Shopping Boa Vista recolhe latas de alumínio e garrafas PET, mas vidro e papelão ficam de fora

Está com latas de cerveja ou refrigerante em casa, e não sabe onde colocá-los? É uma pena botar materiais recicláveis no lixo, não é? E nem sempre tem um ponto de coleta perto de casa. Há centros comerciais que até tinham ecopontos e os desativaram, como foi o caso do Pão de Açúcar no bairro do Parnamirim. Outros,  fazem coleta pontual de óleo de cozinha usado para sabão. Quem está aderindo agora à onda ecológica é o Shopping Boa Vista, que está anunciando a instalação de uma “Retorna Machine”, máquina de venda reversa que recolhe garrafas PET e latas de alumínio e dá retorno ao depositante por meio de benefícios.

Bem central – fica na Avenida Conde da Boa Vista – o centro de compras informa que cada embalagem descartada vale pontos (tricoins), que são calculados a partir da leitura do código de barras das próprias embalagens. A cada 150 tricoins, o usuário pode solicitar a conversão para o desconto de um real na conta de energia. Mas atenção: Para ter direito ao benefício, é necessário que o material descartado esteja higienizado e possua o código de barras legível. O usuário também deve estar cadastrado no Programa de Fidelidade Triciclo. O ecoponto do Shopping Boa Vista está localizado no piso térreo do centro de compras, próximo à Praça de Eventos. A iniciativa é uma realização do Shopping Boa Vista junto com a Aneel e a Neoenergia e em parceria com a Triciclo Soluções Sustentáveis. Pena que essas iniciativas nunca incluam o vidro. Tirando os coletores da Prefeitura, os pontos não oficiais de recolhimento de recicláveis, infelizmente, não recebem mais embalagens descartadas de, o que torna esse material um problemão para a natureza, pois o vidro é quase eterno, pode levar até um milênio para se degradar. Ou não se degrada nunca… É mole? Eu tenho procurado coletores que recebam vasilhames de vidro em supermercados, lojas, até mesmo em bares e restaurantes. Não tem. Os catadores dizem que esse tipo de material hoje dá prejuízo.

Abaixo, você vê outras iniciativas de coleta de materiais recicláveis: latas, garrafas, eletrônicos e até água de reuso.

Leia também
Pão de açucar acabou estação ecológica
Centro do Recife ganha coletores para receber óleo de cozinha e lixo eletrônico
Shopping Recife busca sustentabilidade recolhendo de  vidros a óleo de cozinha
Ação evita que 9 milhões de litros de óleo de fritura cheguem à natureza
Coletor de eletrônicos no RioMar
Não jogue lixo eletrônico no Capibaribe
Zona Norte tem dia de faxina de eletrônicos, com ponto de coleta no Plaza Shopping
Água de reuso no shooping recife irriga jardins e  rende economia para comerciantes
Economia circular: Dor que o mercado de eventos enfrenta. O que fazer com o que sobra
Troque o livro eletrônico por uma planta
Troque o lixo eletrônico por plantas e deixe o Capibaribe respirar
Ciranda, lixo eletrônico e plantas
O lixo que virou lixeira
Moradores separam o lixo seco e ficam a ver navios em Casa Forte
Descarte correto de lixo tem manual
Catadores tiram 5 milhões de latinhas deixadas pela folia nas ruas de Olinda

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Shopping Boa Vista / Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.