Sabe aquele óleo usado de cozinha, que você – muitas vezes – descarta na pia e que desce pela encanação e vai terminar poluindo os rios e mares? Ou que você armazenou em uma garrafa e não sabe onde deixar? Há várias instituições – fábricas de sabão artesanal, cooperativas de reciclagem, organizações não governamentais – que recebem o óleo proveniente de frituras, o que ajuda a preservar o meio ambiente.
O mais recente ponto de recepção fica no Shopping Patteo Olinda, que acaba de fechar uma parceria com a ASA Indústria e Comércio, para receber esse tipo de produto, que geralmente é descartado de forma incorreta. Trata-se da ação Mundo Limpo, Vida Melhor. É que de hoje até o dia 21 de julho a campanha (que tem como foco o reaproveitamento do óleo de fritura) está com ponto de coleta naquele centro de compras. Bom mesmo seria que cada shopping e casa supermercado tivesse um ponto desse em caráter permanente. No Patteo, o ponto de arrecadação está localizado no piso térreo, em frente à loja Le Biscuit.Lá, os clientes podem descartar o óleo usado.
O Mundo Limpo, Vida Melhor foi criado há mais de 10 anos pela ASA. E já retirou 9 milhões de litros de óleo do meio ambiente, ajudando a preservar 180 bilhões de litros de água. O programa é responsável pela coleta, tratamento, limpeza e reutilização do óleo de cozinha, para utilizá-lo como matéria-prima na fabricação do sabão em barra Bem-te-vi, que é uma marca bem tradicional com mais de 90 anos no mercado. Além do cuidado com a natureza, o projeto também tem um viés social, já que parte da economia gerada com a reciclagem é destinada à Fundação Alice Figueira.
Para doar o óleo de fritura usado que será entregue para reciclagem, basta esperar que o produto esfrie após a utilização e, com a ajuda de um funil, despejá-lo em garrafas de plástico com tampa, tipo PET. A entrega no ponto de coleta do Shopping Patteo Olinda poderá ser feita durante o horário de funcionamento do centro de compras, de segunda a sábado, das 09h às 22h, e nos domingos e feriados, das 12h às 21h. Quando descartado de forma errada, o óleo de cozinha pode entupir os tubos de encanação e galerias, causando rompimento da rede de esgoto e a falta d’água, além de poluir rios e mares. De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama, apenas um litro de óleo descartado inadequadamente contamina 20 mil litros de água. Na Zona Norte, outro ponto de coleta fica na Associação Meio Ambiente Preservar e Educar – Amape, à Estrada do Arraial, em Casa Amarela. Os coletores ficam vizinhos ao Armazém Etapa Final,em frente ao número 4484.
Leia também
Onda verde: Terrários viram colares
Pão de Açúcar acabou estação ecológica
Mais 19 anos sem saneamento. Pode?
Água de reuso no Shopping Recife irriga jardins
Um Brasil de rios sujos
Dia da Água discute nossos rios
Canais que um dia foram rios viraram esgotos e lixões
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação