Com o objetivo de provocar um novo olhar da sociedade em relação às pessoas neurodivergentes, o Festival “Viva as Diferenças” movimenta o Parque da Jaqueira, nesse sábado, 12 de abril, das 15h às 19h. O evento entra em sua segunda edição em 2025, sempre com o compromisso de reforçar a importância da inclusão e do respeito à neurodiversidade. O encontro é promovido pela Aprimore Terapia Integrada, e acontece dentro do Abril Azul (mês de conscientização sobre o autismo). No Parque, um espaço de acolhimento e celebração da pluralidade.
“Dessa forma, amplia-se o debate sobre a neurodiversidade, fortalecendo a luta por mais respeito e representatividade”, afirmam os organizadores do festival. A programação é totalmente gratuita e aberta ao público. Entre as atrações confirmadas estão a Escola de Circo do Recife, a banda Fim de Feira e a bailarina Amanda Lima, primeira dançarina de ponta com Síndrome de Down do Norte/Nordeste. O evento contará também com cinema ao ar livre, exibindo produções que abordam a inclusão e a diversidade. Além disso, será apresentado um documentário feito pelos alunos da Oficina de Cinema da Aprimore Terapia Integrada.
O festival visa ampliar o debate sobre a neurodiversidade, fortalecendo a luta por mais respeito e representatividade. Diz Juliana Maia, fonoaudióloga, terapeuta DIR Trainer e sócia fundadora da Aprimore: “Acreditamos que espaços como este são essenciais para promover a aceitação e garantir que todas as pessoas tenham a oportunidade de se expressar e participar plenamente da vida em comunidade. Através da arte, do esporte e da cultura, queremos mostrar que as diferenças não são barreiras, mas sim riquezas que tornam nossa sociedade mais plural e humana”.

Pesquisa da Universidade de Stanford aponta que entre 15% a 20% da população mundial é considerada neurodiversa. No Brasil, o aumento no número de diagnósticos de neurodivergência está sendo cada vez mais discutido por especialistas. No país, levantamento do Censo de Educação Básica de 2022 a 2023 confirma que o número de crianças e adolescentes com Transtorno de Espectro Autista (TEA) matriculados em sala de aula aumentou 50%.
Fundada há nove anos, a Aprimore Terapia Integrada é uma clínica especializada para crianças e adolescentes neurodivergentes. Promove intervenções terapêuticas, atendimentos integrados e atividades socioculturais que estimulam habilidades motoras, psicológicas, cognitivas, emocionais e sociais. Seu trabalho visa fortalecer competências essenciais para o desenvolvimento, como a autoconfiança e o senso de capacidade, fundamentais para que os jovens conquistem maior autonomia e independência. A Aprimore atende 70 pacientes em suas três unidades instaladas na capital pernambucana. A mais recente, inaugurada no segundo semestre do ano passado, é voltada para a primeira infância (0 a 7 anos). Já as outras duas são voltadas para infância e pré-adolescência (7 aos 14 anos) e adolescência e jovens adultos.
