Podem até falar de Raquel Lyra, a Governadora de Pernambuco, que deu uma mexida na máquina do estado, exonerando titulares de cargos comissionados, medida que deve ter atingido 2.700 pessoas, que foram indicadas durante os 16 anos de gestões sucessivas do PSB. Por conta disso, chegou a ser chamada de “ovo da serpente do fascismo”. Exageros à parte, Raquel chegou ao cargo mais alto do Estado, mas – felizmente – não está de salto alto.
Na sexta-feira, enquanto muitos políticos já estão nas bases ou em mesas dos bar em meio a conversas com amigos, a tucana subiu um morro da Zona Norte. Foi ao Alto José do Pinho, encontrar-se com Severina Josefa de Oliveira, a Dona Biu, sobre a qual ela tanto falou no horário eleitoral gratuito, quando ainda era candidata pelo PSDB. E falava indignada. Dizia que ia resolver o problema de Dona Biu. É que a moradora do Alto José do Pinho, pasmem, há oito anos não tem água na torneira, o que não deixa de ser uma exceção, por parte da famigerada Compesa. Afinal, a empresa que tem por obrigação abastecer a população e oferecer saneamento. Mas sempre falta água e esgoto só atinge pouco mais de 30 por cento dos pernambucanos.
Raquel foi dizer a Dona Biu que, na próxima semana, a moradora do alto da Zona Norte terá água em casa. “Conheci dona Biu durante a campanha. Após o seu relato de falta de água, prometi que, se fosse eleita, iria resolver o problema. E aqui estou para dar essa excelente notícia, tanto para ela como para toda a comunidade do Alto José do Pinho”, afirmou Raquel. Palmas para ela!
Ou seja, não era um problema tão difícil de resolver, se a chefe do Executivo estadual conseguiu cumprir a promessa em apenas uma semana de gestão. Taí, gostei. “Água é um dos principais compromissos assumidos pelo nosso governo. Essa obra custará quase meio milhão de reais e, nesta primeira etapa, cerca de 50 casas serão beneficiadas até a próxima sexta”, informa a governadora que fez a visita acompanhada de sua vice, Priscila Krause.
“Os trabalhos seguirão por mais 45 dias, quando vamos conseguir tirar mais de 40 mil pessoas do rodízio”, explica o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo. “Pra mim tudo isso parece um sonho. Foram mais de dez anos dependendo dos outros e, agora, terei água na torneira. É muita felicidade”, disse dona Biu, emocionada. “Obrigada, Raquel e Priscila, eu já tinha perdido a esperança”, completou a idosa. Fofinha, não é? Feliz e emocionada por ter acesso a um direito que lhe foi sonegado por tanto tempo. O problema da falta de abastecimento é tão grande, principalmente nos morros, que já houve até sacerdote aconselhando aos fiéis em missa a rezarem para “pedir que a Nossa Senhora da Conceição que a Compesa nos mande água”.
Leia também
Exonerações geram críticas e xingamentos
Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra exonera servidores de cargos comissionados
Raquel Lyra empossa novos secretários
Mulheres comandarão pastas estratégicas no combate à violência no governo Raquel Lyra
Eleição histórica e últimas cartas: Marília Arraes reza e Raquel Lyra faz festa no interior
Palácio do Campo das Princesas anuncia equipe de transição
Raquel e Priscila pedem intercessão a Nossa Senhora
Pernambuco tem primeira governadora eleita
Eleição histórica e últimas cartadas: Marilia Arraes reza e Raquel Lyra faz festa
Túlio Gadelha, da Rede: É Raquel cá e Lula lá
Marília: “Só existem dois lados nessa eleição. Ou a pessoa está com Lula ou Bolsonaro”
Chamar candidata de “picolé de menstruação” é misoginia
Após morte do marido e cirurgia do filho Raquel Lyra volta às ruas
Raquel retoma campanha após missa de sétimo dia
Expectativa, recomeço do horário eleitoral gratuito e a difícil decisão de Raquel Lyra: Lula ou Bolsonaro?
Institutos de Pesquisas falharam muito acima da chamada margem de erro
Marido de Raquel Lyra tem ataque fulminante e morre no dia da eleição
Mulheres lideram corrida sucessória
Mulheres lideram corrida sucessória para o governo e para o senado em Pernambuco
Eleições: Teatrinho em feira chega à Várzea
Eleições municipais, 2020: Pernambuco tem 1.140 fichas sujas
Parece uma hecatombe, mas foi a Compesa que andou por aqui. O transtorno passará. Será?
Peçam à Santa para a Compesa mandar água para o Morro da Conceição
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: SEI / Divulgação