Nesses tempos de negacionismo, de tentativa de golpe contra a democracia (felizmente com os acusados agora em processo de julgamento no Supremo Tribunal Federal), de lideranças bolsonazifascistas defendendo torturadores e chamando de “ditadura” a democracia brasileira, é bom lembrar que estamos à véspera do dia 7 de setembro, quando se comemora a Independência do Brasil. Neste ano, a festa cívica tem tem como mote a oportuna defesa da soberania nacional.
No governo passado, o dia dedicado às comemorações da Pátria eram sempre temidos pelos verdadeiros democratas brasileiros, pois os “patriotas” – é assim que a direita extrema se autoproclama – usavam a data nacional para escancarar suas verdadeiras intenções. Então, nada mais oportuno do que o projeto “Recife entra no circuito da memória: Uma viagem teatral pela Ditadura Militar!”, que acontece neste domingo (7/9) no Recife.
É que o Grupo João Teimoso realiza amanhã o “Circuito da Memória, Reflexos do Passado ao Futuro”, um passeio teatral e educativo que vai transportar para os tempos sombrios da Ditadura Militar no Recife. O trenzinho da memória visitará locais que marcaram a repressão, como a Av. Dantas Barreto, a Casa da Cultura e o antigo DOI-CODI. Em cada parada, atores darão vida a cenas impactantes, conectando o passado com a violência policial de hoje. O Grupo João Teimoso, com sua arte engajada, convida assim o público a refletir sobre a importância de não esquecermos nossa história. A direção geral é de Oséas Borba Neto; Coordenação de Produção, Chell Moriim; elenco: Chell Moriim, Virgínia Kelly, Diego Lira, Ellen Salez, Rogério Barbosa e Rafaella Pallatos. Já o desfile militar oficia relativo ao 7 de Setembro, acontece a partir das 8h30, na Avenida Mascarenhas de Morais, mais conhecida como Imbiribeira.
O desfile oficial deve reunir 3.750 militares, 4.450 estudantes, 650 integrantes de associações, além de veículos militares e cavalaria, e começa às 8h30. Às 9h, no Parque Treze de Maio, área central do Recife, começa a concentração da 31ª edição do Grito dos Excluídos. A recomendação é que todo mundo vá de verde e amarelo, para defender a soberania do país. Alguns sindicatos, no entanto, fazem antes concentração em suas sedes, de onde irão em grupos para a manifestação. É o caso do Sintepe, que tem concentração a partir das 8h.
E às 14, uma ação curiosa. Um trenzinho que fará um “tour” teatral pelos locais que estão relacionados com a tortura nas masmorras da ditadura militar, implantada no Brasil a partir de 1964. E que o ex-capitão (cujo nome me recuso a dizer) tentou reeditar no 8 de janeiro de 2023 de triste memória, quando seu grupelho político e criminoso pretendia assassinar o Presidente eleito Lula, o seu vice Geraldo Alckmim, e o Ministro do STF, Alexandre de Morais, Xandão, o herói da Nação.
Leia também
Ainda estou aqui: a dor sem fim dos órgãos de torturados e desaparecidos
O que será esse pacote vermelho em frente ao Memorial da Democracia, no Sítio da Trindade?
Artigo: Ainda estou aqui, o luto familiar dos entes de desaparecidos políticos, por Marcos Torati
Além do Oscar: A importância histórica de “Ainda estou aqui”
Olha! Recife: Igreja das Fronteiras no turístico circuito Dom Hélder Câmara
Projeto Olha! Recife tem passeio no domingo sobre o golpe militar: o Recife na ditadura
Na Argentina de Javier Milei, um ríquiem para Soledad Barret, assassinada na ditadura
Discussão: Soledad Barret, a militante de esquerda que foi delatada pelo noivo, o Cabo Anselmo
Peça sobre Soledad Barret, assassinada grávida pela ditadura, em temporada na Espanha
Ministério Público Federal levanta dúvidas sobre morte de Cabo Anselmo e faz diligências
Deutschland uber alles, slogan de Hitler. Brasil acima de tudo, slogan de Bolsonaro
Livro revisita mulheres como Zuzu Angel, Eunice Piava e Elizabeth Teixeira: horrores da ditadura
Livro oportuno sobre ditadura
Um bufão no poder: negacionismo, catastofrismo e messianismo em bolsonaro
Livro revela segredos da guerrilha
Centenário de Paulo Freire tem livros com desconto
Memorial da Democracia: Sítio da Trindade reverencia Paulo Freire
Historiador Marco Mondaini: “As portas do inferno continuam escancaradas”
Livro “Comentários a um delírio militarista” mostra o devaneio do ex-capitão e seu grupo de oficiais
A arte de se tornar ignorante
Dicionário com cem verbetes mostram o efeito devastador do negacionismo
Livro mostra passageiros da tempestade: fascistas e negacionistas nos tempos presentes
História de 1968 pela fotografia
História: Padre Reginaldo foi herói da luta contra a ditadura
Memória: Período militar quando as armas ficaram no altar
Os levantes dos camponeses e a triste memória da ditadura em Pernambuco
Trilhas da democracia com o MST
Deutschland uber alles, slogan de Hitler. Brasil acima de tudo, slogan de Bolsonaro
Nazista bom é nazista morto
Pensem, em 1964, já tinha fake news: bacamarteiros viraram guerrilheiros
Extrema direita faz quebra quebra em Brasília
Posse de Lula: Viva o Brasil sem ódio
Serviço:
O quê: Comemorações do 7 de Setembro
8h30m – Desfile Militar- Avenida Mascarenhas de Morais (Imbiribeira)
9h – Ato em Defesa da Soberania Nacional/ Marcha dos Excluídos – Alguns sindicatos, como é caso do Sintepe, fazem concentração na sede e vão para o local da manifestação.
14h – “Circuito da Memória, Reflexos do Passado ao Futuro”
Quando: 7 de Setembro de 2025, 14h
Onde: Saída do Ginásio Pernambucano, Recife
Informações e reservas: (81) 98897-1513 (vagas limitadas no trenzinho)
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife
