Desapropriada desde 2017, abandonada desde então e quase em ruínas, a casa onde morou Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba (1904-1997) será restaurada e incorporada ao Conservatório Pernambucano de Música. O imóvel será destinado a atividades artísticas e pedagógicas, ampliando os espaços para ensaios e performances dos alunos e músicos. A Governadora Raquel Lyra anunciou hoje investimento de R$ 1,5 milhão para restauração da residência.
Foi naquela casa, no Bairro do Espinheiro que, com o seu piano, Capiba compôs algumas de suas obras mais importantes, eternizando frevos, sambas-canções e maracatus que fazem parte do patrimônio cultural do Brasil. E foi lá, no imóvel que ele morou até morrer. A iniciativa celebra os 120 anos do artista e beneficiará 1,6 mil estudantes do COM. A Governadora anunciou, também, que Capiba será o grande homenageado do carnaval pernambucano, em 2025. Disse a Governadora:
“Anunciamos que a Casa de Capiba será uma unidade do Conservatório Pernambucano de Música. O mais importante é que o legado, a cultura, a história do nosso mestre, que levou Pernambuco para além de nossas fronteiras, para o mundo, será permanente. Acreditamos em um Pernambuco forte, restaurando e resgatando a nossa história, o nosso patrimônio, para permitir que o sentimento de pernambucanidade, que nós todos temos de maneira tão forte, possa estar sempre presente.”
A proposta de reforma inclui a recuperação da cobertura de madeira, requalificação dos ambientes, incluindo a climatização, recuperação das esquadrias e a preservação da pintura de fachada na cor amarela. Haverá a ampliação da casa também, de 147 metros quadrados para 225 metros quadrados, um aumento de quase 80 metros quadrados. O projeto vai manter a fachada e toda a arquitetura original, visto que é um prédio tombado, explicou Carlos Santos, secretário executivo de Obras da Secretaria de Educação e Esportes.
A anunciada restauração da Casa de Capiba vem se somar a outras, já anunciadas por Raquel: Cinema São Luiz (que está em fase final). Ela anunciou, também restaurações da antiga sede do Diário de Pernambuco, da Matriz de Santo Antônio, do Liceu de Artes e Ofícios e ainda da antiga Fábrica Tacaruna.

Parabéns, Governadora Raquel Lyra por, finalmente, está permitindo que o Estado restaure patrimônios que estavam abandonados. Nos links abaixo, mas informações sobre o saudoso compositor.
Leia também
“Capiba pelas ruas eu vou” tem homenagem a Ruth Rosembaum (1935-2023) e a Spok
“Capiba pelas ruas eu vou” volta aos palcos com duas apresentações, no Teatro do Parque
“Capiba,pelas ruas eu vou” terá 14 apresentações em três teatros do Recife até julho
“Capiba, pelas ruas eu vou” volta ao palco do Teatro Santa Isabel no fim de semana
Cecília Brennand festeja hoje mais um acerto do Aria Social com homenagem a Capiba
Capiba,o gênio da música ganha espetáculo em sete ritmos
Casa de Maria, do Projeto Aria Social, lança Coleção Capiba: sustentabilidade
Sucesso leva Orquestra Sinfônica a repetir concerto com a Maestrina Rosemary Oliveira
Quebrando Tabu: Rosemary Oliveira é a primeira maestrina a reger a Orquestra Sinfônica do Recife
Mulher faz regência inédita na história da Orquestra Sinfônica do Recife:Missa Armorial
Trinta artistas em leilão beneficente promovido pela Galeria Terra Brasilis para o Aria Social
Cecília Brennand festeja hoje mais um acerto do Aria Social com homenagem a Carnaval: Cinco séculos de história
Governador desapropria casa de Capiba
Capiba das Artes no Sesc
Spok é homenageado no Festival do Cerrado Jazz Festival
New Orleans e Recife: Jazz e frevo
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Cepe Divulgação /Acervo #OxeRecife e Secom/PE
Chegar em casa, pegar o celular e ler uma notícia com este teor é de deixar qualquer pernambucano que tem apreço pela cultura, exultante. A governadora está se saindo melhor que a encomenda, a cada semana o anúncio de uma obra quando não ligada à preservação do patrimônio histórico, ligada à cultura. Confesso que não esperava tanto. Como a jornalista deste blog, também parabenizo a governadora. Recuperar a casa onde Capiba viveu e escreveu sua obra, é resgatar a memória de quem tanto contribuiu para o engrandecimento de Pernambuco.
Excelente notícia! O grande Capiba merece que o seu legado,a sua cultura e a sua história sejam preservados.A casa estava totalmente abandonada e danificada.Dava uma tristeza passar por ela.
Mas ainda bem que a governadora teve sensibilidade e decisão para restaurar imóvel com memórias tão significativas para a nossa cultura.
Leticia, que alegria imensa, agradeço a Governadora Raquel Lyra por essa Homenagem tão linda e valorização de nossa Arte e Cultura, principalmente quando amanhã Dia 28 de Outubro o “Genial Capiba” estaria completando 120 anos. E andar pelo Recife nos fortalece ainda mais , como se nossa caminhada tivesse uma Trilha Sonora de uma das Grandes Obras de Capiba , RECIFE, CIDADE LENDÁRIA ……… ……VIVA O RECIFE , VIVA CAPIBA !
RECIFE, CIDADE LENDÁRIA
CAPIBA
Eu ando pelo Recife, noites sem fim
Percorro bairros distantes sempre a escutar
Luanda, Luanda, onde está?
É alma de preto a penar
Recife, Cidade Lendária
De pretas de engenho cheirando a banguê
Recife de velhos sobrados, compridos, escuros
Faz gosto se ver
Recife, teus lindos jardins
Recebem a brisa que vem do alto mar
Recife, teu céu tão bonito
Tem noites de Lua pra gente cantar
Recife de cantadores
Vivendo da glória, em pleno terreiro
Recife dos Maracatus
Dos tempos distantes de Pedro primeiro
Responde ao que eu vou perguntar
Que é feito dos teus lampiões?
Onde outrora os boêmios cantavam
Suas lindas canções