Quem controla o descalabro das fiações no Recife? Ninguém, pelo que se vê

Compartilhe nas redes sociais…

A poluição visual da fiação aérea, no Recife, é cada dia pior. Mas… penso, pior ainda é o risco que os fios trazem para pedestres, jogados sobre as calçadas. Ou pendurados na altura do nosso joelho, ou do pescoço. Escuros, eles podem muito bem passar despercebidos para pessoas de baixa visão de dia, e para todos quando escurecer. Pois normalmente são pretos e podem se confundir com a breu da noite. E haja tombos nas calçadas….

Alguma coisa está errada no Recife, por parte de operadoras e prestadoras de serviço. Pois deixam fios em alturas incompatíveis com a segurança do cidadão, seus trabalhadores não são orientados para que recolham o que descartam e terminam oferecendo uma série de riscos para os pedestres. Para completar, a impressão que se tem é que a fiscalização da Prefeitura não está à altura da necessidade. Porque o descalabro está em toda parte. E se isso acontece é porque ninguém é punido.

Hoje pela manhã fiz uma caminhada da Praça de Apipucos até o centro comercial de Casa Amarela, um percurso de mais ou menos uma hora e dez minutos na ida e outro tanto na volta. Mas andei preocupada, pois o que não faltava: novelos de fios espalhados pelo chão. Só no sentido subúrbio cidade, contei 23 fiações ou jogadas ao chão ou com pedaços pendurados em alturas indevidas. E olhem que fui e voltei pela mesma calçada. Pois na do lado oposto deve ter outro tanto desse absurdo, que se repete por toda a cidade. Logo nas proximidades do Açude de Apipucos, na parte mais estreita da calçada, o pedestre tem que seguir pelo asfalto, pois há um novelo pendurado que toma todo o espaço.  Seguindo pela Rua Coronel Rego Barros – que liga Apipucos à Avenida Norte, à altura da Macaxeira – me defrontei com essa cena da foto superior. No poste, eram tantos que pareciam mais uma vassoura a varrer quem passava perto. Na Rua Coronel Rego Barros, no sentido Apipucos / Macaxeira encontrei fios jogados ao chão em frente aos imóveis de número 101, 117 e 250, esse último na esquina da Rego Barros com a Rua Gustavo Sá Barreto.

Todos jogados ao chão, trazendo riscos para quem passava. De choque ou queda. Também foram observados fios jogados ao chão nas ruas Eurico Chaves, Surubim e Aníbal Cardoso. Pertinho do Posto Petrobrás, na Avenida Norte, um monte de fio enrolado em um poste. Sei não, mas já está no tempo da Prefeitura, o Ministério Público e demais entidades convocarem operadoras e prestadoras de serviço das áreas de energia e telecomunicações para se tomar alguma providência contra essa bagaceira. Afinal, o Recife não é casa da Mãe Joana, e  as empresas deviam ter seus códigos de conduta, assim como impor o código aos seus funcionários e até mesmo a terceirizados. Pois todas são muito bem pagas pela população e têm, no mínimo, a obrigação de prestar um serviço adequado aos seus clientes e a respeitar as cidades onde operam.

Fiação assim arriada pode implicar em risco não só de choque para pedestres, mas também de quedas

Além de fios caídos e sobre as calçadas, há um outro problema. Por exemplo, neste final de semana me deparei com um caminhão girafa da Neonergia, fazendo poda em uma rua próxima à minha. Eles vieram, cortaram todos os galhos que batiam na fiação e deixaram a árvore com a distribuição do peso em desequilíbrio. Em uma chuva ou ventania, não é impossível que ela caia. Portanto, muita coisa precisa ser modificado nessas empresas que usam fiação aérea, não é? Com a palavra, o Ministério Público de Pernambuco, a Prefeitura, operadoras de eletricidade e de telecomunicações e prestadoras de serviço.

Nos links abaixo, você confere outros tipos de negligência não só com fiações mas também em outros tipos de serviços.

