“Claudionor Germano, 90 carnavais”: Espetáculo homenageia intérprete de tantos frevos

Claudionor Germano da Hora  dispensa apresentação. No Recife, não há um só folião que não saiba cantar um dos frevos que interpretou ao longo de seus 60 anos de carreira artística, teve  participação em inúmeros festivais e ser consagrado como o melhor intérprete de Frevo de Pernambuco no século passado. Talvez até hoje. Ele passou por três emissoras de rádio do Recife,  atuou muito tempo na Orquestra de Nelson Ferreira, a partir de 1954. Mas era o cantor predileto de outro grande compositor pernambucano, Capiba. Homenageado em 2024 pelo Governo de Pernambuco no carnaval, Claudionor está completando nove décadas de existência e ganha um espetáculo em sua homenagem, pela sua presença marcante na maior festa popular do Recife.

Nonô Germano faz o passo com o pai, Claudionor Germano:  90 anos de frevo

“Claudionor Germano – 90 Carnavais acontece no dia 27 de janeiro, às 20h, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Com acesso gratuito, o espetáculo é inspirado nas tradições do Carnaval de Pernambuco, tendo como epicentro uma homenagem ao artista, que sempre brindou a cultura pernambucana com vitalidade e emoção. Além da música de Claudionor e convidados, o evento busca integrar diversas expressões artísticas como dança e a cultura popular, contando com a participação de renomados artistas que compõem a cena musical pernambucana

Entre eles, Almir Rouche, André Rio, Ed Carlos, Gustavo Travassos, Maestro Ademir Araújo, Maestro Duda, Maestro Edson Rodrigues, Maestro Forró, Maestro Spok, Nena Queiroga, Nonô Germano, Paulo da Hora, Gerlane Lops. Conta, ainda, com apresentação e participação de Mônica Feijó. Haverá, também, presença de blocos líricos como Com Você no Coração, Boêmios da Boa Vista, Flabelo Encantado e Ricardo Andrade, Sempre Feliz, Verde Linho, Flores do Paulista, Cordas e Retalhos, Bloco da Saudade. A concepção artística é de Nonô Germano (filho do cantor), a produção geral de Pedro Castro e realização da P Castro Produções.

Graças à sua invejável memória, aliada à pronúncia exata e dicção perfeita, bem como a facilidade na mudança de tons e o conhecimento do estilo de cada compositor, Claudionor Germano vem sendo o mais requisitado intérprete do carnaval pernambucano. Foi o intérprete favorito de Capiba (1904-1997), de quem já gravou 132 músicas. Quando do surgimento da Frevioca em 1980, orquestra volante com 28 músicos para animar o carnaval do centro do Recife, Claudionor Germano e o maestro Ademir Araújo foram convidados para participar daquela volante do frevo, dupla que nela permaneceu durante muitos anos. Atualmente, Claudionor Germano apresenta no seu currículo a produção de 23 Lps. e oito CD (compact-disc).

Leia  também
Capiba pelas ruas eu vou volta ao palco do Teatro Santa Isabel
Quebrando tabu: Rosemary Oliveira é a primeira maestrina a reger a Orquestra Sinfônica do Recife
Cecília Brennand festeja hoje mais um acerto do Aria Social com homenagem a Capiba
“Capiba, pelas ruas eu vou” volta ao palco do Teatro Santa Isabel
Armorial 50 começa hoje no Museu do Estado
Amorial 50 mostra trajetória do movimento cultural lançado em 1970 por Ariano Suassuna
Lia de Itamaracá, a rainha da ciranda, será homenageada em duas escolas de samba em 2024
Lia, livro e ciranda no Recife
Livro sobre Lia e ciranda tem live
História da Ciranda na Casa do Carnaval
Biografia de Alceu Valença mostra 50 anos de estrada

Serviço
Claudionor Germano – 90 Carnavais
Local:
 Parque Dona Lindu (palco voltado para área externa e pátio)
Endereço: Av. Boa Viagem, s/n, Recife/PE
Data: 27/01/2024
Hora: 20h
Valor do Ingresso: Gratuito, sem necessidade de reserva

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.