Chuvas: Jacarés ganham ruas no Recife mas Cprh os devolveu à natureza

O mundo pegando fogo, e eu falando dos bichinhos. Ou melhor, dos animais silvestres, principalmente de jacarés que deram para aparecer nas ruas do Recife. Nem tanto por conta do esvaziamento urbano, provocado pelo isolamento social determinado pela pandemia – como foi o caso das capivaras e outros mamíferos – e mais pela temporada chuvosa. Nada menos de nove deles foram reintroduzidos à natureza nessa semana, segundo informa a Agência Estadual do Meio Ambiente (Cprh). Estavam “passeando” nas ruas da Capital.

Foram sete jacarés-do-papo-amarelos (Caiman latirostris) e dois da espécie coroa (Paleosuchus palpebrosus). ”Essa quantidade de jacarés deve-se principalmente ao período chuvoso, pois ocorre o transbordamento de água em rios e em outros espaços,  como os canais, e    os animais saem para explorar novos ambientes”, conta Yuri Valença, Gestor do Centro de Triagem de Animais Silvestres da Cprh, o Cetas Tangara, onde os animais passaram um período para reabilitação e sendo preparados para o retorno ao ambiente selvagem, de onde nem deveriam ter saído.

Yuri informa,também, que com o avanço da especulação imobiliária e ocupação de  margens de rios, lagoas e riachos, eles estão cada dia mais perto de nós. “Os córregos, por exemplo, há alguns anos, dividia ambientes. Em muitas áreas foram erguidas construções, junto aos córregos. Por isso, o aparecimento desses animais, nas ruas e  residências” , explica.

Além dos jacarés, foram liberadas nove cobras: três corais, cinco jiboias e uma papa-ovo. A ação foi realizada na tarde da quinta-feira, em área de mata que fica dentro de uma Unidade de Conservação Ambiental  administrada pela Cprh,  no município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.  De acordo com o gestor do Cetas Tangara, a soltura dos répteis foi realizada em conjunto o Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis – LIAR/UFRPE, coordenado pela professora Jozélia Correia.

Leia também:
Jacarés liberados em Dois Irmãos
Chuvas levam jacarés às ruas
Resgate de jacaré desorientado no mar
Jacarés urbanos voltam à natureza
Até jiboia é apreendida em cativeiro
Motociclista e PRF salvam jiboia
De bicicleta, com a jiboia amiga
Jiboia recolhida na Madalena
O timbu, a coruja e a cobra coral
Pandemia e natureza: animais silvestres ocupam as áreas urbanas vazias
Entre a pandemia e o desmatamento
Capivara assustada e ferida no mar
Pandemia e a volta das capivaras

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Cprh / Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.