Parem de derrubar árvores (493).Degola geral e oficial em Boa Viagem

Compartilhe nas redes sociais…

A Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) embargou, na tarde deste sábado (16/08) as obras de construção de um habitacional da Prefeitura, na chamada Vila da Aeronáutica, no Bairro de Boa Viagem, Zona Sul.  O motivo: arboricídios em série, como é comum ocorrer nesta cidade da motosserra insana, de tantas árvores degoladas. Na capital pernambucana, não há obra pública que não as tenha sacrificado. Até mesmo na implantação de parques, de creches, de pontes,  de requalificação de calçadas.

O #OxeRecife vem denunciando essa prática há tempo, mostrando que o Recife da emergência climática vive perdendo sem dó o seu patrimônio verde. Infelizmente, sem a reposição devida na maior parte dos casos. Hoje o clamor não veio da série #paremdederrubarárvores do nosso Blog, que transformou-se em campanha de caráter permanente, devido à gravidade da situação.

Desde cedo, moradores daquele bairro da Zona Sul deram o alerta nas redes sociais. Começaram a protestar contra a destruição do pouco verde que resta em Boa Viagem, já transformado em ilha de calor há tempo, por conta de sua excessiva verticalização. De acordo com nota distribuída pela CPRH agora à tarde, o embargo ocorreu na área da antiga Vila da Aeronáutica, I e II.

“O licenciamento e o restante da documentação não correspondem ao necessário para a continuação da obra”. A interdição se deu em ação conjunta da CPRH e da Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha – Semas PE. De acordo com os dois órgãos estaduais, “foi infrigida a Lei Estadual 14.249/2010, que prevê o embargo realizado e multa de R$ 500mil”.

Conforme a CPRH,  tudo ocorreu “devido ao descumprimento da referida legislação por parte do município do Recife”. A degola revoltou moradores do bairro. “Olha prá isso, que absurdo. Minha gente, pelo amor de Deus, olha que maldade, olha o que estão fazendo, meu Deus do céu, estão derrubando tudo, tudo, tudo lá para trás”, diz uma mulher nas redes sociais, enquanto as árvores são  violentamente derrubadas por uma máquina. Triste de se ver isso.

Realmente,  a política de arborização do Recife está mais para destruição do que para preservação do verde, o que é um horror. Nos links abaixo, veja outras degolas em série realizadas no Recife, maior parte em obras públicas da Prefeitura. Veja, no vídeo da CPRH, o tamanho das árvores destruídas. Que tristeza. É de fazer chorar!

Leia também
Parem de derrubar árvores (387). Arboricídio em série em obra da Prefeitura acaba com esse verde na Zona Norte
Parem de derrubar árvores (437). Perdas no canteiro de obras do Monteiro
Parem de derrubar árvores (426). Em obras, Praça do Monteiro perde três de uma só vez
Parem de derrubar árvores (429). Obras públicas eliminam árvores na Zona Norte
Parem de derrubar árvores (431). Construção da Ponte Jaime Gusmão sacrifica mais uma
Parem de derrubar árvores (436). Menos uma no Jardim do Poço, em implantação
Parem de derrubar árvores (417): Degola de 32 na implantação do Parque Jardim do Poço
Parem de derrubar árvores(418). Aena transforma imbiribeira em cemitério de árvores
Parem de derrubar árvores (313). Na Estrada do Encanamento
Parem de derrubar árvores (324).Degola atinge 80 no Poço da Panela
Parem de derrubar árvores (389). Degola no Centro de Saúde Ermírio de Moraes
Parem de derrubar árvores: Arboricídio em massa no Parque das Graças
Parem de derrubar árvores (260). Treze degolas no Museu do Estado

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos e vídeo: CPRH/ SEMAS PE – Divulgação

Continue lendo

Crime ambiental na Mata do Frio, em Paulista: CPRH destrói construções

Segunda etapa do Parque da Tamarineira “preservará todas as árvores”. Será?

Pássaros silvestres são apreendidos no Sertão e multas chegam a R$ 63 mil

Um comentário

  1. Mais um crime contra o meio ambiente pela própria prefeitura do Recife,que deveria zelar pela preservação das poucas áreas verdes que ainda restam na cidade.Um absurdo esse arboricídio que aumenta cada dia e parece que, dessa vez, a população está se revoltando e exigindo providências para evitar novas degolas de árvores. Triste você olhar o vídeo e ver árvores de grande porte e saudáveis tombando…
    Precisamos reagir à péssima ação da prefeitura, que tantos danos têm causado ao não impedir à eliminação do verdexque avança de forma brutal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.