“Capiba, pelas ruas eu vou” terá 14 apresentações em três teatros do Recife até julho

 “Capiba, pelas ruas eu vou” terá 14 apresentações em três teatros do Recife até julho

Compartilhe nas redes sociais…

Quem já viu, quer ver de novo. Quem não viu, tem que ver. E não pode perder a oportunidade. Ou as oportunidades. Assisti e recomendo. E, mesmo não sendo especialista em artes cênica, digo com segurança que o espetáculo “Capiba, pelas ruas eu vou”, pode ocupar o palco de qualquer lugar do mundo. Inclusive chega a São Paulo ainda este ano. Já falei muito dele aqui, mas nunca é demais falar de novo. É colorido, poético, musical. E o que é bom, por trás das danças e cenários, tem todo um trabalho de resgate social e cultural de populações em situação de vulnerabilidade. Isso porque trata-se de um espetáculo produzido e concretizado pelo Aria Social, que faz um bonito trabalho, atendendo a crianças, jovens e até as mães destes, possibilitando um caminho para a profissionalização através da arte (ou do artesanato).

“Capiba, pelas Ruas eu vou” inicia na noite dessa quinta-feira (14/03), às 20h, nova temporada. Dessa vez no Teatro RioMar, no Pina, Zona Sul do Recife, que não tem a mesma magia do Teatro Santa Isabel, onde assisti o espetáculo. Mas tem tecnologia, modernidade e boa acústica.  Depois, o musical, que conta a história do compositor pernambucano Lourenço da Fonseca Barbosa e já foi visto por mais de 10 mil espectadores desde 2022 segue com apresentações no Teatro de Santa Isabel de 20 a 24 de março (o que é ótimo). Em abril, estará em cartaz no Teatro do Parque. Até julho, o público poderá escolher entre 14 sessões já confirmadas nesses três teatros recifenses.  Então, não deixem de assistir. Garanto que ninguém, mas ninguém vai se arrepender. Ainda mais porque o espetáculo é sobre Capiba (1904-1997), figura até hoje tão querida da cena musical pernambucana.

Espetáculo “Capiba, pelas ruas eu vou” ocupará três teatros do Recife e irá a São Paulo

O espetáculo tem 45 bailarinos-cantores do Aria Social . E 19 músicos apresentam a história de Capiba num espetáculo vibrante e envolvente, que une música, dança, canto, teatro, fotografia e cinema. “Capiba é o maior compositor de frevos pernambucanos, mas sua obra vai muito além desse ritmo, com valsas, choros, maracatus, sambas, marchas e música erudita, chegando a mais de 200 composições, entre elas a ópera ‘Missa armorial’, lembra a bailarina Cecília Brennand, presidente do Aria Social e diretora-geral do musical. A direção musical e a regência do espetáculo são da maestrina Rosemary Oliveira, vice-presidente do Aria Social; e a concepção, direção artística e coreografia são de Ana Emília Freire.

Concebido a muitas mãos, com o objetivo de valorizar a rica e plural cultura pernambucana,  “Capiba, pelas ruas eu vou” estreou em 13 de outubro de 2022 e marcou os 30 anos do Aria Social,  projeto que atende mais de 400 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, transformando vidas por meio da arte, com aulas de dança e música no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, zona sul da Região Metropolitana do Recife.  O espetáculo tem uma hora de duração que a gente mal ver passar.

E conta a história dele desde a infância (na cidade pernambucana de Surubim, onde nasceu),  que aprendeu a interpretar partituras, antes mesmo de aprender a ler.  Morou depois na Paraíba e veio para o Recife, onde se consagrou a partir dos anos 1930 com frevos,  valsas apaixonadas,  sambas, maracatus, ciranda, marchas e ópera. Tudo isso é mostrado, entre exibições de dança, teatro e música ao vivo, incluindo uma orquestra de câmara . Tudo é enriquecido por projeções de cinema e fotografias que fazem o público imergir no espetáculo. Seguindo o princípio do Aria Social, de educação pela arte, parte das sessões marcadas são exclusivas para escolas públicas.   O espetáculo também terá apresentações agendadas em São Paulo no mês de julho. “Capiba, pelas ruas eu vou” tem figurino de Beth Gaudêncio; direção audiovisual e videografia de Max Levoy; design de luz e operação de Cleison Ramos; design de som e operação de Isabel Brito; e projeção de Gabriel Furtado. Os ingressos custam a partir de R$ 25,00.

Leia também
Aria Social faz espetáculo natalino no domingo(17/12) no Instituto Ricardo Brennand
Casa de Maria, do Projeto Aria Social, lança coleção Capiba: sustentabilidade
Sucesso leva Orquestra Sinfônica a repetir concerto com a Maestrina Rosemary Oliveira
Quebrando Tabu: Rosemary Oliveira é a primeira maestrina a reger a Orquestra Sinfônica do Recife
Mulher faz regência inédita na história da Orquestra Sinfônica do Recife:Missa Armorial
Trinta artistas em leilão beneficente promovido pela Galeria Terra Brasilis para o Aria Social
Cecília Brennand festeja hoje mais um acerto do Aria Social com homenagem a Capiba
Capiba,o gênio da música ganha espetáculo em sete ritmos

Serviço
Nova temporada de “Capiba, pelas ruas eu vou”
Teatro RioMar – 14/03/2024 – 20h

Teatro de Santa Isabel 
21/03/2024 – 16h (escola) e 19h30
22/03/2024 – 19h30
23/03/2024 – 19h
24/03/2024 – 17h
Teatro do Parque
20/04/2024 – 19h
21/04/2024 – 17h
Teatro RioMar
 06/06/2024 – 20h
Teatro de Santa Isabel
13/06/2024 – 19h30
14/06/2024 – 19h30
15/06/2024 – 19h
16/06/2024 – 17h
Teatro RioMar – 04/07/2024 – 20h

Ingressos:
Para comprar os ingressos para o RioMar acesse a plataforma Uhuu: https://uhuu.com/evento/pe/recife/musical-capiba-pelas-ruas-eu-vou-12644 
Para comprar ingressos para os teatros de Santa Isabel e do Parque, acesse a plataforma Guichê Web: https://www.guicheweb.com.br/pesquisa/associacaoariasocial 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Alicia Cohim / Aria Social /Divulgação

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.