Pão de Açúcar acabou Estação Ecológica

Compartilhe nas redes sociais…

Aconteceu o que muita gente da Zona Norte temia. Principalmente os moradores de Casa Forte, Parnamirim, Monteiro, Casa Amarela, Santana, Apipucos, Rosarinho. Gente que gosta de separar e dar destinação correta ao lixo doméstico, e que agora está com uma opção a menos para o descarte de papel, latinhas, plásticos e vidros e, também, do óleo de cozinha. Tudo isso era armazenado – em compartimentos separados – na Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever. Além de facilitar a vida de quem faz a devida separação, a Estação funcionava como um meio de gerar renda para pessoas que vivem da venda desses materiais, sem necessidade de ter que catar no meio das ruas ou em famigerados lixões.

A loja fica na Rua Desembargador Goes Cavalcanti, perto do Hospital Agamenon Magalhães. Tudo era recolhido nos conteiners pela Cooperativa de Trabalho de Catadores de Resíduos Sólidos e Recicláveis. No mês passado, a Presidente da Coopagres, Laudiceia Maria Santos, se mostrou preocupada com a ameaça de ter que sair de lá. E informou ao #OxeRecife que a determinação do Pão de açúcar era para que o material reciclável só fosse recebido até o dia 10 de julho. Ainda passou um pouquinho da data. Mas esta semana estive lá para fazer a entrega. E o que encontrei foi uma placa negra, confirmando o que eu antecipara aqui.

Coletores do Pão de Açúcar serviam para o descarte correto de lixo de boa parte da Zona Norte.

“O Pão de Açúcar esclarece que encerrou a coleta de materiais recicláveis na loja 2377, como resultado de uma reestruruação de seu programa de reciclagem em parceria com a Unilever”. E acrescenta: “A Rede agradece a todos os clientes que contribuíram nesse projeto e reforça o seu compromisso com a sustentabilidade”. Avisa que quem quiser descartar seu lixo de forma correta, deve procurar “os pontos de coleta mais próximos da Prefeitura”.

O problema é que já tentei esses coletores públicos, como o que fica na Praça de Casa Forte. Mas dói você separar todo o lixo em casa, para botar em um coletor público onde, como dizem os populares da Praça, “é tudo junto e misturado”. A Coopagres está tentando que o supermercado doe os coletores, para que sejam colocados em um outro lugar, acessível, e sem supervisão do Pão de Açúcar. A Coopagres possui 26 cooperados. Aos moradores da Zona Norte restar outra opção de destino certo dos resíduos recicláveis: a Associação Meio Ambiente Preservar e Educar (Amape), liderada pelo empresário Sérgio Nascimento. Ele fez do seu armazém de construção – o Etapa Final – não só um ponto de coleta, como desenvolve trabalho social e de educação ambiental com catadores, alguns dos quais viraram artesãos Anotem o endereço dos coletores: Rua Oscar Ferreira (338), na esquina com a Estrada do Arraial.

Leia também: 
Zona Norte sem estação de reciclagem

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

A paisagem do centro está cada dia pior com montanhas de lixo nas ruas

Recife: Desse jeito, com tanto lixo, não tem Centro de cidade que resista

Restos de oitizeiro esquartejado na rua já foram recolhidos por quem “sujou”

Um comentário

  1. já liguei trocentas vezes a prefeitura e não consegui coleta para meu edifício. Estou fazendo a minha no ecoponto da praça de casa forte, mas não é separada 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.