Tido como a maior área verde do centro e abandonado por gestões sucessivas, o Parque Treze de Maio acaba de ganhar a décima segunda versão de um equipamento que vem fazendo sucesso no Recife: praça da infância, sendo esta a maior da cidade. Ela ocupa a área onde havia um mini zoológico, na qual os animais eram confinados há décadas sem boas condições. Executada por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), a nova praça exigiu investimentos de R$ 2,4 milhões, segundo informa o Prefeito João Campos (PSB). Foi a primeira inauguração do mandato que se inicia do socialista, e ocorreu na tarde da quinta-feira.
E foi feita em clima de festa, com banda (ver vídeo no final da matéria). A nova praça tem 3.700 metros quadrados. “Além de ser a maior Praça da Infância da cidade, também estamos ressignificando uma área. Havia uma demanda antiga de reassentar os animais que estavam aqui, e conseguimos reinseri-los na natureza. Agora, reaproveitamos o lugar e temos um espaço de brincadeira, uma biblioteca e áreas de uso comercial também”, destacou o prefeito João Campos, durante o ato de entrega do espaço público.
A Praça da Infância do Parque Treze de Maio é dividida em cinco áreas temáticas (vento, árvore, fogo, terra e planta). Estes círculos são ligados por um caminho estruturante, em piso fulget. Espaços contemplativos e áreas de descanso foram incluídos, “com paisagismo que valoriza espécies ornamentais para criar cenários ricos em texturas e cores”. A inclusão desses novos espaços parte do reconhecimento e da necessidade de proporcionar locais mais seguros e estimulantes para o desenvolvimento das crianças. “A gente já entende que a Praça da Infância é uma marca completamente consolidada na cidade”, disse o secretário de Infraestrutura e vice-prefeito, Victor Marques.
Das cinco edificações que ocuparão o lugar do mini zoo, duas terão uso comercial (café e sorveteria). Importante: três serão espaços pertencentes ao Ponto de Leitura, que atenderão a quatro faixas de público: primeira infância, infantil, juvenil e adulto (desde o jovem adulto até a terceira idade). O Espaço Liberdade faz alusão ao destino dos animais que ali viviam e ao que a leitura possibilita aos cidadãos. Com foco no público juvenil/adulto, a sede do Ponto de Leitura conta com um acervo inicial de mais de 600 livros e estação com quatro computadores com internet. O local será espaço de convivência e acesso a informações.
Também uma “bbteca” foi montada onde antes viviam os macacos, com espaço para atividades de arte educação (contação de histórias e brinquedos para o público da primeira infância), além de uma árvore fixa em alvenaria e madeira, almofadas e estantes pequenas para livros infantis e brinquedos. No local onde ficavam os passarinhos está o Espaço Brincar, área Infantil que contará com parede de escalada e outros elementos para o brincar livre, com o suporte de almofadas e piso emborrachado. O Ponto de Leitura do Parque 13 de Maio irá funcionar de segunda a sexta, das 9h às 21h, e nos finais de semana das 8h às 12h. Vamos ver a quantas fica o resto do Treze de Maio, pois por falta de segurança os assaltos ali são recorrentes e até equipamentos – como estátuas – chegaram a ser roubadas no ano passado, conforme mostrou o #OxeRecife várias vezes.
Veja o vídeo do coleguinha Genival Paparazzi, que é morador do centro e frequentador assíduo do Treze de Maio:
Leia também
Parque Treze de Maio vai ser requalificado. E a segurança e obras de Abelardo da Hora, como ficam?
Treze de Maio: Brinquedos com história
Falta de segurança no Centro do Recife atinge de novo o Parque Treze de Maio
Onze macacos são retirados do Parque Treze de Maio e podem voltar à vida selvagem
Macacos do Parque Treze de Maio ainda esperam por transferência para outros locais
Artista desafiam insegurança e fazem espetáculo no Parque Treze de Maio, no Centro
Parque Treze de Maio tem novos assaltos
Frequentadores reclamam da insegurança no Parque Treze de Maio
Pilhagem em peças de bronze toma conta do Parque treze de maio
“Jaula” contra o vandalismo no Parque Treze de Maio
Pelos parques do Recife: Treze de Maio
O último lampião do Parque Treze de Maio
Dia de pão e paz no Treze de Maio
Treze de Maio: brinquedos com história
Exposição na Faculdade de Direito: O Recife através dos postais
Em parques famosos, ganso, patos e cisnes são atrações. No Recife, são retirados do Parque Treze de Maio
Praças da Infância
Nota dez para as praças da infância. Mas o verde onde é que fica?
Bairro da Madalena, na Zona Oeste, torna-se o único do Recife a ter duas praças da Infância
O Recife ganha a sexta praça da infância, dessa vez em Tejipió
O Recife ganha a quarta Praça da Infância
O Recife ganha a terceira Praça da Infância, dessa vez em San Martin
Tá Aprumado Praças entrega mais uma área revitalizada
Prefeito inaugura segunda Praça da Infância
Recife ganha sua primeira praça da Infância
Comunidade Entra Apulso vai ganhar praça
Praça da Árvore é a primeira com jatos d´água saindo do piso no Recife
Depois da omissão desastrosa na gestão anterior, Prefeitura lança programa “Tá aprumado Praças
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife
Vídeo: Genival Paparazzi / G.F.V Paparazzi / ZAP (81)995218132)/ gfvpaparazzi@gmail.com