Pandemia impõe mudanças à Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro

Com 116 anos de tradição, a Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro acontece em 2020  sem cortejos, shows e com limitações quanto ao uso de velas.Tudo por conta da pandemia. Os festejos tem início no dia 28 de novembro e se encerram em 8 de dezembro como tradicionalmente ocorrem. Mas foram canceladas a programação cultural, as procissões de abertura e encerramento e as confissões. Também não serão permitida aglomerações no velário aos pés da imagem da Imaculada, onde os devotos costumam acender velas por graças alcançadas, sendo este um dos rituais mais utilizados pelos fiéis. A prática, no entanto, não estará totalmente proibida.

Os devotos poderão entregar as velas a voluntários capacitados para a higienização segura do objeto e posterior acendimento. Como opção, os fieis vão poder doar as velas para a Igreja. Ainda como medida de prevenção, as portas do Santuário vão ser retiradas visando assim uma maior circulação de ar. A Reitoria do Santuário da Conceição está enviado para as paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife e dioceses e arquidioceses do Regional NE2 não realização de romarias ao Santuário do Morro no período da Festa. Também será feito um apelo – através de reportagens e entrevistas pelos meios de comunicação – para que as pessoas permaneçam em casa acompanhando a programação através da internet e redes de comunicação.

A Festa do Morro da Conceição não terá procissões para evitar aglomeração. Romarias são desaconselhadas.

Mesmo assim, 300 voluntários, em sua maioria pessoas pertencentes a movimentos religiosos ligados a Arquidiocese de Olinda e Recife, estão sendo capacitados por profissionais de saúde para melhor acolher as pessoas que mesmo com todas as orientações, escolham por vir ao Santuário durante os 11 dias de festividades. Eles pertencem a entidades como a Pastoral Familiar, o Terço dos Homens, Encontro de Casais com Cristo, Equipes de Nossa Senhora, entre outros. Eles vão orientar os fiéis quanto às regras para evitar disseminação do coronavírus, inclusive quanto ao uso de máscaras, distanciamento social e aferição da temperatura corporal..

O acesso ao Santuário bem como para a imagem da Santa vai ser restrito. Voluntários e profissionais de segurança estarão dispostos nas principais entradas do Santuário para o controle e direcionamento das pessoas pelas dependências do local, a saber: Acesso ao Santuário: parte interna da Igreja, área externa (Torre) e lojas: duas entradas frontais; saída do Santuário: duas saídas laterais próximas ao altar da Igreja; acesso a Santa: duas entradas laterais com controle de pessoas para rápida visitação. A saída dessas pessoas irá garantir o acesso de outro grupo de devotos; saída da Santa: uma saída posterior (por trás da Santa).

A presença física dos fieis vai ocorrer em até 30 por cento da capacidade total do templo, a cada celebração. Vão ser dispostos 120 bancos, com duas pessoas sentadas em cada um deles, assegurando o distanciamento de 1,5m, o que corresponde 240 pessoas. Na parte externa vai ser montada uma estrutura com cerca de 90 bancos em torno da Torre e nas laterais da Igreja, com duas pessoas sentadas em cada banco, observando o distanciamento de 1,5m, o que corresponde a 180 pessoas. A capacidade prevista é de 420 pessoas por celebração. Posteriormente, o #OxeRecife trará detalhes da programação daquela que é uma das maiores festas religiosas de Pernambuco.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (17/11), 674 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 33 (5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 641 (95%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 171.890 casos confirmados da doença, sendo 27.590 graves e 144.300 leves. Foram confirmados 16 novos óbitos, ocorridos entre 11/06 e 15/11. Com isso, o Estado totaliza 8.854 mortes pela Covid-19.

Festa do Morro: entre o lixo e a fé
“Peçam  à Santa para a Compesa mandar água para o Morro”
Festa do Morro tem novidades
O exemplo do Morro da Conceição
O “apito da titia”
Fé, saúde e cidadania na Festa do Morro
Santa, comércio, pedinte e jaleco
Santuário se veste de azul e branco
Morro da Conceição no Olha! Recife
Dia de prestar contas aos pés de Nossa Senhora da Conceição
Rei e rainha de Momo sobem o Morro
Dois pedidos para Conceição
O doce “fininho” de Nossa Senhora da Conceição
Dia de prestar contas a Nossa Senhora da Conceição
Santuário se veste de azul e branco
Fé, política, mendicância e black friday na Festa da Conceição
Homem da Meia Noite sobe Morro da Conceição
Entre o sagrado e o profano, Homem da Meia Noite sobe o Morro
Rei e Rainha de Momo sobem o Morro

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros/ PCR/ Arquivo #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.