Finalmente, parece que o Prefeito João Campos aprendeu. Quando a gente observa os jardins históricos criados pelo saudoso paisagista Burle Marx e as intervenções paisagísticas da atual gestão – Parque Jardim do Poço, praças da infância e Parque das Graças – percebe a diferença entre as áreas permeáveis deixadas pelo mestre e o excesso de concreto imposto na atual gestão. Outro exemplo? A Praça do Monteiro, que antes era muito mais verde e ficou com excesso de cimento, depois da construção da Ponte Jaime Gusmão. Hoje o Prefeito anunciou a ampliação do Parque da Tamarineira. E disse, em suas redes sociais, que “todas as árvores serão preservadas” e que a segunda etapa “será muito mais naturalizada”. De acordo com o que foi anunciado, o solo natural equivalerá a 86 por cento de toda a área a ser beneficiada. Tudo deve estar concluído em 2026.
A ampliação do Parque da Tamarineira, sem que uma árvore seja dderruabada, é uma ótima notícia, se é que isso vai mesmo acontecer. Aliás, implantar o Parque já foi uma coisa boa, antes que o terreno imenso que abriga o chamado Hospital da Tamarineira se transformasse em shopping center ou empreendimento imobiliário (como tanto se especulou em gestões passadas). O que não faltava era incorporadora querendo ocupá-lo. O hospital, que é um bonito e secular prédio, não será afetado e permanece funcionando no mesmo local, segundo o Prefeito.
O parque da Tamarineira – que tem entradas pela Rua Cônego Barata (aquela onde fica a Loja Ferreira Costa) e Avenida Rosa e Silva – terá um novo acesso, dessa vez pela Avenida Norte. A segunda fase do equipamento possuirá área de 40,4 mil m², quase o dobro do espaço que já vem sendo usado pelos moradores da cidade. O prefeito João Campos assinou a ordem de serviço para dar início à intervenção, que receberá investimentos da ordem de R$ 18,8 milhões. Deverá ser concluída no final do primeiro semestre do ano que vem.

“Esta é uma área que se assemelha a uma floresta no coração urbano da cidade”, disse. Na verdade, se assemelha a um oásis, no meio da selva de concreto em que se transformou o bairro. “Essa nova etapa será muito mais naturalizada, com menos intervenções físicas e mais elementos naturais: jardins filtrantes, caminhos de solo natural, tudo pensado para preservar o ambiente”, explicou o Prefeito. Jardins filtrantes são uma experiência que deu certo, e que já foi colocada em prática no Parque do Caiara, que fica na Zona Oeste do Recife. A técnica muito utilizada em países como a França permite que o terreno fique úmido, alimentando as plantas dos jardins.
Na primeira etapa da construção do Parque, o #OxeRecife recebeu denúncias de moradores de prédios do redor contra a derrubada de árvores que, segundo eles, foram muitas. Eles queriam que eu denunciasse a degola aqui na série Parem de derrubar árvores. Porém não tive como computar, pois os canteiros de obras eram cercados por tapumes e eu não havia feito um levantamento anterior na área. Eles também não tinham fotos de como era antes e do que foi derrubado. E aqui na série – que virou campanha de caráter permanente – fazemos o inventário de árvores perdidas mas só com foto, data do registro e localização.
Esperamos que agora, o Prefeito cumpra a promessa segundo a qual todas as plantas serão preservadas, pois não é isso que sempre ocorre,conforme vocês pode conferir nos links abaixo. “Os usuários contarão com equipamentos e brinquedos que estimulam o contato com a natureza. Além disso, serão plantadas cerca de 400 árvores e palmeiras, todas nativas”, informa a Prefeitura. Porém não foi dito quantas árvores existem atualmente no local da futura intervenção. E essa é uma informação preciosa, não é, para sabermos do antes e do depois. O que foi realmente preservado!

