Dia Nacional de Defesa da Fauna ganha semana de ações em Pernambuco

Compartilhe nas redes sociais…

Em tempos de mudanças climáticas, incêndios – e mortes de árvores e animais, provocadas pelo fogo – vamos pensar nos nossos mamíferos, anfíbios, aves, peixes, insetos que estão sobrevivendo, na marra, a tantas agressões à natureza? Quando eu era criança, bastava ir no jardim da casa dos meus avós à noite, para ficar encantada com o pisca-pisca dos vagalumes. E eram muitos voando. Há quanto tempo não os vejo? Você os tem visto ? Acredito até que as crianças urbanas de hoje nem lembrem da existência desse luminoso animalzinho.

E as abelhas, que estão sucumbindo aos agrotóxicos? E as onças, tamanduás e até jabutis que vêm morrendo carbonizados, no meio do inferno em chamas que viraram nossas florestas? Pois para assinalar o Dia Nacional da Defesa da Fauna, celebrado nesse domingo, 22 de setembro, a Agência Estadual de Meio Ambiente CPRH preparou uma agenda especial, entre os dias 23 e 27 de setembro, com programações para destacar a importância da data. Serão realizados cursos, solturas de animais, trilha ecológica e o lançamento de um e-book. Em 2024, a Agência comemora dez anos como responsável pela fauna no estado de Pernambuco (antes essa função era de órgãos federais como o antigo IBDF, atual Ibama).

Tamanduá ainda ocorre na Mata Atlântica em Pernambuco, porém está cada vez mais raro devido à destruição de matas

“A semana da fauna é importante para chamarmos a atenção da população e da sociedade sobre a riqueza de espécies que nossa região e nosso estado tem. Mas essa riqueza está ameaçada se não preservamos e cuidarmos dos nossos animais silvestres”, lembra o diretor-presidente da Agência CPRH, José de Anchieta dos Santos. A abertura da Semana acontece na segunda-feira (23), no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres, Cetras Tangara, que fica na Zona Norte do Recife. Lá ocorre um curso de manejo de fauna silvestre voltado para bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e brigadistas ambientais do município de Vitória de Santo Antão.

Na quinta-feira (26), estudantes participaram da soltura de animais silvestres e de um trilha ecológica na Comunidade Obra de Maria, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana. Na sexta (27), funcionários do Complexo de Suape participam de uma palestra ecológica com foco na fauna silvestre. Eles também realizarão uma soltura de animais silvestres na área de preservação do complexo. No mesmo dia, na sede da CPRH, no Recife, acontece o lançamento do E-book Guia de espécies do Jardim Botânico do Recife: escorpiões, anfíbios, répteis e morcegos. Também haverá palestra: Lista de espécies ameaçadas e Planos de Ação Nacional e Estadual: verdade ou falácia?, ministrado pelo Diretor de Monitoramento Ambiental da Agência CPRH, Geraldo Moura.

Nos links abaixo, mais informações sobre fauna.

Leia também
Preguiça salva fillhote do incêndio, mesmo queimada na boca, focinho e pelos
Preguiça, mãe heroína, perde bebê depois de proteger filho do fogo
Mata queimada expulsa tamanduá
Árvores queimadas quase matam tamanduá
Animais órfãos ou queimados chegam ao Cetas Tangara
Três novas unidades de conservação têm animais ameaçados de extinção
Cobiçadas desde o século 16 (valiam dois escravos) ararajubas estão ameaçadas
Pedreiro salva capivara empurrando carro de mão por oito quilômetros
Gatinho órfão recolhido em 2016, onça puma volta para a caatinga
Parecem totós, mas são dois filhotes de lobo guará
Natureza: Brasil tem protocolo inédito para soltura de guarás
Natureza: Cacau, onça preta pintada ganha viagem de Brasília ao Paraná
Natureza: Parque Estadual de Dois Irmãos comemora o primeiro filhote de coruja-buraqueira
Natureza: Menor do mundo, sapinho-pulga é brasileiro e está em risco
Natureza: O jacaré-de-papo-amarelo ainda está em risco de extinção?
Natureza: Pererequinha-da-bromélia é boa agente contra mosquito
Natureza: Nova espécie de anfíbio da Amazônia ganha versão fashion
Natureza: Cientistas descobrem nova espécie de perereca devido ao canto
Natureza: Cientistas descobrem cinco espécies de lagartos amazônicos
Natureza: A beleza do frango d´água de penas azuis
Natureza: Limpa-folha-do-buriti é visto pela primeira vez na natureza
Não confunda rato com timbu, que é marsupial e semeador

Serviço
Segunda-feira (23) – Curso de Manejo de fauna silvestre para bombeiros militar e brigadistas ambientais de Vitória de Santo Antão, 8h, Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres Cetras Tangara. (PE 16, KM 8,5, Guabiraba)
Quinta-feira (26) – Soltura de animais e trilha ecológica com alunos do ensino fundamental, 08h, Comunidade Obra de Maria, São Lourenço da Mata – PE 
Sexta-feira (27) – Palestra e soltura de animais, 08h, Complexo Industrial e Portuário de Suape
Sexta-feira (27) – Lançamento do E-book Guia de espécies do Jardim Botânico do Recife – Escorpiões, anfíbios, répteis e morcegos” e palestra: “Lista de espécies ameaçadas e Planos de Ação Nacional e Estadual: verdade ou falácia?”, 09h30, auditório da Agência CPRH (Rua Oliveira, Góes, 395, Poço da Panela

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: CPRH / Acervo #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.