Número de mortos na tragédia de Jaboatão dos Guararapes chega a cinco e lista oficial é divulgada

 Número de mortos na tragédia de Jaboatão dos Guararapes chega a cinco e lista oficial é divulgada

Compartilhe nas redes sociais…

É muito triste o que aconteceu no Domingo de Páscoa, dia importantíssimo e alegre para a comunidade católica, em que se celebra a vida, já que se comemora a Ressurreição de Jesus Cristo.  Mas infelizmente no município de Jaboatão dos Guararapes, a data foi marcada pela tragédia, quando um micro-ônibus atingiu uma procissão, ferindo mais de 30 fiéis que participavam do cortejo religioso. Até o momento, os mortos somam cinco.  O sinistro foi no bairro popular de Marcos Freire, quando o coletivo desceu uma ladeira totalmente desgovernado.

Segundo moradores de Jaboatão, os ônibus complementares e os da Vera Cruz – transportadora que serve ao município – encontram-se em condições precárias, com pneus carecas e alguns mostram falta de força  até para subir ladeiras do município, localizado na Região Metropolitana do Recife. Na tarde dessa segunda-feira, houve celebração de missa de corpo presente presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. A celebração foi na Escola Adelaide Pessoa Câmara, que fica defronto do local onde ocorreu a tragédia. O dia foi marcado por protestos contra o sucateamento dos coletivos que fazem transporte público com críticas, também, a motoristas que dirigem “desembestados”. Mas a Prefeitura de Jaboatão garantiu que o ônibus do sinistro estava com toda a documentação e revisão em dia. O nome do motorista que provocou o acidente não foi revelado.

Dia de chorar e enterrar os mortos do sinistro de Jaboatão dos Guararapes: filhos conduzem caixão de Amaury

O Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, divulgou mensagem de solidariedade aos familiares das vítimas. “Nesse domingo da Ressurreição, fomos convidados a ler esse episódio à luz da fé e da Páscoa. Que Deus nos dê  paz, serenidade e esperança”. Ele lembrou que toda a Arquidiocese está em luto, “mas com olhos fixos naquele que é a Ressurreição e a Vida”.

Os mortos identificados até o momento, de  acordo com com a Prefeitura de Jaboatão e com base em nota divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde são: Edson Maurício Barbosa (52), Amaury João da Silva (68), Edite Maria da Silva (51), Jessyca Kelly (21), Tereza Cristina Batista da Silva (66) e João de Lima (68). À noite, a SES divulgou nova nota oficial, confirmando cinco e não seis mortes. O nome de João de Lima foi retirado da relação de vítimas fatais.

Abaixo, veja a situação das pessoas atingidas, conforme informações da SES:

HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO (HR) –  No HR, doze pessoas deram entrada nas emergências Geral e Pediátrica do HR. Uma mulher (Jéssica Kelly Mendonça dos Santos, de 21 anos), faleceu. Duas mulheres, uma de 62 anos e outra de 42 anos, receberam alta hospitalar na manhã desta segunda-feira (1º/04). Nove pessoas seguem internadas – das quais 4 têm quadro de saúde considerado grave e outras 5 estão fora de perigo.
HOSPITAL DOM HÉLDER –
No HDH, três pacientes, que deram entrada ontem (31/03), permanecem internadas. Todas do sexo feminino, com idades entre 53 e 62 anos, com quadro geral de saúde considerado estável. Na tarde desta segunda-feira (01/04), a unidade recebeu quatro novos pacientes, oriundos das UPAs do Ibura e da Imbiribeira, sendo três homens, com idades entre 18 e 66 anos; e uma mulher de 59 anos – todos seguem em acompanhamento e quadro geral de saúde considerado estável.
UPA DA IMBIRIBEIRA – A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira admitiu 10 pacientes. Sete deles, do sexo feminino, com idades entre 15 e 60 anos, foram atendidas e já tiveram alta hospitalar. Um homem (João de Lima, de 68 anos de idade) foi a óbito (divulgado à tarde, o nome de João foi retirado da lista distribuída à noite). Os outros dois pacientes, sendo um homem de 47 anos de idade e uma mulher de 59 anos, foram transferidos para o Hospital Dom Hélder (HDH).
UPA IBURA – A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ibura recebeu nove pacientes. Um deles, do sexo masculino (Edson Maurício Barbosa, de 52 anos de idade), veio a óbito. Duas mulheres receberam alta médica. E os outros 6 pacientes foram transferidos para o Hospital da Restauração (HR) e Hospital Dom Hélder (HDH).
HOSPITAL OTÁVIO DE FREITAS (HOF)
O Hospital Otávio de Freitas (HOF) admitiu uma paciente do sexo feminino, de 29 anos de idade. A paciente recebeu atendimento na Emergência e teve alta ainda ontem (31/03).

Já no interior de Pernambuco, três pessoas – duas mulheres e uma criança – morreram devido à enxurrada, que provocou o transbordamento de um canal, no município de Santa Cruz no Capibaribe, localizado a 192 quilômetros do Recife.  O acidente foi no Domingo de Páscoa.

Leia também
Transporte coletivo com tarifa única começa a funcionar no início de março
Abrigos de ônibus se transformam em guarda volumes da população sem teto
Parada de ônibus na Praça da Independência obriga passageiro a se ariscar no asfalto
Já era tempo. Novos abrigos de ônibus começam a ser instalados
Cadê o respeito pela vida humana: Cobertas de abrugs de ônibus estão desabando
Abrigo de ônibus: desconforto e riscos
Cadê o respeito aos cadeirante?
Cadê a sinalização? E o respeito à vida?
Demandas urbanas: abrigos de ônibus oferecem riscos aos passageiros
Passageiros reclamam de abrigos sujos 
O Recife leva banho de Salvador no quesito limpeza
Difícil ser pedestre sem correr risco
Cidadania a pé está difícil
Assim não dá: Calçada com buracos e lixo
Calçadas: acessibilidade zero
Ônibus elétricos fazem falta
Automóvel é transtorno para muitos
“O trânsito é nó cego”
Lei seca e barulho infernal das motos
Um iceberg no meu caminho. Pode?
Calçadas assassinas: “É sair e cair”
Bueiros viram armadilhas mais perigosas em dias de chuva
Calçada: Que saco, torci o pé de novo
Tombos nas calçadas requalificadas
Quem chama isso de calçada….
Calçadas melhoram na Av Norte, mas…
Oxe, cadê as calçadas da Avenida Norte?
Calçadas crateras na Avenida Norte
Av. Norte: reforma só atinge 12 por cento das calçadas

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Genival Paparazzi) / G.F.V Paparazzi / ZAP (81)995218132)/ gfvpaparazzi@gmail.com

 

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.