O descalabro das operadoras: fios jogados e amarrados são armadilhas para pedestres

Compartilhe nas redes sociais…

Como se não bastassem os riscos que nós, pedestres, enfrentamos na buraqueira do asfalto e das calçadas (repletas de depressões, pedras soltas, galerias pluviais destampadas), ainda temos que nos deparar com o descalabro de fios no nosso caminho. Alguns, como estes da foto acima constituem verdadeiras armadilhas para quem vai passando. Imaginem isso à noite, quantas quedas já deve ter provocado. Porque no escuro, quem pode ver um fio preto à sua frente? Só quem tem olho de gato, não é?

Dia desses, em uma caminhada de uma hora e 20 minutos, passando por alguns bairros da Zona Norte do Recife, contei mais de 150 cenas parecidas com estas. Uma bagaceira sem limites. Fios soltos nas calçadas (que podem provocar tropeços), fios pendurados (que batem na nossa cabeça, com risco de descargas elétricas), emaranhados pelo chão (que obrigam as pessoas, por exemplo a deixarem a calçada e caminhar pelo asfalto). Dia desses quase fui “degolada”. E´que estava de chapéu de abas grandes, olhando para a calçada e de repente vi algo atravessado no meu pescoço. Era exatamente um fio desses, que ficam bem baixos. Como estava fitando chão, a aba do chapéu não permitiu a visão do “nó” à altura indevida. Um risco e tanto. E se estivesse desencampado, como aqueles que já provocaram tantas mortes nas ruas da cidade?

Fios pendurados, fios amarrados, fios jogados nas calçadas: por que as operadoras não respeitam os pedestres?

No meu bairro, nas proximidades da Praça de Apipucos, tem uma calçada estreita tomada por tantos fios, que as pessoas preferem disputar espaço com os carros no meio da rua do que passar perto deles. Esses das fotos acima, ficam no bairro de Casa Forte, ali à altura das Ruas Maria Davi e Silveira Lobo. Já a montanha da foto central, encontrei em uma esquina da Estrada das Ubaias, em Casa Forte, na esquina com a Rua Jáder de Andrade . Sinceramente, ninguém toma providência para evitar esse descalabro não, é?  E a segurança do pedestre, que paga seus impostos e não tem, sequer, o direito de andar em paz e sem correr risco? Moradora do bairro do Derby, a assistente social Sofia de Paula Lopes engrossa as reclamações sobre o que ela chama de “absurdo”.

Aqui no Derby, especialmente nos Quatro Cantos, diariamente vemos funcionários de diversas operadoras fazendo “manutenção” na fiação e deixando um rastro de “perigo à vista”. Inúmeras vezes me deparei com fios soltos batendo na cabeça e tentativa de recuar e tropeçar nas crateras das calçadas. É um descaso total, porque se as operadoras assim agem é sinal de que o poder público é omisso e irresponsável na sua missão de fiscalizar e punir.

E o #OxeRecife pergunta: Cadê a fiscalização da Prefeitura? Por que não multa os responsáveis por essa esculhambação? Quem são os culpados? A Neonergia (que aluga postes às operadoras para faturar mais) ou as empresas de telefonia? Para falar a verdade, não conheço uma só operadora desses setores que não deixe essa bagaceira no meio da rua. Será que essas empresas não treinam seus trabalhadores ou colaboradores para evitar, ou pelo menos reduzir esse abuso? É todo mundo falando de ESG, a palavra do momento entre as empresas, mas na hora de praticar… a ESG vai para lixo. Porque o que acontece nas ruas do Recife é um descalabro e um profundo desrespeito ao cidadão. Pelo visto, é preciso que as operadoras treinem seus colaboradores e prestadores de serviço, com lições de cidadania.Talvez não façam porque só pensam mesmo no vil metal. Dar treinamento deve custar dinheiro….E, pelo visto, só o que entra no bolso delas é que é o bom. A população que se lasque, para enfrentar esse absurdo!

Leia também
Mais uma sinalização nas ruas do Recife. Cadê o respeito à vida humana?
Fios baixos e caídos preocupam a população em todos os cantos do Recife
 Poço da Panela: Moradores pedem poda em palmeira para evitar acidente
Vistoria no percurso do Galo da Madrugada vê riscos no descalabro da fiação aérea no centro 
Fiação vira esculhambação
Descalabro na fiação e nas conexões
Cadê a ouvidoria da Neonergia?
No Nordeste, apagão afetou todos os estados
O revoltante apagão de fim de semana
Operadoras ameaçam pedestres
A Oi é uma piada
Prestadoras de serviço: descalabro
Prestadoras de serviço e buraqueira
Ninhos de fios incomoda pedestres
O revoltante apagão do fim de semana
A Operadora Oi é uma piada
Crise hídrica na conta de energia e excesso de chuva no Sertão
Ajude o Pró-Criança com doação na conta de energia
Empresa de Energia Solar (Insole) para conta de luz por uma boa ideia
Energia a partir do vento
Luminárias de PET com energia eólica
Operadoras ameaçam pedestres
Falta d´água é entrave ao crescimento
“Peçam à Santa para a Compesa mandar água para o Morro da Conceição”
Dois séculos depois, cenas de rua que lembram Debret
Com chuva e sem água na torneira
Recife: Saneamento, atraso e tigreiros
Mais 19 anos sem saneamento.Pode?
Sessão Recife Nostalgia: Quando a cidade era cem por cento saneada
Águas pluviais e esgoto doméstico: quando tudo se mistura sob o chão
Escritório da Compesa no meio do lixo
Acidente lembra o do Córrego do Boleiro
Vocês lembram dessa calçada? A Compesa “consertou”
Boa Viagem tem esgoto na areia

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

2 comments

  1. É um absurdo ! Aqui no Derby, especialmente nos Quatro Cantos,diariamente vemos funcionários de diversas operadoras fazendo “manutenção ” na fiação e deixando um rastro de “perigo à vista”. Inúmeras vezes me deparei com fios soltos batendo na cabeça e tentativa de recuar e tropeçar nas crateras das calçadas.
    É um descaso total, porque se as operadoras assim agem é sinal que o poder público é omisso e irresponsável na sua missão de fiscalizar e punir.

  2. Esse tema deveria ser levantado e debatido constantemente. Quando teremos um sistema de fiação decente, com fios soterrados? Na pisada que vai acredito que nesses 50 anos. Mas até lá, segundo previsão da Nasa, a condição de vida no nordeste se tornará inviável devido as alterações climáticas. Voltando ao horror dos fios caídos e dependurados, em Boa Viagem a situação é pior. Só a avenida se salva.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.