Festa do Morro da Conceição não terá procissão, com cortejo em carreata

Contagem regressiva para a maior manifestação religiosa do Recife: a 117ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, que ocorre entre os dias 21 de novembro a 8 de dezembro no Morro da Conceição, Zona Norte da nossa cidade. A sua organização mobiliza nada menos de 840 pessoas, distribuídas em 28 equipes, segundo informou hoje o Reitor do Santuário, Padre Pedro Luís dos Santos. Para o sacerdote, a festa secular não é só religiosa.

“Nesse mundo, tão marcado por tantos conflitos, precisamos dizer que somos todos irmãos. E a Festa de Nossa Senhora da Conceição tem tríplice dimensão. É uma expressão de fé, uma festa católica. Mas é, também, uma festa cultural e social”, afirmou o sacerdote.  Ele lembrou o “momento difícil em que vivemos, de polarização e violência”, para explicar a escolha do tema de 2021:  “Aos pés da Imaculada Conceição, somos todos irmãos”. E como lema “Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã, minha mãe”. A inspiração vem da Encíclica Fratelli Tutti (todos irmãos), do Papa Francisco.

Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição: “Festa da Conceição é religiosa, cultural e social”.

Além das 24 equipes e 840 pessoas já citadas, moradores das seis comunidades que integram a Paróquia também participam dos preparativos, além de representantes de vários órgãos oficiais, incluindo os da segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil. O Santuário informou que todas as precauções sanitárias serão tomadas, mesmo diante da redução de casos da Covid-19. Por esse motivo, não haverá procissão nem  na abertura da festa (em 28/11) nem no  encerramento (em 8/12). Os fiéis podem participar do cortejo, porém em carreata.

Antes da pandemia os dois cortejos eram feitos a pé, porém a prática foi suspensa em 2020, devido à pandemia. O período de comemorações está dividido em três: Pré-Festa (21/11), Tríduo Pré-Festa (25/11 a 27/11) e Festa (28/11 a 8/12). O principal evento da Pré-Festa ocorre às 9h do dia 21/11, com bênção a taxistas e motoristas. Já o Tríduo tem missa às 19h do dia 21, com a bênção para os amigos da festa, incluindo seus onze patrocinadores. No dia 26/11, às 19h, haverá encontro com seis comunidades que formam a Paróquia: Morro da Conceição, São José Operário, São João Batista, Santa Ana, São Domingos Sávio e Perpétuo Socorro. No dia 27, no mesmo horário, haverá louvor para a juventude do Morro.

Templo do Santuário de Nossa Senhora da Conceição recebe retoques para sua maior festa.

No dia 28 de novembro, haverá concentração no Parque da Macaxeira, para saída da Bandeira da Festa às 18h. O cortejo seguirá pela Avenida Norte, bairro de Casa Amarela, Largo Dom Luís e subida da Rua Itacoatiara rumo à sede do Santuário, onde ocorrerá missa às 19h30m. Não haverá procissão a pé, mas sim carreata. No interior da Igreja só será permitida a presença de 800 pessoas e confessionários serão instalados ao ar livre, ao lado do templo, para evitar aglomeração no interior do templo.

Segundo o reitor, virão para a festa reitores de vários santuários localizados no nordeste e de outras regiões do país. No dia 8 de dezembro, os fiéis contarão com doze celebrações litúrgicas em altar montado na frente do Santuário e também no seu interior. ÀS 15h do dia 8 de dezembro, tem concentração no Pátio da Prefeitura do Recife, de onde o cortejo com a Santa deve sair por volta de 16h, com chegada prevista às 19h30m no Morro da Conceição.

A divulgação da festa foi animada pelo voluntários e sacerdotes da Paróquia:

Leia também
Pandemia impõe mudanças à Festa de Nossa Senhora da Conceição
Sequestro relâmpago leva apurado da Festa do Morro da Conceição
Entre a Santa, a calçada e o asfalto
O povo “ferido” da festa do Morro
A Missa da Aurora na Festa do Morro
Festa e Santa em tempos de pandemia
Festa do Morro: entre o lixo e a fé
“Peçam  à Santa para a Compesa mandar água para o Morro”
Festa do Morro tem novidades
O exemplo do Morro da Conceição
O “apito da titia”
O duelo da Santa com o guerreiro
Fé, saúde e cidadania na Festa do Morro
Santa, comércio, pedinte e jaleco
Santuário se veste de azul e branco
Morro da Conceição no Olha! Recife
Dia de prestar contas aos pés de Nossa Senhora da Conceição
Rei e rainha de Momo sobem o Morro
Dois pedidos para Conceição
O doce “fininho” de Nossa Senhora da Conceição
Dia de prestar contas a Nossa Senhora da Conceição
Santuário se veste de azul e branco
Fé, política, mendicância e black friday na Festa da Conceição
Homem da Meia Noite sobe Morro da Conceição
Entre o sagrado e o profano, Homem da Meia Noite sobe o Morro
Rei e Rainha de Momo sobem o Morro

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.