recife, como na Região Metropolitana, onde o número de mortos chega a onze (às 13h), sendo cinco na Capital. Chuva foi demais. Pelo menos no Recife. De acordo com a Prefeitura, os 241 milímetros de densidade pluviométrica equivalem a 20 dias da média histórica registrada  no mês de julho em nossa cidade.

“Com a chuva intensa em terrenos já encharcados, aumenta muito o risco de deslizamento, o que gerou a renovação do alerta para que a população das áreas de risco deixem suas casas”, aconselha a Defesa Civil do Recife. Desde a última sexta-feira (19), a Defesa Civil do Recife emitiu cinco alertas de chuvas para que a população deixe as áreas de risco e procure abrigo.

O alerta tem sido enviado para 31 mil famílias do Recife por SMS. Ao todo, foram cobertos 11.852 pontos de risco com lona, medida paliativa para reduzir os riscos de deslizamentos de barreiras. Segundo a Prefeitura, o número de ocorrências caiu quase 66 por cento em relação a igual período do ano passado.  A Prefeitura informa que está com mais de 1.000 profissionais nas ruas da cidade para trabalhar no monitoramento dos casos e na mitigação dos efeitos da chuva. Deste total, 350 profissionais são da Defesa Civil. A rede municipal de ensino voltou às aulas nesta quarta. Mas, em virtude das chuvas, 10% das escolas tiveram as aulas suspensas. Quem necessitar, deve telefonar para a Codecir (08000813400).  A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h. Curioso é que apesar de tanta água, tem bairro com as torneiras secas nessa quarta-feira, como é o caso de Apipucos.

Leia também:
Chuva de duas semanas em doze horas
Chuva de 21 dias em três horas
Tanta chuva e… cadê a água?
Se precisar chame o 0800813400 
Eventos adiados devido à chuva
Chuva adia Caminhada do Forró
Temporada no Pátio adiada devido à chuva
Chuva, grama sintética e mau gosto
Chuva de 21 dias em três horas

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: PRF recebidas pelo WhatsApp

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.