Natureza: “Cacau”, onça preta pintada, ganha viagem de Brasília ao Paraná, onde nasceu

Compartilhe nas redes sociais…

É muito interessante quando a iniciativa privada desenvolve algum tipo de ação que beneficia a natureza, incluindo os seus animais silvestres. É o caso do Programa Avião Solidário, da Latam, e que é desenvolvido em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). O Programa tem onze anos, período ao longo do qual informa já ter beneficiado 4,6 mil animais,  principalmente aves e mamíferos. Entre estes, está Cacau, uma onça pintada preta (Phantera onca), de 70 quilos, que acaba de fazer uma viagem de Brasília (DF) a Curitiba (PR). Como foi de avião, o felino ganhou redução do percurso em 17 horas, o que evitou o habitual estresse no animal, devido a um eventual longo caminho por via rodoviária.

O transporte aéreo gratuito do felino foi feito no compartimento de cargas de um Airbus A321. Na foto acima, Cacau aparece ainda bebê. Ela foi a primeira onça a  nascer no Refúgio Biológico de Itaipu (no Paraná), que realizou um concurso online para a escolha de seu nome, aceitando sugestões da população. Cacau foi o escolhido, com 70% dos quase 30 mil votos recebidos.  Na foto abaixo, ela já adulta, pronta para a viagem.  Agora, o novo lar da onça Cacau é o Zoológico Municipal de Curitiba, localizado em seu bioma de origem e onde ficará com outros animais da mesma espécie. Curitiba foi o novo destino recomendado para a onça pelo CENAP/ICMBio, dentro do Programa de Conservação da Espécie da qual o Zoológico Municipal de Curitiba é signatário.

Cacau voltou ao Paraná, depois de viagem de avião. Onça é preta pintada, e manchas são visíveis à luz do sol

Ela nasceu na virada do ano de 2016 para 2017, no Refúgio Biológico de Itaipu, no Paraná. Seu pai é uma onça-pintada de origem na Mata Atlântica, único da espécie sob cuidados humanos no Brasil. Já sua mãe é melânica (preta), com origem no Cerrado. “Tanto a onça pintada amarela quanto a melânica são na verdade a mesma espécie”, explica Nancy Banevicius, Bióloga do Zoológico Municipal de Curitiba.

“No entanto, quando ocorre uma mutação específica no gene responsável pela melanina, a produção desse pigmento é maior, tornando sua pele escura. Tanto que se olharmos uma onça pintada preta, como a Cacau, sob a luz do sol, ainda é possível enxergar as manchas características da espécie”,  esclarece. O #OxeRecife deseja longa vida para Cacau e para todos os felinos que têm importante papel no equilíbrio dos nossos ecossistemas.

Abaixo, você confere mais informações sobre o “Voo Solidário” da Latam, e sobre outros animais silvestres, felinos como Cacau.

Leia também
“Voo solidário” transporta saguis-da-serra-escura para reprodução no sul do País
Primatas ameaçados de extinção ganham transporte aéreo para novo endereço
As onças pardas da Mata Atlântica
Jaguarundi é resgatado em residência
Gato mourisco confundido com bichano
Gato-mourisco ameaçado é atropelado
Parecido com bichano doméstico gato-do-mato é resgatado: “leopardus”
“Gatinho” órfão, achado em 2016, onça puma volta para a caatinga
Achado bebê, Diego já é um rapaz
Onça bebê é resgatada no Sertão
Onça puma volta saudável para a caatinga
Gato mourisco confundido com um bichano é socorrido pela Cprh
Jaguatirica perdida é resgatada
Jaguatirica que apareceu ferida na Zona Norte já voltou à natureza
Jaguatirica resgatada na Zona Norte
Ameaçada de extinção, jaguatirica é resgatada em estrada do Agreste
Diego já é um rapaz
Três novas unidades de conservação têm animais ameaçados de extinção
Morre de câncer leão que teve garras arrancadas
Animais queimados chegam ao Cprh
Cprh devolve 4.308 animais à natureza
Animais: “Eles precisam de nós

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional e Latam / Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.