Exceção da regra: Finalmente uma obra com sinalização noturna adequada contra acidentes

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Tenho reclamado – e muito – aqui nesse espaço, contra empresas prestadoras de serviços que não fazem a devida sinalização em vias públicas, onde as obras deixam valas, buracos, crateras, colocando em risco a vida do cidadão. A falta de aviso a pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas tem provocado sérios acidentes nas ruas do Recife, mas infelizmente nem os casos fatais são suficientes para que os órgãos públicos tomem jeito.

Ou seja, zero respeito à vida humana. No Recife, no mês passado houve o caso de um gari que teve a cabeça esmagada por um carro, quando saía de uma galeria de águas pluviais, após fazer a limpeza da mesma. Tudo porque não havia nenhum cone nem placa de advertência no local, na obra da Emlurb. O motorista não viu a boca de lobo aberta e caiu no buraco, matando o rapaz. Hoje, durante minha caminhada matinal, contei seis obras no asfalto, todas elas sinalizadas apenas com a famigerada tela vermelha que, de noite, é mesmo que nada. Principalmente em via mal iluminada.

Finalmente, sinalização adequada em obra em via pública. Geralmente a gente só vê a tela vermelha como a da foto

Passando pela Rua Flor de Santana, no Bairro do Parnamirim, no entanto, encontrei uma exceção da regra, ao redor de uma vala  imensa, aberta pela Compesa / BRK. Foi a primeira vez, em muitos anos que, finalmente, observei um sinal luminoso para alertar motoristas e pedestres do perigo. Uma iniciativa que deveria ser regra. E não exceção, não é? Também há sinais luminosos na obra da Compesa que está em andamento na Ponte Paulo Guerra, no Pina.  Lembro-me que há algumas décadas, todos os buracos decorrentes de obras em andamento tinham sinalização luminosa em vias públicas. Hoje, quem fiscaliza isso? A Emlurb? A Secretaria de Política Urbana e Licenciamento?  Devem fazer vista grossa, porque 100 por cento das obras da Prefeitura são muito mal sinalizadas, sem nenhum ponto luminoso à noite.

Outro problema que pode provocar acidentes são as caçambas – de obras  públicas ou particulares – que ficam  paradas em sentido paralelo ao meio-fio, porém sem sinal nenhum.  Às escuras. Em maio de 2015, o então Governador Paulo Câmara sancionou a Lei estadual 15.513, que dispunha sobre “sinalização luminosa refletiva para evitar acidentes”. A legislação determina que se coloque “adesivos fosforecentes” em toda a extensão do equipamento, que deve conter, ainda, endereço e telefone da empresa por ele responsável. Mas o dispositivo legal está só no papel mesmo. À noite, apagadas, escuras e enferrujadas, essas papa-metralhas são um atentado à vida. Assim como as crateras não sinalizadas. Portanto – vazamento de esgotos, perda d´água e falta de saneamento à parte – a Compesa/BRK finalmente dá um exemplo a ser seguido por todos os órgãos públicos e empresas prestadoras de serviço. Ter cuidado com a segurança e a vida da população é o mínimo que se pode oferecer.

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Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

 

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

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