História da ciranda na Casa do Carnaval

Compartilhe nas redes sociais…

Um dos preferidos pontos de lazer  do centro do Recife nos anos 70 do século passado – quando eram famosas suas noitadas movidas a rodas de ciranda – e hoje quase deserto, o Pátio Pedro acaba de ganhar uma atração. É que a Casa do Carnaval foi reaberta e tem exposição para o público ver: “Ciranda de Todos Nós”. A Casa do Carnaval é um importante espaço de memória, construção e preservação das tradições e manifestações da cultura pernambucana. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O acesso é gratuito.

O Prefeito do Recife, João Campos (PSB), escolheu um dia cheio de significados para reinaugurar a Casa do carnaval: 31 de agosto. Na mesma data, o Iphan confirmou a revalidação do Frevo e o registro da Ciranda como patrimônios culturais imateriais do Brasil. Ele tinha autorizado a recuperação há três meses e a ação é a primeira do  Movimento de Valorização dos Equipamentos Culturais, programa mais conhecido como Move Cultura. E que é muito oportuno.

O Move Cultura é necessário demais, demais. Até porque o nosso patrimônio cultural não teve o tratamento que devia do  gestor anterior.  Na última vez que estive no imóvel, para assistir a ensaios de pastoril, deu para perceber que a Casa do Carnaval realmente precisava de reparos.  Estava um caco. E a cerimônia de entrega não poderia dispensar a presença de Lia de Itamaracá, o maior ícone da ciranda no estado. Lia está, também, homenageada nas paredes da mostra.

“É importante que a cultura esteja revivendo, e uma alegria para nós, cirandeiros, ver a ciranda virar patrimônio imaterial”, diz Lia. “Se você não conhece, vem até o Pátio de São Pedro, visitar a Casa do Carnaval e celebrar nossa cultura”, convida o Prefeito. Está certo.. Até porque a exposição desvenda alguns mistérios da ciranda, inclusive quanto ao movimento dos passos. Para a Lia, no entanto, não há segredo. “Basta imitar  o movimento das ondas do mar”, aconselha.

O Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural da Casa do Carnaval tem 31 anos de serviços prestados à cultura local. O espaço cultural é mantido pela Prefeitura. A reforma contemplou novos espaços expositivos, climatização (realmente o calor era o inferno), adequação de instalações, serviços de manutenção e recuperação do acervo, que possui mais de mil volumes impressos. Entre estes: livros, periódicos,  partituras de frevo, fotografias, cartilhas culturais.

E está digitalizada boa parte da farta e rica documentação que serviu como fundamento para a criação do Paço do Frevo e para o registro do ritmo como patrimônio junto ao Iphan. O Paço do Frevo, situado na Praça do Arsenal, é hoje um dos mais queridos equipamentos culturais do Recife. Já o Pátio de São Pedro foi o primeiro conjunto arquitetônico de Pernambuco a ser classificado como monumento nacional pelo Iphan. Porém  atenção que lhe vem sendo dedicada pelos gestores do Recife não condizem com sua importância, pois na gestão passada houve até pilhagem de equipamentos de ferro, como seus antigos lampiões.

Leia também
Lia, livro e ciranda no Recife
Livro sobre Lia e ciranda tem live
Eclético, o Paço do Frevo junta o passo com o  passinho e embarca no TikTok
Paço do Frevo tem desconto para quem tem Passaporte Recife Vacina
Paço do Frevo tem nova escola
Um “passeio” pela cultura popular no Paço do Frevo
Museus do Recife – incluindo o Paço do Frevo- voltam a receber o público
Paço do Frevo comemora o Dia do Frevo de Bloco
Paço do Frevo tem passo e carimbó
Paço do Frevo tem Carnaval do Bita
Paço do Frevo mobiliza “Fêmeas”
Forró: o incansável maestro popular
Maestro Spok mobiliza Paço do Frevo
Semana do frevo: Spok e arrastão
Paço do Frevo tem nova troça no domingo
Que horror: o Pátio de São Pedro fica sem os lampiões
Pátio de São Pedro está sendo pilhado
Vandalismo: prejuízo de R$ 2 milhões

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Rodolfo Loepert/ Divulgação / PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.