O Parque vai ganhar uma grande praça de acesso pela Avenida Norte, que contará com estrutura de quiosques de alimentação, bancos, estação para bicicletas compartilhadas, arborização e paisagismo, sempre priorizando espécies nativas da Mata Atlântica. A área conhecida como Matinha terá a maior concentração de usos e atividades do Parque, como pista de cooper naturalizada medindo 500 m; decks de madeira com bancos, mesas e espreguiçadeiras; anfiteatro; playground com diversos tipos de brinquedos em madeira; mesas para piquenique; e redários. “A Matinha ganhará também, pela primeira vez no Recife, os “núcleos regenerativos”, espaços de plantio intensivo de espécies nativas que auxiliam na restauração ecológica e na biodiversidade. Atualmente, boa parte da Matinha é composta por espécies exóticas.
Um dos elementos estruturadores da segunda etapa será um passeio para pedestres e ciclistas, grande eixo que conectará as avenidas Rosa e Silva e Norte, permitindo a travessia por dentro do equipamento. O pórtico histórico será requalificado e funcionará como ponto inicial do percurso. Logo após o pórtico, haverá um playground com brinquedos de madeira, como a pirâmide de toras de madeira. Seguindo o passeio de pedestres, o visitante encontrará três grandes decks redondos de madeira com plataformas de diferentes alturas, que servirão para múltiplos usos, como encontros, descanso e piqueniques. Para melhorar a drenagem da área, será construído um reservatório com dispositivos de coleta para o encaminhamento adequado das águas pluviais, garantindo a destinação correta da água superficial e evitando sobrecarga na infraestrutura do entorno.
Abaixo, mais informações sobre o Parque da Tamarineira, degolas coletivas de árvores em obras públicas ou em áreas oficiais.
Leia também
Parque da Tamarineira vai duplicar e obras começam ainda em 2025
Cercado de espigões, última área verde da Tamarineira será um parque. Agora vai?
O bairro da Tamarineira e o verde oásis no meio da selva de concreto
Palco Espiral começa 9h no Parque da Tamarineira
Parque da Tamarineira vira palco para lançamento de livro de Joca Souza Leão
Programa para birdwatchers: “Vem passarinhar Recife” tem quinta edição
Chuvas: calçadas em petição de miséria na Tamarineira, Apipucos e Aurora
Parem de derrubar árvores (430).Bairro da Tamarineira perde mais uma
Parem de derrubar árvores (435). Menos duas na Tamarineira
Árvores derrubadas em série em obras públicas:
Parem de derrubar árvores (493A). Obra pública sacrifica 130 em Boa Viagem
Parem de derrubar árvores (493) Degola geral e oficial em Boa Viagem
Parem de derrubar árvores (387). Arboricídio em série em obra da Prefeitura acaba com esse verde na Zona Norte
Parem de derrubar árvores (437). Perdas no canteiro de obras do Monteiro
Parem de derrubar árvores (426). Em obras, Praça do Monteiro perde três de uma só vez
Parem de derrubar árvores (429). Obras públicas eliminam árvores na Zona Norte
Parem de derrubar árvores (431). Construção da Ponte Jaime Gusmão sacrifica mais uma
Parem de derrubar árvores (436). Menos uma no Jardim do Poço, em implantação
Parem de derrubar árvores (417): Degola de 32 na implantação do Parque Jardim do Poço
Parem de derrubar árvores(418). Aena transforma imbiribeira em cemitério de árvores
Parem de derrubar árvores (313). Na Estrada do Encanamento
Parem de derrubar árvores (324). Degola atinge 80 no Poço da Panela
Parem de derrubar árvores (389). Degola no Centro de Saúde Ermírio de Moraes
Parem de derrubar árvores: Arboricídio em massa no Parque das Graças
Parem de derrubar árvores (260). Treze degolas no Museu do Estado
Veja o vídeo no qual o Prefeito diz que não derrubará nenhuma árvore na segunda etapa do Parque da Tamarineira .
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Edson Holanda e Vítor Gambarra (Prefeitura)

A CÂMARA MUNICIPAL DO RECIFE ESTÁ FECHADA OU VIROU SÓCIA E CÚMPLICE DA VENDA DA CIDADE RECIFE ??? AINDA TEMOS ORGANISMOS FISCALIZADORES DE ADMINISTRAÇÃO E CONTAS PÚBLICAS, OU TAMBÉM FECHARAM E SE TORNARAM SÓCIAS E CÚMPLICES DA VENDA DA CIDADE DO RECIFE ?
POR FAVOR, NINGUÉM VENHA DIZER QUE TEMOS PODERES SÉRIOS E CUMPRIDORES DAS LEIS NO RECIFE DIANTE DA VENDA DA CIDADE DO RECIFE SEM O MENOR PUDOR OU RESPEITO A LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO E AO PLANO DIRETOR DA CIDADE DO RECIFE. NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES VAMOS ELEGER QUEM PARA GOVERNAR E FAZER LEIS NA CIDADE? OU SERÁ QUE NA ENTRADA DA CIDADE VÃO COLOCAR UMA PLACA DIZENDO, “PERDERAM MANÉS” ?????ROUBARAM O RECIFE DE MIM !