Relançado, “PE Conduz” facilita a vida de pessoas com deficiência

 Relançado, “PE Conduz” facilita a vida de pessoas com deficiência

Compartilhe nas redes sociais…

Foi inclusivo, é bom. O #OxeRecife dá o maior ponto a iniciativas que facilitem a vida de quem tem algum tipo de deficiência, até porque na nossa cidade o que falta – e muito – é acessibilidade. Quem tem problema de locomoção, baixa visão ou mesmo cegueira, come o pão que o diabo amassou para andar nas nossas calçadas e ruas. Buraco é o que não falta, desníveis, falta de piso tátil e por aí vai. Há áreas que cadeirantes ou pessoas que precisam de muletas não têm como andar. Ainda na gestão Eduardo Campos (1963-2014) foram lançados vários programas que reduziram as dificuldades das pessoas com algum tipo de deficiência, entre eles o PE Conduz e o Praia sem Barreiras.

As novas viaturas do PE Conduz foram mostradas hoje, com  capacidade maior do que o modelo anterior.

O Praia sem Barreiras (suspenso na pandemia) finalmente, permitiu que cadeirantes conseguissem curtir o seu banho de mar com segurança, sem risco de cair pois contam com ajuda de monitores  e com esteiras que facilitavam o acesso de cadeiras de roda à areia. Já o PE Conduz era mobilizado até no carnaval do Recife e Olinda, tornando possível a essas pessoas não só a locomoção como também acesso a locais exclusivos em palanques para que elas assistissem a festa em segurança.

Nessa segunda, o  Governador Paulo Câmara lançou versão reformulada do PE Conduz, programa que prevê o transporte de pessoas com deficiência motora (para atendimentos médicos e de lazer) em vans adaptadas. O serviço retoma suas atividades em novo formato de atuação e com vagas abertas para inclusão de novos usuários. E´uma iniciativa muito interessante, pois é grande a dificuldade  de quem tem problema de locomoção, para tomar ônibus, táxi ou mesmo transitar pelas calçadas e asfalto do Recife, Região Metropolitana e também no interior.

Lançado ainda na gestão Eduardo Campos (1965–2014) o Programa PE Conduz ressurge, agora, repaginado.

Com 35 veículos adaptados, a frota teve sua capacidade ampliada, garantindo agora espaço simultâneo para quatro usuários de cadeira de rodas e seus acompanhantes em cada van. Ponto para o governo estadual. “A gente fica feliz de poder retomar esse programa tão importante, que completou dez anos”, afirma Câmara. E promete: “Vamos seguir disponibilizando o serviço para quem precisa, tanto aqui na Região Metropolitana como no interior do Estado. São 35 equipamentos novos e, aos poucos, vamos vendo a demanda para seguir avançando com o programa”.

A equipe da Superintendência Estadual da Pessoa com Deficiência (SEAD) realizou visitas sociais às mais de 600 pessoas atendidas pelo serviço para atualizar as informações cadastrais. A partir de novembro, o programa abrirá novas vagas. O processo será realizado no site da Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude (SDSCJ), através do link www.sdscj.pe.gov.br. A equipe conta com nove teleatendentes, que estarão disponíveis para que os usuários possam agendar, reagendar ou cancelar as consultas e solucionar outros tipos de demandas. É possível entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número 0800.281.0312, de segunda a sexta-feira, das 5h às 22h, ou através do WhatsApp, pelo número (81) 998167-1850.

O programa foi criado durante a gestão do ex-governador Eduardo Campos, em 2011, e segue funcionando gratuitamente no Grande Recife e nos polos do Agreste Central, nas Zonas da Mata Norte e Sul e no Sertão do São Francisco. Nos fins de semana, são promovidas rotas de lazer para pontos turísticos e de entretenimento do Estado, além do transporte para eventos fixos do calendário estadual, como a Fenearte, e projetos de inclusão, como o Praia sem Barreiras, Camarote da Acessibilidade e Bike sem Barreiras. Nessa nova versão, a rota de lazer será aberta também ao público que não é usuário cadastrado do programa.

Leia também
Praia sem Barreiras: 10 mil pessoas deficientes com direito a banho de mar
União Mãe de Anjos em fotografias
Dia “D”: emprego para deficientes
Renata Tarub: dança e inclusão social
Deficientes com vez no desfile do Galo
O carnaval inclusivo do Recife
Carnaval inclusivo na Rua da Moeda
Carnaval inclusivo Recife Antigo
Abertura do carnaval: inclusão, frevo, brega, samba, pífano e música eletrônica
Isso é muito bom: carnaval inclusivo
O frevo inclusivo de Werison
O ser humano encantado do frevo 
Música para Surdos: é o som da pele
Os incríveis batuqueiros do silêncio
Carnaval sem barreiras em Boa Viagem
A luta por inclusão e acessibilidade
 Campanha por escola inclusiva
Óculos trilíngues facilitam leitura para cegos
Síndrome de Down: despertando talentos
Cultura inclusiva em curso gratuito
Com o coração se faz uma canção
Síndrome de Down: Expedição 21
Portadores de Down ganham curso de jornalismo em PE
Saga de Bruno em cordel
Festa inclusiva no Parque da Jaqueira
Com respeito construímos a igualdade
Bruno, exemplo a ser seguido
Bruno, exemplo para todos
Encontro na estrada: passeio inclusivo
Caminhada para cadeirantes fez sucesso
Jovens da Apae mostram talentos
Macaxeira tem parque inclusivo
REC Férias inclusivo na Zona Norte
Caminhada para cadeirante fez sucesso

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Aloísio Moreira / Divulgação / SEI

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.