Fios baixos e caídos preocupam a população em todos os cantos do Recife: descalabro

Compartilhe nas redes sociais…

Foi só o #OxeRecife noticiar a preocupação da diretoria do Galo da Madrugada, com o descalabro da fiação aérea do Recife, para os leitores se pronunciarem aqui nas caixas de mensagens do Blog e também pelo Zap. Durante a vistoria no percurso da agremiação carnavalesca, constatou-se a possibilidade de acidentes já que a fiação elétrica que “deveria estar seis metros e meio acima do solo”, está abaixo de cinco.  A direção do bloco teme acidentes, claro porque precisa de altura compatível com seus trios elétricos.

Andando pelo Recife, no entanto, observa-se que a bagunça é em todos os lugares: fios baixos, nó de fios, fios pelo chão, amarrados em postes, em árvores e até em sinais de trânsito. Eu que caminho diariamente, estou habituada a desviar de fios e, distraída, já senti alguns tocarem na minha cabeça. E se levo uma descarga? Por conta de choques em fiação e em postes com vazamento de corrente, aqui no Recife já morreu gente, cachorro, jumento. É  um risco andar pelas ruas do Recife? É.

“A fiação aérea do Recife é um nojo em quase todo canto da cidade”, reclama o leitor Melício Oliveira. E eu faço coro com ele. Pois nesta semana, caminhando pelo bairro onde resido – Apipucos – me defrontei com a cena da foto acima. Imaginem, a calçada já é estreita, mal cabe um pedestre. Mas o espaço é todo tomado por fios caídos e os pedestres, eu inclusive, precisam andar pelo asfalto, disputando espaço com os carros para não correr risco de levar choque ou tropeçar nos fios. É verdade que no “ninho” tem fios de operadoras de telefonia. Mas quem vai se arriscar e confiar? É tudo da mesma cor. Sem falar que há fios desencapados.

Tem mais. Quando o risco não vem de cima, vem de baixo, de fios deixados no chão por funcionários a serviço de operadoras e de empresas de energia elétrica, no caso do Recife a Neoenergia. Já tropecei muitas vezes em fios deixados pelo chão por empresas que atuam na área. Fico pensando nas pessoas com baixa visão ou mesmo cegas e no risco que correm. Mas qualquer um está sujeita a acidentes. Amiga daqui do #OxeRecife, servidora pública residente na praia de Boa Viagem sofreu um acidente sério devido a fios deixados na calçada. Ela tropeçou,  caiu e machucou os dois joelhos. E a responsabilidade fica com quem, em caso de acidente? Com as irresponsáveis prestadoras de serviço que promovem a bagunça, ou com a Prefeitura, que é omissa, não fiscaliza e nem pune os responsáveis?  Até cartões postais do Recife, como a Ponte Duarte Coelho, estão poluídos pela profusão de fios. Haja saco e paciência!

Leia também
Vistoria no percurso do Galo da Madrugada vê riscos no descalabro da fiação aérea no centro 
Fiação vira esculhambação
Descalabro na fiação e nas conexões
Cadê a ouvidoria da Neonergia?
No Nordeste, apagão afetou todos os estados
O revoltante apagão de fim de semana
Operadoras ameaçam pedestres
A Oi é uma piada

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.