Parem de derrubar árvores (493B). Prefeitura leva nova multa em Boa Viagem

Compartilhe nas redes sociais…

A sanha da motosserra insana parece mesmo não ter limites no Recife. Infelizmente. O pior é que tanto a Prefeitura quanto parlamentares da Situação alinharam um discurso segundo o qual a população de Boa Viagem é contra a construção de habitacionais no terreno da antiga Vila da Aeronáutica, porque não quer se misturar com pobre. Mas não é isso. No Recife da emergência climática e do arboricídio, fica difícil assistir  de forma indiferente à derrubada de 130 árvores de uma vez só. Ao mesmo tempo que se observa filhotes de pássaros, saguis, quatis, gambás e outros pequenos mamíferos morrendo por conta da devastação.

Lembram que nos dias 16 e 18 de agosto, o #OxeRecife denunciou o arboricídio coletivo na última área verde que restava naquele trecho de Boa Viagem? Recordam que a Agência Estadual do Meio Ambiente e a CPRH multaram a Prefeitura do Recife, porque derrubaram as árvores da quadra 1 e 2, ação que foi embargada pelos órgãos ambientais, porque a documentação para as degolas não estava completasegundoo governo estadual?  Pois de acordo com a CPRH, as mesmas máquinas que destruíram a vegetação daquelas duas quadras estão acabando, agora, com as árvores  das quadras 3, 4 e 5. A destruição ocorre na Avenida Vinte de Janeiro, próximo à Estação do Metrô, em Boa Viagem.

Vizinhos dos lotes da matança de árvores – 130 segundo a própria Prefeitura – fizeram protesto no local, neste final de semana e se queixaram até da presença da Guarda Municipal, que devia “estar protegendo o povo e não ficar contra ele”. Por conta da degola nos dois primeiros terrenos (1 e 2), a Prefeitura já havia sido multada em R$ 550 mil. Após novas denúncias, a CPRH voltou à área, e observou que cinco máquinas usadas nos cortes anteriores não estavam lá, mas as marcas indicavam que a retirada tinha sido recente e que as mesmas haviam sido utilizadas para novos cortes nos demais lotes.  A lei, no entanto, não permite nem retirada nem uso de máquinas de local embargado  (no caso o 1 e o 2).

De acordo com a CPRH, máquinas estavam sendo usadas para erradicar as árvores dos demais lotes (estes últimos já com licença ambiental). Mas como a legislação não permite uso de maquinário de área alvo de embargo,  a Prefeitura do Recife sofreu outra multa, dessa vez de R$ 50 mil.  A  Prefeitura alega que já tem autorização ambiental para a retirada das plantas (8047577325) nas cinco quadras, mas a CPRH reitera que como as duas primeiras estão sub judice, as máquinas não poderiam ter sido retiradas do local . Também aponta outras incorreções que ferem resoluções do Consema. Vamos ver quem tem razão. Mas uma coisa é certa: o Recife já não suporta mais tantos arboricídios.

“A CPRH avaliará,  juntamente com sua assessoria jurídica, a adoção de novas medidas administrativas cabíveis”. O #OxeRecife só tem uma perguntinha: Por que que toda obra pública oficial na nossa cidade – creche, parque,  praça, ponte, escola – sacrifica tantas árvores? Será que não há alternativas na arquitetura que poupe o verde? Porque destruir tanto o que já vem se tornando tão escasso nesses tempos de mudanças climáticas?

OBS: Para não bagunçar o inventário do cemitério de árvores do Recife no #OxeRecife, através da série #paremdederrubarárvores, os posts sobre o caso Boa Viagem/ Vila da Aeronáutica estão numerados como 493, 493A e 493B. E assim por diante, em caso de desdobramento. Assim, evita-se superposição de vítimas de arboricídio.

Nos links abaixo, você pode conferir perdas em massa de árvores em vários bairros da cidade, por conta de obras públicas e também em canteiros de construção de edifícios (particulares). Triste demais, não é?

Leia também
Parem de derrubar árvores (493): Degola geral e oficial em Boa Viagem
Parem de derrubar árvores(493A).Obra pública sacrifica 130 em Boa Viagem
Parem de derrubar árvores (493A). Obra pública sacrifica 130 em Boa Viagem
Parem de derrubar árvores (493) Degola geral e oficial em Boa Viagem
Parem de derrubar árvores (387). Arboricídio em série em obra da Prefeitura acaba com esse verde na Zona Norte
Parem de derrubar árvores (437). Perdas no canteiro de obras do Monteiro
Parem de derrubar árvores (426). Em obras, Praça do Monteiro perde três de uma só vez
Parem de derrubar árvores (429). Obras públicas eliminam árvores na Zona Norte
Parem de derrubar árvores (431). Construção da Ponte Jaime Gusmão sacrifica mais uma
Parem de derrubar árvores (436). Menos uma no Jardim do Poço, em implantação
Parem de derrubar árvores (417): Degola de 32 na implantação do Parque Jardim do Poço
Parem de derrubar árvores(418). Aena transforma imbiribeira em cemitério de árvores
Parem de derrubar árvores (313). Na Estrada do Encanamento
Parem de derrubar árvores (324).Degola atinge 80 no Poço da Panela
Parem de derrubar árvores (389). Degola no Centro de Saúde Ermírio de Moraes
Parem de derrubar árvores: Arboricídio em massa no Parque das Graças
Parem de derrubar árvores (260). Treze degolas no Museu do Estado

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos e vídeo: CPRH/ Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e  de Fernando de Noronha

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Fique atento aos períodos de consumo proibido de caranguejo-uçá em 2026

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.