Leia também
Negligência: Menino morre eletrocutado em parque. Haja fio desencapado…
Nó de fios provoca poluição visual na rua do Bom Jesus
Depois de fios caídos ou baixos na cara da gente, agora é poste dando choque
Poço da Panela: Moradores pedem poda em palmeira para evitar acidente
O descalabro das operadoras: fios jogados e amarrados são armadilhas para pedestres
Vistoria no percurso do Galo vê riscos no descalabro da fiação aérea no Recife
Mais uma sinalização criminosa nas ruas do Recife. Cadê o respeito à vida humana?
Fios baixos e caídos preocupam a população em todos os cantos do Recife
 Poço da Panela: Moradores pedem poda em palmeira para evitar acidente
Vistoria no percurso do Galo da Madrugada vê riscos no descalabro da fiação aérea no centro 
Fiação vira esculhambação
Descalabro na fiação e nas conexões
Cadê a ouvidoria da Neonergia?
No Nordeste, apagão afetou todos os estados
O revoltante apagão de fim de semana
Operadoras ameaçam pedestres
A Oi é uma piada
Prestadoras de serviço: descalabro
Prestadoras de serviço e buraqueira
Ninhos de fios incomoda pedestres
O revoltante apagão do fim de semana
A Operadora Oi é uma piada
Crise hídrica na conta de energia e excesso de chuva no Sertão
Ajude o Pró-Criança com doação na conta de energia
Empresa de Energia Solar (Insole) para conta de luz por uma boa ideia
Energia a partir do vento
Luminárias de PET com energia eólica
Operadoras ameaçam pedestres
Vejam só quanta negligência com a vida humana
Exceção da regra: FInalmente uma obra com sinalização noturna adequada contra acidentes
Mais uma sinalização criminosa nas ruas do Recife
Cadê o respeito à vida? Tragédias anunciadas em obras públicas sem sinalização adequada
Cadê a sinalização? E o respeito à vida?
Calçadas assassinas: Novas vítimas
Armadilhas junto ao meio-fio
Prestadoras de serviço: Descalabro
Operadoras ameaçam pedestres
Os cem buracos do meu caminho
Falta d´água é entrave ao crescimento
“Peçam à Santa para a Compesa mandar água para o Morro da Conceição”
Dois séculos depois, cenas de rua que lembram Debret
Com chuva e sem água na torneira
Recife: Saneamento, atraso e tigreiros
Mais 19 anos sem saneamento.Pode?
Sessão Recife Nostalgia: Quando a cidade era cem por cento saneada
Águas pluviais e esgoto doméstico: quando tudo se mistura sob o chão
Escritório da Compesa no meio do lixo
Acidente lembra o do Córrego do Boleiro
Vocês lembram dessa calçada? A Compesa “consertou”
Boa Viagem tem esgoto na areia

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

 

Continue lendo

One comment

  1. Leticia, o Bairro das Graças parece arvore de Natal tá cheio de piscas piscas. Todos os dias centenas de carros sem identificação nenhuma de Empresas ou Grupos com escadas grandes arrancam fios pelas ruas do Bairro, e haja falta de luz, haja falta de comunicação a internet vai para o espaço, fora assaltos em todas as horas do dia e invasão de Condomínios. E ontem aconteceu um acidente que a mídia deixou de informar e com gravidade para as vidas dos Cidadãos que aqui ainda sobrevivem. Uma dessas Obras sem pé e nem cabeça de PCR, Compesa e sei lá o quê, bem no cruzamento da Rua das Graças com a Rua Manoel de Almeida faziam escavações enormes trazendo o transtorno de sempre, e eis que furaram um cabo de gás, e um vazamento grandioso começou com sons terríveis de perigo no ar, e começou a correria pois falaram até em evacuar as moradias da redondezas. Ora, se nos locais por onde passam essas fiações de gás estão ali informadas que não se deve ter perfurações e um Órgão Público fez a perfuração em cima do local, coisa de gênio, a quem devemos reclamar ? Estava numa Drogaria bem perto do local e orientei por ser Aposentado como Profissional da PCR que fossem chamados a Copergás e o Corpo de Bombeiros e que ninguém se aproximasse do grande vazamento e desligassem seus iphones evitando uma explosão com efeitos grandiosos para os moradores. Liguei para a Copergás que imediatamente enviou Técnicos junto com o Corpo de Bombeiros, e o Bairro das Graças ficou sob tensão o resto do dia. Pra finalizar, sou do tempo que ligávamos para as Rádios, Jornais ou TVs e a mídia vinha atender os reclamos do Cidadão, e ontem na Drogaria junto com moradores de todas as idades, todos me pediam …”só não peçam ajuda nos meios de comunicação, eles vão dizer que é fake news e vão procurar agências de checar ou ter informações do STF pra ver se é verdade…” . Será que os Ministros conhecem o Recife, ou andaram em nossas ruas ??? Tristes Trópicos ! Isso não é Piada, é a realidade de nossa Cidadania, quando o Cidadão não confia nas Instituições é porque estas não estão cumprindo seu papel Constitucional e Institucional, há um vazio de Poder e de Administração, as Liberdades do Cidadão foram caladas. A quem reclamar ???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.