Fiéis ganham estrutura provisória no Santuário onde ocorreu tragédia no Recife

Compartilhe nas redes sociais…

A fé não pode ficar sem local para se abrigar. Um dia após o desabamento do teto da Capela do Santuário de Nossa Senhora da Conceição – o que deixou dois mortos e mais de 28 feridos – a Prefeitura do Recife deu início, nesse sábado (31/8), à montagem de uma estrutura temporária, que permita realização de atividades religiosas em homenagem à Santa, que é considerada a Padroeira afetiva do Recife. O Santuário já estava em preparativos para realização de sua maior festa, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que acontece no dia 8 de dezembro há cerca de 120 anos.

O espaço para as atividades da igreja ficará situado na quadra próxima ao Santuário e será coberta com toldo, “garantindo conforto e segurança para os fiéis”, segundo informa a Prefeitura do Recife. O Prefeito João Campos (PSB) suspendeu atividades de campanha na sexta, para dedicar-se às ações para mitigar os efeitos da tragédia. Equipes de psicólogos da rede municipal de saúde já iniciaram a busca ativa das vítimas que receberam alta. A gestão municipal decretou luto oficial por três dias em homenagem às vítimas do acontecimento. Tanto ele quanto a Governadora Raquel Lyra (PSDB) prometem ajudar na reconstrução da Capela.

Tragédia deixou mortos e feridos no Santuário do Morro da Conceição, um dos mais visitados do Recife

Também já está em andamento o trabalho de remoção dos entulhos e materiais que desabaram nesta sexta-feira (30). Este processo deve durar pelos próximos 30 dias. O primeiro passo da preparação do espaço para as atividades da igreja foi a retirada do alambrado da quadra realizado agora pela manhã, e, a partir de então, haverá preparação do ambiente com a instalação de grade e toldo. A estrutura permitirá a realização de missas e celebrações no local já no início da noite deste sábado. Ao mesmo tempo, uma empresa especializada contratada pela Prefeitura já está trabalhando na remoção dos entulhos de dentro do templo. “Será feito um acesso lateral para permitir a entrada das máquinas e profissionais. Por ser um serviço que precisa ser feito com muito cuidado, o prazo de conclusão fica em torno de 30 dias”, afirma o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar.

Desde a sexta-feira, a Secretaria de Saúde do Recife iniciou a busca ativa das vítimas que receberam alta das unidades médicas para começar os acompanhamentos psicológicos na rede municipal. Os profissionais estão de plantão na Unidade de Saúde da Família (USF) José Bonifácio dos Santos, ao lado do Santuário, para acolher as pessoas e iniciar os acompanhamentos. Dos feridos, cinco já foram acolhidos pela equipe e iniciados os acompanhamentos.  O desabamento deixou, ao todo, 28 pessoas feridas. O SAMU Recife socorreu 20 vítimas e as encaminhou para unidades de urgência, enquanto o Corpo de Bombeiros removeu quatro pessoas. Outras pessoas procuraram os serviços espontaneamente. Desse total, 23 já receberam alta e cinco permanecem hospitalizados, sem gravidade.  Em função do luto oficial, diversos eventos que seriam realizados pela Prefeitura que iriam ocorrer este fim de semana, nos dias 31 e 1, foram adiados.

Prefeitura está montando estrutura provisória para os fiéis no Morro da Conceição

Uma das linhas de investigação para a causa do acidente diz respeito à instalação de placas de energia solar sobre o telhado da capela, cujo peso seria o equivalente a três toneladas. A empresa responsável pela instalação, no entanto, informa que lhe foram apresentados laudos atestando que a estrutura da capela suportaria as placas. A construção anterior à capela  – com telhado e teto em linhas sinuosas – era muito bonita, porém também foi constatado risco de desabar e foi demolida. Em seu lugar, foi construída uma capela de linhas mais convencionais que, aparentemente, passava ideia de segurança aos fiéis.

A Arquidiocese de Olinda e Recife informou que entre  as pessoas feridas, estão beneficiários do Serviço Social prestado pelo santuário a pessoas da comunidade local. Mais de 250 famílias são mensalmente atendidas com cestas básicas. A ação é realizada desde 2020 e já beneficiou 12.500 grupos familiares do Morro da Conceição, Zona Norte do Recife.

Os  detalhes dos velórios das duas pessoas mortas estão sendo acertados entre os santuários e os familiares das vítimas. Morreram no acidente, Maria da Conceição de França Pinto e Antônio José dos Santos. Às 18h, haverá missa em homenagem às vítimas do acidente.  A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco informa que  das 25 pessoas atendidas nas unidades estaduais de saúde após o desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, 18 já receberam alta. Duas assinaram termos para que a alta fosse autorizada e cinco permanecem recebendo assistência nos hospitais Getúlio Vargas, Santo Amaro e Memorial Jaboatão.

Leia também
Teto da capela do Santuário da Conceição desaba: dois mortos e 20 feridos
Santuário do Morro da Conceição tem celebrações de Corpus Christi
Corpus Christi: Santuário do Morro da Conceição ganha tapete para festejar a data religiosa
Mais de 400 mil pessoas são esperadas no Santuário da Conceição
A fé que sobe o Morro
Festa do Morro da Conceição agora é patrimônio cultural e imaterial de Pernambuco
Festa do Morro se encerra
Feriadão com cidade vazia, romarias, rodovias cheias e vacinação
Raquel e Priscila pedem intercessão a Nossa Senhora da Conceição por “Pernambuco melhor”
Festa do Morro agora é Patrimônio Imaterial e Cultural de Pernambuco
Festa do Morro da Conceição tem bike romaria de Olinda a Casa Amarela
Festa do Morro: Crise sanitária não abala a fé
Mais de 400 mil pessoas são esperadas na Festa de Nossa Senhora da Conceição
Pandemia impõe mudanças à Festa de Nossa Senhora da Conceição
Festa e Santa em tempos de pandemia
Sequestro relâmpago leva apurado da Festa do Morro da Conceição
Entre a Santa, a calçada e o asfalto
O povo “ferido” da festa do Morro
A Missa da Aurora na Festa do Morro
Festa do Morro: entre o lixo e a fé
“Peçam  à Santa para a Compesa mandar água para o Morro”
Festa do Morro tem novidades
O exemplo do Morro da Conceição
O “apito da titia”
Fé, saúde e cidadania na Festa do Morro
Santa, comércio, pedinte e jaleco
Santuário se veste de azul e branco
Morro da Conceição no Olha! Recife
Dia de prestar contas aos pés de Nossa Senhora da Conceição
Rei e rainha de Momo sobem o Morro
Dois pedidos para Conceição
O doce “fininho” de Nossa Senhora da Conceição
Atendendo a pedido sobre o fininho
Fininho: A tradição que veio de longe
Dia de prestar contas a Nossa Senhora da Conceição
Santuário se veste de azul e branco
Fé, política, mendicância e black friday na Festa da Conceição
Homem da Meia Noite sobe Morro da Conceição
Entre o sagrado e o profano, Homem da Meia Noite sobe o Morro
Rei e Rainha de Momo sobem o Morro
Conceição em nós: Dança retrata morro,fé e o Brasil de hoje

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Prefeitura do Recife / Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.