Festa do Morro: Passos da fé na pandemia

Compartilhe nas redes sociais…

Se não estivéssemos em plena pandemia, a movimentação já seria grande, nesse sábado (28/12), no mais conhecido alto do Recife, quando tem início a 116ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, em Casa Amarela, Zona Norte da cidade. Por conta da Covid-19, não haverá nem os tradicionais shows ao ar livre nem procissão. Mas como a fé não tem tamanho, espera-se que grandes quantidades de devoto compareçam ao Morro durante os onze dias das comemorações religiosas. Por esse motivo, todas as providências de segurança sanitária vêm sendo adotadas pelo Santuário, para tentar barrar a disseminação do novo coronavírus.

A festa que terá a duração de onze dias vai até  8 de dezembro, data consagrada a Nossa Senhora da Conceição que divide com a Padroeira do Recife, Nossa Senhora do Carmo, as preferências dos fiéis. Acredita-se que as celebrações no Santuário da Zona Norte atraia até mais devotos do que a festa carmelita, que ocorre no mês de julho, no centro da cidade. Mas este ano será diferente.  Ao contrário das livres aglomerações que ocorrem tradicionalmente, em 2020, entradas e saídas serão disciplinados, inclusive com sinalização horizontal. Uma estrutura composta por toldos e gradis, além de oito pias com água e sabão está montada na área correspondente ao Santuário Arquidiocesano. O tema da festa em 2020 é Maria, Modelo Eucarístico e Mãe da Esperança.

Nossa Senhora da Conceição aguarda os fiéis em meio a restrições impostas pela Covid-19.

Além da montagem estrutural, as portas da Igreja estão sendo retiradas para uma maior circulação de ar e uma equipe com cerca de 300 voluntários, munidos de máscara, escudo facial, álcool gel e termômetro está capacitada e pronta para acolher os devotos que decidirem vir ao Morro da Conceição, durante os dias da Festa. Em 2020, as comemorações  religiosas não têm as tradicionais procissões de abertura nem de encerramento. Ficam de fora, também, confissões e programação cultural. Boa parte da programação será transmitida pelas redes sociais do Santuário. A abertura solene dos festejos, acontece logo mais, às 18h, com hasteamento da Bandeira, em frente à Torre da Igreja. E às 19h, haverá a Solene Missa de Abertura com a presidência do bispo auxiliar de Olinda e Recife, Dom Limâcedo Antônio da Silva.

A edição da Festa 2020 vai contar, na parte externa, com dois grandes toldos que estão montados ao lado da Torre da Igreja. Visando uma melhor acomodação e um maior número de devotos e fiéis, os bancos que foram projetados inicialmente para ocupar estes espaços e também nas laterais do templo foram substituídos por cadeiras, acomodando assim cerca de 300 participantes por celebração, permanecendo o espaçamento entre os assentos de 1,5m. No interior templo permanece a expectativa de até 30 por cento da capacidade local, com 120 bancos para acomodar duas pessoas sentadas em cada um deles, assegurando o distanciamento de 1,5m, o que corresponde 240 assentos. Ao todo, 540 participantes são esperados por celebração. Todas as cerimônias religiosas vão ser realizadas dentro da Igreja com transmissão na íntegra pelo canal do youtube do Santuário do Morro da Conceição, além da presença da TV Pai Eterno (canal aberto) e da Rádio Olinda 105,3 FM na transmissão das principais cerimônias.

Como medida preventiva da Covid-19, os devotos não vão ter acesso direto aos velários. Para aqueles que desejam pagar suas promessas com o acendimento de velas, estas vão ser acesas por voluntários que irão fazer a devida higienização e posterior queima do objeto de devoção. Como opção, o Santuário sugere a doação das velas para a Igreja. O acesso ao Santuário bem como para a imagem da Santa vai ser restrito. Voluntários e profissionais de segurança que vão está dispostos nas principais entradas do Santuário para o controle e direcionamento das pessoas pelas dependências do local: Para disciplinar o fluxo de fiéis e garantir um mínimo de distanciamento, até o chão está marcado no Morro (foto) para entrada e saída. A partir do próximo domingo, 29, até o dia sete de dezembro, cinco Santas Missas diárias vão ser celebradas, às 6h, 9h, 12h, 14h e 16h, com duração média de 45 minutos. O Solene Novenário vai ser realizado entre 29 de novembro e sete de dezembro, às 19h com a presidência de bispos, párocos e subtemas que vão ser explanados a cada noite.

Leia  também:
Pandemia impõe mudança à Festa do Morro
Sequestro relâmpago leva apurado da Festa do Morro da Conceição
Entre a Santa, a calçada e o asfalto
O povo “ferido” da festa do Morro
A Missa da Aurora na Festa do Morro
Festa do Morro: entre o lixo e a fé 
“Peçam  à Santa para a Compesa mandar água para o Morro”
Festa do Morro tem novidades
O exemplo do Morro da Conceição
O “apito da titia”
Fé, saúde e cidadania na Festa do Morro
Santa, comércio, pedinte e jaleco
Santuário se veste de azul e branco
Morro da Conceição no Olha! Recife
Dia de prestar contas aos pés de Nossa Senhora da Conceição
Rei e rainha de Momo sobem o Morro
Dois pedidos para Conceição
O doce “fininho” de Nossa Senhora da Conceição
Dia de prestar contas a Nossa Senhora da Conceição
Santuário se veste de azul e branco
Fé, política, mendicância e black friday na Festa da Conceição
Homem da Meia Noite sobe Morro da Conceição
Entre o sagrado e o profano, Homem da Meia Noite sobe o Morro
Rei e Rainha de Momo sobem o Morro

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros (PCR) e Afonso Bezerra (Arquidiocese de Olinda e Recife)

Continue lendo

“Padroeira Afetiva do Recife” atraiu 2,5 milhões de fiéis nos dias de festa

Linda, Nossa Senhora da Conceição pronta para a Festa de 8 de dezembro

Inédito: Orquestra Sinfônica do Recife sobe o Morro e faz concerto na quarta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.