Esperado em Pernambuco para uma agenda movimentada – que inclui visita ao município de Goiana e à praia de Brasília Teimosa – o Presidente Lula reforçou hoje a disposição de seu governo “em não abrir mão de um centímetro da nossa soberania” e que “não iremos permitir qualquer tipo de interferência em nossas instituições democráticas”. Ele fez as declarações em entrevista exclusiva ao Sistema Jornal do Commercio, antes do embarque para o Recife.
Referia-se às interferências e pressões do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs sobretaxa aos produtos brasileiros para pressionar por anistia para o ex-Presidente Jair Bolsonaro, que responde no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de estado e outros crimes. A besta-fera está com tornozeleira eletrônica em casa, enquanto o seu filho Eduardo trama contra o Brasil junto às autoridades americanas, para anistiar os bolsonazifascistas que participaram do atentado de 8 de janeiro contra a democracia brasileira.
Lula chega ao Recife um dia após o país enfrentar mais uma sanção imposta pelo EUA. Agora não contra ministros do STF, mas contra o médico Mozart Sales, criador do Programa Mais Médicos, durante o governo Dilma, quando profissionais cubanos chegaram ao Brasil para atendimento em localidades distantes, onde os brasileiros se recusavam a ir. Por contratar médicos do país de Fidel Castro, o programa muito bem recebido pela população carente sempre foi criticado pela direita.
Feito pelo Secretário de Estado dos EUA, Marco Rúbio, o anúncio sobre Mozart inclui ainda, autoridades da OPAS (Organização Panamericana de Saúde), que também terão vistos revogados. “A história da política externa do Brasil é a do diálogo e da negociação, sempre de maneira respeitosa e civilizada. Somos uma nação aberta para o mundo, que sempre busca resultados positivos não apenas para nossa economia, para nossos trabalhadores, mas também benéficos para nossos parceiros”, afirma Lula. “Quando fortalecemos nossa relação com os Brics, seguimos essa tradição que não começou hoje, mas vem sendo construída ao longo de décadas”. E explica:
“Estamos falando de cooperação entre países do Sul Global que, juntos, têm 40 por cento do PIB global e quase metade da população do mundo”. Ele lembra que, juntos, pode-se achar soluções de comércio, de financiamento, e de desenvolvimento “sem tirar o espaço de nenhuma nação, sem prejudicar ninguém”. Lula afirma que as taxas de 50 por cento impostas pelos EUA são “algo que não faz qualquer sentido, seja do ponto de vista econômico seja do ponto de vista de relações diplomáticas” E assegura que vai “insistir sempre no diálogo”. Ou seja, “um diálogo altivo no respeito entre as partes”. E adverte: “Não vamos permitir qualquer tipo de interferência nas nossas instituições democráticas. Vamos trabalhar para que a razão volte à mesa, e é isso que mais poderá beneficiar a economia e trabalhadores dos dois países”.
Lula tem o primeiro compromisso na cidade de Goiana, a 60 quilômetros do Recife. Ali, ele inaugura fábrica de hemoderivados, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). À tarde, por volta de 15h chega à área central do Recife, para lançar o Programa “Agora tem especialistas”, destinado a diminuir a fila por atendimento no SUS. E no final da tarde vai à localidade de Brasília Teimosa, onde entrega 599 títulos de regularização fundiária. Brasília Teimosa tem esse nome devido à resistência dos seus moradores.
A área foi invadida na época da construção de Brasília e é tida como a primeira ocupação organizada urbana do país. De dia, os sem terra eram despejados. À noite, ocupavam a terra de novo, até que o bairro se consolidou. Logo após assumir o seu primeiro mandato presidencial, Lula esteve em Brasília Teimosa, onde centenas de famílias residiam em palafitas, sem direito a água, luz, nem saneamento. Logo em seguida, as famílias foram removidas, ganharam habitações porém as que ficaram no bairro enfrentam pressão da especulação imobiliária.
Leia também
Lula indica embaixador para a presidência da COP30 que será no Pará
Lula cumpre agenda movimentada no Recife
Lula condecora cientistas perseguidos por Bolsonaro
Golpistas e terroristas da extrema direita invadem e depredam sedes de poderes em Brasília
Agora Noronha é de Pernambuco
Posse de Lula tem multidão e emoção
Ministério de Lula tem duas mulheres com muito ptestígio internacional
Logomarca do governo Lula é leve, colorida,democrática e dá o recado de paz no meio do ódio
Luciana Santos é a segunda representante de Pernambuco no Ministério de Lula
Viva o Brasil! Lula vence eleição e pernambucanos comemoram com festa e foguetório
Caetés, onde Lula nasceu e tinha lombrigas, ganha cisternas e água purificada com luz do sol
Depois de quatro anos de espera, Chico Buarque recebe o Prêmio Camões
Festa para lula vira mar vermelho
Diante da ameaça das ameaças, Marina Silva anuncia apoio a Lula de quem se afastou em 2006
Simone Tebet tenta faturar em cima da polarização
Caetés, onde lula nasceu e tinha lombrigas ganha cistenas e água purificada com luz do sol
Humberto Costa coordena campanha de Lula no estado
Lula: Voltando porque tudo que a gente fez foi destruído
Lula faz alerta contra fake news
Lula passa dois dias em Pernambuco
Lula passa dois dias em Pernambuco
Cícero Belmar: Lula e os baobás eternos
Lula chega ao Nordeste, encontra políticos no Recife e amanhã vai ao MST
Lula aos 74, com “tesão de 20 para lutar contra a canalhada no Brasil”
Festival Lula Livre vira carnaval
Festival Lula Livre já começou
Ditadura e tortura pertencem ao passado. Estado de direito sempre.Viva a democracia
Expectativa, recomeço do horário eleitoral gratuito e a difícil decisão de Raquel Lyra: Lula ou Bolsonaro?
Institutos de Pesquisas falharam muito acima da chamada margem de erro
Bloqueios nas rodovias “Possível atuação de organizações criminosas”
Bloqueios políticos nas rodovias federais: caminhoneiros, arruaceiros, paus mandados ou capitólio brasileiro?
Dia do Nordestino: #nordestecomlula contra o fascismo tropical
Mais um petista morto por um bolsonarista
No Recife, o grito dos excluídos: “Queremos nosso país de volta”
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: EBN