Leia também
Diretor do Instituto do Autismo, Kadu Lins relata experiência na África
Artigo: “O autista é vítima perfeita para o bullying”, por Lucelmo Lacerda
Crianças com autismo e outros transtornos ganham primeiro núcleo de desenvolvimento
Dia Mundial de Conscientização do Autismo tem “Todo autista é campeão”
Instituto do Autismo anuncia abertura de novas unidades, nas Graças e Poço da Panela
Raquel Lyra cria carteira de identificação para autistas e anuncia política estadual para pessoas com autismo
Recife com duas prévias carnavalescas para crianças e adolescentes autistas
Projeto Kinoplex Azul institui sessões de cinema para autistas
Cinema tem sessão especial para autistas
Colônia de férias para autistas tem recorde de inscrições
Dicas de diversão para autistas por quem entende do assunto
Colônia de férias para autistas
Casa Azul para atender autistas em Macaparana vira exemplo a ser seguido
Carnaval inclusivo: Festa no Praia sem Barreiras e no Balança Rolhinha
Olhar para as diferenças: Crianças deficientes do Agreste e do Sertão ganham transporte especial
Praia sem barreiras retorna a Boa Viagem no Dia Internacional da Pessoa com deficiência
Relançado, Pernambuco Conduz facilita a vida das pessoas com deficiência
Praia sem Barreiras: 10 mil pessoas deficientes com direito a banho de mar
União Mãe de Anjos em fotografias
Dia “D”: emprego para deficientes
Renata Tarub: dança e inclusão social
Deficientes com vez no desfile do Galo
O carnaval inclusivo do Recife
Carnaval inclusivo na Rua da Moeda
Carnaval inclusivo Recife Antigo
Abertura do carnaval: inclusão, frevo, brega, samba, pífano e música eletrônica
Isso é muito bom: carnaval inclusivo
O frevo inclusivo de Werison
O ser humano encantado do frevo
Música para Surdos: é o som da pele
Os incríveis batuqueiros do silêncio
Carnaval sem barreiras em Boa Viagem
A luta por inclusão e acessibilidade
Campanha por escola inclusiva
Óculos trilíngues facilitam leitura para cegos
Síndrome de Down: despertando talentos
Cultura inclusiva em curso gratuito
Com o coração se faz uma canção
Síndrome de Down: Expedição 21
Portadores de Down ganham curso de jornalismo em PE
Saga de Bruno em cordel
Festa inclusiva no Parque da Jaqueira
Com respeito construímos a igualdade
Bruno, exemplo a ser seguido
Bruno, exemplo para todos
Encontro na estrada: passeio inclusivo
Caminhada para cadeirantes fez sucesso
Jovens da Apae mostram talentos
Macaxeira tem parque inclusivo
REC Férias inclusivo na Zona Norte
Sou diferente e faço a diferença
Com respeito, construímos a igualdade
SERVIÇO:
2° Festival Viva as Diferenças
Data: 12 de abril, das 15h às 19h
Local: Parque da Jaqueira
Gratuito
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Aprimore / Divulgação
Letícia , acordar na madrugada de uma sexta para sábado olhando a fumaça negra que vinha da Madalena e invadia os ares das Graças é triste, muito triste. A mídia restringindo informar o que acontecia temendo ser chamada pela Justiça por falar da realidade do Recife ou por criticar o resultado do abandono do Recife pelos festivos dirigentes recifenses, piora ainda mais, tudo é no diminutivo, mas, quem conhece e vive nos Mercados Públicos do Recife, Amantes do Recife por inteiro, como eu e todos os seus Leitores sabe da dor de ver uma Mercado Público em chamas no Recife. O que farão os Defensores dessa Gestão da Prefeitura dentro do TCE, ALEPE, Câmara Municipal do Recife, dirão que é culpa das Tarifas de Trump e de Problemas no Clima do Mundo ? Irão dançar na frente do Mercado as dancinha mágicas dos “gestores turistas” que vivem no Exterior gozando as delícias de entregar a Cidade a aventureiros que a destroem freneticamente sob o sabor e tutela vergonhosa dos Poderes e da Mídia que não deixem que o Cidadão fale ou critique a Cidade abandonada e destruída? Para não me alongar ou me tornar um chato, falo porque conheço e vivo minha Cidade…VOCÊS DA PCR QUE VIVEM EM HOTEIS DE LUXO FAZENDO FESTINHAS E MENTINDO PARA O POVO DO RECIFE, SABEM QUE O RECIFE NASCEU EM SUA ESTRUTURA ECONOMICA E SOCIAL DESDE AS FEIRAS LIVRES QUE FORMARAM OS MERCADOS PÚBLICOS E DESTES PARA O CONJUNTO DA VIDA ECONOMICA, FINANCEIRA E SOCIAL DA CIDADE ??? Não sabem e não querem saber, vivem aceitando doar os Bens Públicos para aventureiros em nome da “democracia e do amor” e todos ficando milionários com o Patrimônio Público sob a Tutela, Chancela e Cara de Pau disso que chamam Poderes Públicos do Brasil, que não suportam cinco minutos de uma Auditoria Plena sobre tudo que se passa dentro da dessa destruição do Recife e da Vida das Cidades Brasileiras. Além de destruírem a Cidade querem nos calar, será que foi Trump, Senhores Midiáticos e dos Institutos de Pesquisas Animadores de Eleições que tocou fogo no Mercado da Madalena ??? ROUBARAM O RECIFE DE MIM !